Novo Six Senses em Israel é exemplo de hotelaria sustentável

Localizado no deserto do Negev, o novo Six Senses em Israel é exemplo de hotelaria sustentável

.

.

.

Hotelaria verdadeiramente sustentável é uma das maiores necessidades na indústria turística. Chega de greenwashing com aquele papo de “economizar toalha”, né? Por isso é sempre motivo de celebração ver um hotel já nascer de fato sustentável, independente do nicho que representa.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM 

É o caso do Six Senses Shaharut, a primeira propriedade Six Senses em Israel. Localizado no imenso deserto do Negev (que ocupa mais da metade do território de Israel e é o único do mundo a frear o processo global de desertificação), o novo hotel foi planejado para ser sustentável da construção ao funcionamento cotidiano.

O projeto integrou todas as acomodações e áreas comuns à paisagem montanhosa do deserto, utilizando produtos e artesãos locais também na construção (inclusive nas espetaculares portas do hotel). De longe, o resort parece apenas mais um kibutz da região. E é o primeiro hotel de Israel (e do próprio grupo Six Senses) a receber a certificação LEED de sustentabilidade.

.

.

São apenas 60 acomodações, todas com vista panorâmica para o deserto, incluindo água filtrada (ao invés de mineral engarrafada) e ausência total de plásticos. A decoração usa apenas elementos confeccionados por comunidades dos arredores, das colchas às xícaras de café. E o hotel quase não produz ruídos; o silêncio típico do deserto impera por ali a maior parte do tempo também. 

O Six Senses Shaharut só utiliza veículos elétricos e criou seu próprio jardim com frutas, temperos, flores, legumes e verduras para abastecer as cozinhas de seus restaurantes em sistema farm-to-table (incluindo diversas opções plant based). Em seu “Earth Lab” o hóspede pode conhecer todas as iniciativas sustentáveis do hotel e, mais importante ainda, como aplica-las de maneira prática em sua vida. 

Fazer do turismo uma indústria sustentável é tarefa de todos nós: governantes, hoteleiros, prestadores de serviços, empresas de transporte, turistas. 

CLIQUE AQUI PARA VER VALORES E MAIS DETALHES DO SIX SENSES SHAHARUT

.

.

Sobre o deserto do Negev

O impressionante deserto do Negev ocupa quase 60% do território de Israel, localizado na porção sul do país. A paisagem é linda e arrebatadora para onde quer que a gente olhe! E as estradas, apesar de bastante sinuosas em alguns trechos, são excelentes. 

Embora em grande parte despovoado, o Negev é o único deserto do mundo que está curiosamente revertendo a tendência global de desertificação, tentando ser mais “verde” a cada ano. Tem também vida selvagem bem diversificada, de raposas a ibex. 

Repleto de beduínos nômades que vivem aqui há séculos, tem ainda ruínas, sítios arqueológicos e diversos kibutz(im) cujas comunidades encontraram harmonia e sustentabilidade nessa região aparentemente tão inóspita. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM 

LEIA MAIS sobre turismo em Israel aqui.

LEIA MAIS sobre turismo e sustentabilidade aqui.

.

.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*