Cismei com Carmelo no Uruguai há uns bons anos, desde que li a primeira vez sobre o Carmelo Resort & Spa by Hyatt (na época Four Seasons Carmelo). Depois amigos se hospedaram lá ao longo dos anos e sempre me diziam o quão incrível e romântico era o hotel e que valia cada centavo do preço que cobrava. Ficou na wish list, claro. Mas, honestamente, achava que Carmelo era o hotel e ponto final.
Foi uma gostosa surpresa ver que Carmelo, apesar de pequenininha e acanhada, pode ser por si um destino. Vizinha à fofa Colonia del Sacramento, a mais ou menos 50 minutos de distância, Carmelo é perfeita para uma escapada romântica ou uns dias naquela vibe do dolce-far-niente-mesmo.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
O centrinho, que gira em torno da plaza central, onde fica a igreja matriz, é sossegadíssimo, seja domingo de manhã ou pleno meio da semana – e não existe hora do rush nem por decreto. Ao redor da praça, num raio de umas cinco qudras, desenvolveram-se lojinhas com carinha bem interiorana, um outro barzinho e esparsos restaurantes. Mas também guarda alguns cafés bem bonitinhos e uma grande loja de vinhos.
Um pouco mais afastado do centrinho, depois que a região passa a ser tomada por muita mata e vinhedos, ficam os campos de golf, os hotéis e B&B´s, os bairros residenciais e o bucólico Puerto Camacho, antes um importante portinho para a região que hoje funciona como píer/atracadeiro para barcos de veranistas.
Quem vai a Carmelo em geral quer muito sossego e curtir bons dias de praia de rio – ali o Plata é menos barrento e até entrar na água é gostoso. Alugar caiaques ou comprar tours em lancha pela “orla” também estão entre as atividades mais comuns – não é raro vc estar na “prainha” e ver passar alguém em caiaque na sua frente.
Programão é emprestar uma bicileta e pedalar pelas ruelas ultra vazias desse entorno, de preferência terminando com um almoço no Basta Pedro, em Puerto Camacho (a comida é simples, o atendimento é sequinho, mas a vista é fofura). O solo não é dos mais fáceis mas o movimento é quase zero, então é uma delícia.
O enoturismo é super forte por ali, então todos os hotéis e B&Bs oferecem tours pelas vinícolas; as mais famosas (e maiores) são a Irurtia, a Narbona e a Bernardi.
Agora no verão, com o sol se pondo lá pelas 21h, o movimento nos (poucos) restaurantes de Carmelo seguia uma lógica meio Punta: só depois das 22h30 começam a encher e lá pela 1h esvaziam. Vida noturna é praticamente nula e a vida diurna começa mesmo depois das dez. E TODO MUNDO PARA para ver o por-do-sol, espetacular, todos os dias.
Para uma escapada de Buenos Aires, no melhor estilo Al Otro lado del Rio, perfeito.
Em tempo 1: se você quiser uma receitinha da felicidade refrescante (o pessoal do hotel que me ensinou, porque pirei no suquinho), anote aí: 1/2 litro de suco de limão, 1/2 litro de almíbar (água com açúcar para conserva), 2 punhados de hortelã fresca e 1 de capim limão, 1 litro de agua, gelo => tá prontinha a limonada carmelita 😉
Em tempo 2: para ler sobre o antigo Four Seasons Carmelo, hoje Carmelo Resort & Spa by Hyatt, clique aqui.
Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios no seu destino
JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!
Gostei do lugarzinho chamado Carmelo… é aquele tipo de lugar que eu adoreria de conhecer!
Bjs
Carmen L.
adoraria do verbo adorar e não… adoreria…
Bjs, Mari
Carmen L.
Muito massa, ideal pra um relax romântico!!
@GusBelli
isso mesmo, Gus, uuuultra romântico. Bom pra sua babymoon :)))
Carmen, ia ser super legal a CarmeLa em Carmelo 😛
Isso é certo!!!!! Carmela/Carmelo
ja, ja, ja 😀
Bjs
Carmen L.
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
adorei Mari! poxa, nunca nem tinha ouvido falar desse lugar e olha q ja fui a Colonia… proxima vez! : )
Olá! Tem transporte fácil (ônibus) de Colonia para Carmelo e depois de Carmelo para Montevideo? Muito grato!
Tem, mas não é frequente, não, Márcio; o melhor é mesmo pegar um taxi com preço fechado ou alugar um carro.
Mari,
obrigado pelas dicas!
Já conheço Colônia e adorei, mas por falta de tempo não fui a Carmelo, que farei agora.
Ficarei hospedado no Narbona que fica há 15 km do centro e estou na dúvida se alugo um carro quando descer em Colônia ou uso o serviço de táxi, afinal não ficarei no hotel e pretendo ir pelo menos 2 dias lá. Tem alguma sugestão para mim?
obrigado
Se você não vai ficar no hotel e pretende ficar pelo menos dois dias em Colonia, acho que alugar o carro vai ser financeiramente mais vantajoso. A menos que vc seja craque na bike e prefira explorar a região numa magrela – tem muita gente que faz isso, e talvez a própria Narbona tenha bikes para emprestar.
Oi Mari Campos! Estou indo com um grupo de 12 amigos para Carmelo no feriado de Tiradentes. Vamos ficar no Four Seasons, agora Hyatt, mas queríamos tentar alugar uma VAN pra irmos todos juntos. Idealmente, queríamos até ficar com um motorista à disposição… Você teria alguém pra indicar? Obrigada, Abraços
Que programa legal! Quando você diz “alugar uma van” é já em Carmelo para fazer os passeios por lá, certo? A Van com motorista é uma ótima ideia, principalmente se forem visitar as vinícolas do arredores; mas infelizmente não tenho ninguém em especial para indicar por lá. Tentaram com o hotel? Eles provavelmente podem fazer essa ponte entre vocês e uma empresa de transporte local – aproveitem para já incluir os transfers ida e volta. Outra opção é checar com o hotel se eles ainda emprestam as bicicletas aos hóspedes, como o Four Seasons fazia – que daí dá para vocês fazerem os passeios todos juntos durante o dia – mas pedalando 😀