De Vancouver a Whistler pela estrada panorâmica mais famosa do Canadá
Quem me acompanha também pelo Instagram @maricampos, sabe que fiz agora uma viagem incrível por British Columbia, uma das regiões mais lindas do Canadá. Por entre os vinhedos do Okanagan Valley, a vibrante Vancouver e a linda Whistler, tenho zilhões de coisas para contar por aqui. Mas vou começar pela mais simples: uma das estradas mais lindas que já vi na vida.
O dia ajudou: fresquinho como pede um bom dia de outono, com sol e céu azul espetacular. Mas, no fundo, a paisagem que se desenrola ao longo da chamada Sea to Sky Highway, que liga Vancouver a Whistler, no Canadá, é tão linda que, me disseram, até mesmo nos dias chuvosos e mais cinzentos é difícil não se deixar impressionar com tanta beleza natural que acompanha as sinuosas curvas da estrada.
Não é à toa que que a rota é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo e uma das principais atrações de British Columbia. Também conhecida como Highway 99, liga dois dos destinos mais famosos do Canadá margeando o oceano por entre montanhas (a estrada chega a elevações de 700m), cachoeiras, vilarejos charmosos e imensos parques. Seus ventos intensos deixam as curvas super sinuosas ainda mais emblemáticas enquanto o carro vai serpenteando aqui e ali. Ela começa em Downtown Vancouver (literalmente por dentro do Stanley Park), passa a Lions Gate Bridge, Horseshoe Bay, Pemberton etc. E, dizem (embora eu não tenha visto nada), com sorte a gente pode ver cervos, águias e até ursos ao longo da estrada.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Dá pra fazer o trajeto em ônibus ou, bem mais recomendável, em carro alugado – assim a gente pode parar onde bem entender para tirar fotos, apreciar a vista, visitar uma atração, tomar um café. São menos de 130km no total, distância mais que palpável mesmo para o menos empolgado dos condutores – mas vale reservar ao menos meio dia para fazê-la para dar conta de parar para tirar fotos, curtir a paisagem, fazer um lanche.
Ou, para fazer o trecho com (muito) estilo, investir no passeio com a Scenic Rush, que te dá a oportunidade de revezar na direção (ou como passageiro, se você preferir) de um Lamborghini, uma Ferrari, um Audi R8 e um Nissan GT-R – not bad, right? 😛 Com preços desde 495 dólares canadenses, dá pra fazer só o trecho Vancouver-Squamish ou completo Vancouver-Whistler (o Flavio, do Blog Mochilando, foi meu parceiro neste duro test drive 😛 e deve postar uns vídeos bem legais do trajeto em breve), . A gente parte da Marina Drive e só termina a aventura – que chama muita, mas muuuuuita atenção na estrada – ao chegar ao hotel em Whistler. Só é uma pena que os mirantes mais legais estejam no trecho inverso da estrada, de Whistler a Vancouver; e vale saber que a Scenic Rush não opera durante o inverno.
Dos muitos mirantes da estrada cênica, parada obrigatória (mesmo!) é a divina-maravilhosa Sea to Sky Gondola em Squamish. Não à toa, a gôndola apareceu na lista de “52 lugares para conhecer em 2015” do NYT – já na subida, a gente tem 360 graus de vista até chegar a 900m montanha acima. A gôndola fica próxima às cachoeiras Shannon Falls e leva os visitantes ao topo do monte Habrich em meio a um cenário simplesmente espetacular.
Lá em cima, vistas de tirar o fòlego da cadeia montanhosa, de lagos impressionantes e da própria Sea to Sky Highway, é claro – destaque para uma ponte pênsil maravilhosa que leva ao canto mais extremo do mirante. Tem cafeteria boa para um lanche ou mesmo almoço completo e inúmeras opções de trilhas diferentes por lá (ingresso a CAD 37,95 na bilheteria ou CAD 33,95 comprando online).
Estrada linda mesmo, imperdível. Das mais lindas que já tive o prazer de percorrer na vida.
Ai que lindo!
Amo essas estradas de visual arrebatador.
Tem que fazer a estrada de Salta pra Cafayate, Mari!
Beijo!
Anotadíssimo! Vamos ter que incluir na mesma (e futura) viagem uma dobradinha com a Sea to Sky Highway e a Icefields Parkway, que liga Banff e Jasper nas vizinhas Rochosas (esta segunda estrada já fiz há muito tempo e até hoje está entre os lugares mais lindos que já percorri na minha vida). Beijos.
Olá Mari, deixei um comentário aqui ontém mas achou que se perdeu no caminho! Fica anotadíssima a dica, estou louco por voltar ao oeste do Canadá. Já conheço as Rochosas, onde quero levar a Cecília, e uma dobradinha Icefields Parkway (entre Banff e Jasper, a estrada mais linda pela que andei na minha vida) com a Sea to Sky Highway, visitando também Vancouver, seria perfeita. Beijos!
Oi, Tony! Ainda bem q vc avisou – o comentário estava mesmo preso no ciberespaço. Sorry! Sobre as estradas, sim! A Icefields Parkway está MUITO na minha wish list ????
Oi Mari, tudo bem?
Vou fazer um bate e volta de carro a Whistler e queria saber se eu entendi direitinho: antes de chegar a Whister, através da Highway, eu posso fazer a Sea to Sky gôndola para depois seguir a Whistler e subir no teleférico? Acha muito puxado fazer tudo isso em um dia?
To amando seu blog…bjs
É isso mesmo, Ana! Não é nada puxado, fica tranquila; fiz isso das duas vezes que fui a Whistler e foi uma delícia – são menos de 3h entre Vancouver e Whistler, então dá bem para parar na gondola, subir, comer lá em cima e depois do almoço seguir a Whistler, que já está pertinho.