Novo museu em Vevey inteiramente dedicado ao mito inaugura em abril
Abre agora no próximo dia 17 de abril na pequena e adorável cidade de Vevey, na Suíça, o Chaplin´s World, um museu inteiramente dedicado à vida e obra de Charles Chaplin. Durante os dias que passei na chamada Riviera Montreux (entre Montreux e Vevey) para participar do Traveller Made, um evento europeu sobre turismo de luxo internacional, tive o prazer de visitar o local em fase de finalização das obras.
A fofa Vevey já vivia mesmo inspirada por Chaplin, com direito à estátua do artista à beira-mar e diversos edifícios da cidade “embrulhados” com gravuras do gênio.
O museu que ocupa dois edifícios está instalado na mesma casa onde o ator viveu com sua família por 25 anos, de 1952 até sua morte. Na vibe “conheça o homem e o artista”, as salas estão dispostas em Hollywood-style e contam de maneira lúdica e cheia de efeitos a trajetória do artista, mas também a história do homem.
A propriedade batizada de Manoir de Ban, com vista para o lago Genebra, tem mais de seis hectares e inúmeras árvores centenárias rodeando o museu. Na casa onde Chaplin viveu em seu país de adoção com a esposa Oona e seus oito filhos, alguns cômodos foram mantidos como eram na época em que vivia lá, incluindo a mobília e objetos pessoais. O acervo familiar de fotos foi cedido ao museu e também está espalhado em diversos cômodos.
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Um prédio logo em frente foi construído especialmente para o museu para dar ares mais hollywoodianos à atração, incluindo imensas réplicas de cenários de suas maiores obras (a barbearia de O grande ditador está lá, por exemplo), espaços para projeções de trechos de diversos filmes seus e enormes setores interativos com um toque meio Disney, nos quais o visitante poderá se sentir um pouco, de fato, dentro do mundo de Charles Chaplin.
Por razões óbvias, já que o museu ainda não foi inaugurado e nenhuma sala estava finalizada, as fotos internas estavam proibidas. A inauguração oficial acontece em 16 de abril, data que marcaria o 127o. aniversário de Chaplin, e abre para o público no dia seguinte às 10 da manhã. A atração não será barata (23 francos suíços para adultos, 17 para crianças) mas deve valer a pena para fãs dos personagens imortalizados por Chaplin – e fãs do cinema em geral, já que o museu é uma ode à sétima arte – e dá pra comprar os ingressos online.
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Moro em Vevey e estou ansiosa pelo museu!! Depois te conto como ficou! Haha…
Pena que não pude te conhecer. Apenas a Ana!! Amando os posts da Suíça!
oba, conta sim! Uma pena que tive que ir embora cedinho no dia que a Ana foi te encontrar. Mas fica pra próxima; Vevey é tão encantadora que eu seguramente volto – inclusive pra ver o museu!
Lindo, amei o texto!