Antártica baterá recorde de visitantes

A Antártica baterá recorde de visitantes nesta temporada 23/24, com mais navios e mais itinerários

.

.

.

Mais pessoas estão visitando a Antártica do que nunca ⛴️?? ? Essa temporada do verão 23/24 está estabelecendo um novo recorde impressionante para o turismo do continente gelado: serão pelo menos 100.000 turistas por lá até o comecinho de março – um aumento de 40% em relação ao recorde anterior. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Sou suspeita, porque pra mim não existe viagem mais surpreendente e especial que essa. Por outro lado, um maior controle da temporada turística já se faz fundamental. Afinal, a cada ano são mais navios operando no oceano antártico, mais itinerários disponíveis e mais passageiros interessados em fazer esta baita viagem. E agora ainda existe até um (discutível) lodge instalado por lá.

O aumento impressionante no número de visitantes desta temporada vem despertando dúvidas entre ambientalistas sobre os possíveis efeitos disso em território antártico, da aceleração do derretimento de neve em alguns locais à possibilidade de introdução de espécies invasivas e disseminação de doenças (vale lembrar que a Antártica já vem sofrendo nos últimos meses com uma epidemia de gripe aviária). 

O turismo local é geralmente muito bem controlado pela IAATO, que estabelece regras bastante rígidas para tal – mas com fiscalização complexa e limitada. Já seus principais operadores afiliados defendem que a possibilidade de levar mais viajantes ao continente poderia também ajudar a promover o conhecimento sobre o território e, assim, auxiliar na conservação ambiental e de espécies.

Para quem tem o sonho de conhecer a Antártica – para mim, o lugar mais especial do planeta -, um lembrete: escolha muito cuidadosamente a armadora de cruzeiros com a qual vai viajar, informe-se bastante e respeite todas as regras locais estabelecidas durante a sua viagem. Ah! E aposte apenas nos navios menores, com capacidade para poucos passageiros. Afinal, embarcações maiores podem até navegar no oceano antártico, mas nenhum de seus passageiros poderá desembarcar no continente. 

Conhecer a Antártica está na sua wishlist viajante?  

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*