Saiu hoje no Estadão a lista dos 20 destinos para 2020, elaborada pela equipe de jornalistas e especialistas em turismo consultada pelo jornal para esta edição especialíssima do caderno Viagem Estadão. E tive a honra de fazer parte desta equipe mais uma vez, indicando 5 destinos que eu acho que têm tudo para bombar no ano que vem. Quer saber quais foram minhas apostas?
1 – Ruanda. Só deu Ruanda em 2019. O país se desenvolveu rapidamente para o turismo, inaugurando diversos hotéis (sobretudo no nicho do turismo de luxo, como Bisate Lodge da Wilderness Safaris, Singita Kwitonda e One&Only Nyugwe House) ao longo deste ano. Para quem sonha em encontrar gorilas ao vivo e em cores, bem de pertinho, não há destino mais adequado – e tudo ali é super sustentável, conservacionista e responsável. A capital Kigali nem parece a mesma cidade de décadas atrás: limpa, segura e repleta de vida cultural e bons cafés (o café da Ruanda é uma atração à parte).
Clique aqui para pesquisar hotéis em Ruanda.
2 – Sicília, Itália. Esta ilha italiana tem paisagens impressionantes, de colinas repletas de oliveiras às reminiscências dos templos dóricos do Vale dos templos. Vilarejos adoráveis, como Noto, são repletos de arquitetura barroca e fachadas erguidas em calcário. E, como se não bastasse, ainda tem o Monte Etna, o maior vulcão da Europa, vira e mexe no horizonte. Apesar de cada vez mais turística, a Sicília preserva sua autenticidade em todos os sentidos, das senhorinhas batendo papo nas portas das casas à culinária sem igual – inclusive na capital Palermo, facilmente acessível em voos diretos tanto desde a Itália quanto desde outros países europeus. Bom para casais, para famílias, para grupos de amigos e excelente para quem viaja sozinho também.
Clique aqui para pesquisar hotéis na Sicília.
3 – Melbourne, Australia. A segunda maior cidade australiana é o oposto de Sydney: relax, low profile, com um centro facilmente explorável à pé. Além disso, a cidade respira arte e café. Há grafites espalhados pela cidade toda, imperdíveis museus e galeiras de arte, e muita arte urbana. Melbourne tem também mais de 75000 performances musicais ao vivo – para efeito de comparação, Nova York tem pouco mais de 36000. A qualidade do café servido na cidade é internacionalmente famosa e seus cafés são tão gostosos e envolventes quanto a própria bebida que servem; vários deles, quando a noite chega, se transformam subitamente em animados bares. E a cidade ainda é fértil em lojas fora do óbvio, bairros étnicos, bons restaurantes e ponto perfeitinho para escapar também à Great Ocean Road, considerada uma das estradas cênicas mais bonitas do mundo.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Melbourne.
Clique aqui para ler mais sobre Melbourne.
4 – Porto, Portugal. Lisboa tem andado em todas as listas de todas as publicações especializadas internacionais nos últimos anos, e agora chegou a vez da segunda maior cidade portuguesa ganhar os holofotes. Excelente comida, grandes vinhos, vistas incríveis, um povo pra lá de hospitaleiro, bom clima e custos bem razoáveis são alguns de seus muitos atrativos, Da Ribeira aos bairros mais contemporâneos, impossível não se deixar seduzir – ainda mais com uma vida cultural e boêmia cada vez mais efervescente. E a cidade ainda é pretexto perfeito para escapar também em mini cruzeiros ou hotéis às margens do Douro, como o Six Senses Douro Valley.
Clique aqui para pesquisar hotéis no Porto.
Clique aqui para ler mais sobre o Porto.
5 – Marrakech, Marrocos. A mais famosa cidade marroquina vem se reformulando e investindo no desenvolvimento de cada vez mais experiências para atrair também quem já conhece bem a cidade. Visitas culturais, trilhas de aventura e experiências pensadas para casais (como românticos jantares à luz de vela no deserto) devem atrair mais os brasileiros para lá. A cidade ganhou também diversos novos hotéis neste ano, além de novos bares, novos restaurantes, novas lojas e galerias de arte bem fora do óbvio. E Marrakech ainda funciona muito bem também como base para pequenas escapadas inesquecíveis, como o belo Vale de Ourika, com suas cachoeiras e as montanhas do Atlas, e a litorânea e literária Essaouira.
Clique aqui para pesquisar hotéis em Marrakech.
Clique aqui para ler mais sobre Marrakech.
São apenas cinco lugares listados aqui, mas já dá pra sonhar com viagens lindas para 2020, não? Sicília e Ruanda estão super na minha wish list viajante para o ano que chega!
Para conferir a lista todinha dos 20 destinos (do Brasil e do mundo) selecionados pelo Viagem Estadão para 2020, é só clicar aqui.
E para conferir a lista com os melhores hotéis de 2019 que publiquei no Panrotas, clique aqui.
Faça um comentário