instagramComo tirar boas fotos de si mesmo ao viajar sozinho? #selfielikeapro!
Sempre amei fotos, desde pequenininha. Amo o ato de fotografar, registrar, captar o momento. Até hoje, tive uma quantidade impressionante de câmeras de todo tipo, de tanto que gosto destes apetrechos. Por outro lado, nunca fui muito de fotografar a mim mesma, nem em viagem – e menos ainda ao viajar sozinha (eu gosto mesmo é de fotografar paisagens, lugares e outras pessoas). Mas sempre gostei da ideia das selfies – especialmente com outras pessoas junto – desde muito antes de elas serem chamadas de selfies, muito antes da popularização das câmeras digitais ou sequer da existência dos smartphones ou do instagram.
Era tão desencanada com isso que às vezes voltava de um destino sem uma única foto minha lá e era uma baita dor de cabeça quando o editor me pedia foto minha in loco para colocar na seção “colaboradores” da revista. Então há uns anos comecei a tirar uma ou outra foto minha em viagem, mas sem muito entusiasmo, mais pra esses casos em que precisasse profissionalmente – ou pra tirar sarro de mim mesma no Facebook 😀
Sei que sou exceção, a diferentona – as pessoas em geral gostam de se ver nas fotos dos lugares onde estiveram, e muito. Com o uso em massa do instagram e de outras redes sociais, gostam cada vez mais de postar selfies de suas viagens. Não foi à toa que as selfies viraram até verbete de dicionário.
[show_shopthepost_widget id=”4045551″]
Mas no começo do ano passado, comecei a receber muitíssimos comentários e mensagens de leitores dizendo que das coisas que menos gostavam sobre viajar sozinho era não ter fotos boas de si mesmos viagem. “Acabo tendo somente minha cabeça gigante diante das paisagens, nas selfies que tiro”, muita gente me dizia.
E daí surgiu a ideia de começar uma brincadeira no instagram: com a hashtag #selfielikeapro (que eu não inventei, não; já existia), comecei a postar algumas fotos que eu tirava de mim mesma durante as viagens e que não tinham cara das selfies tradicionais, que podiam muito bem ser fotos tiradas por outras pessoas. No começo, a maioria era tirando sarro de mim mesma, só que aos poucos fui tomando gosto de verdade pela coisa. Muitos amigos e leitores que viajam sozinhos começaram a entrar na brincadeira, tirando fotos semelhantes em suas viagens, num passatempo bastante divertido de acompanhar pelas redes sociais.
Por outro lado, depois que comecei o #selfielikeapro, muitos leitores começaram a perguntar como consigo tirar essas selfies “sem cara de selfie”, enquadrar, colocar movimento, fazer parecer mais natural. No fundo, não tem segredo nenhum, é muito simples: como eu não posto no Instagram fotos tiradas com a minha DSLR, eu faço uso unicamente duas opções – o timer do meu celular ou o disparador em sequência da minha GoPro (aquela Sessions, a menorzinha e mais barata de todas). O único segredo é tomar coragem e perder a vergonha na cara na hora da foto :))))
[show_shopthepost_widget id=”4045551″]
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Disparo no timer do celular
O timer do celular eu uso para fotos bem pontuais ou, na maioria das vezes, quando estou com muita pressa. Dá super certo e levo meros segundos para tirar:
escolher um lugar para apoiar o celular => apertar o timer => dar uma corridinha ao lugar pensado => fazer a pose => voltar ao celular para apanha-lo
Outra opção é comprar um kit de tripé com controle remoto e “clicar” para as fotos no próprio controle, sem precisar ligar timer nem “dar essa corridinha” – é o recurso que a maioria dos instagrammers e bloggers de viagem usa atualmente. Há diversos modelos em oferta não apenas em lojas de eletrônicos como em vários sites na internet – e é uma ótima ideia para os solo travelers que só usam o próprio celular para fotografar nas viagens terem fotos de si mesmos mais naturais e menos óbvias.
Fotos em sequência com disparador automático
Mas como eu não gosto de carregar tripés (ando sempre já com bastante peso por causa da câmera DSLR e das lentes extras que uso para as fotos de trabalho) e gosto muuuuuito de fotos com movimento, eu uso bastante para as fotinhos do #selfielikeapro o disparador de fotos em sequência (tipo time lapse) da GoPro (um recurso que existe também na maioria das câmeras, inclusive compactas, e em boa parte dos celulares hoje em dia). O que eu gosto da GoPro é o fato dela ser pequeninha, à prova d´agua e vir com suportes que ajudam super na hora de apoiar a câmera em algum lugar. Assim eu consigo captar diversas fotos de uma ação X – caminhar, nadar, andar de bike, contemplar uma paisagem ou whatever -, sem pressa, sem estresse, e depois escolher a imagem que ficar mais natural.
apoiar e posicionar a câmera no lugar escolhido => ligar o disparador em sequência da câmera (eu geralmente aciono pela app no celular) => fazer o movimento ou ação pretendido (tipo ir caminhando pela praia, ida e volta) => desligar o disparador (na própria ou na app do celular)
O processo é rapidíssimo do mesmo jeito – nunca levei mais de um minuto entre começar e terminar a sequência (até porque 1) sou impaciente em geral na vida; 2) depois não tenho paciência de ficar olhando um monte de foto parecida :D). Durante toda a ação, as fotos são tiradas em sequência ininterrupta (eu escolho em geral uma foto batida a cada cinco segundos, mas você pode escolher intervalos diferentes), assim em pelo menos uma foto de todas elas a gente consegue movimentos mais naturais, mais espontâneos (que é o que eu gosto) e às vezes até acidentais 🙂
[show_shopthepost_widget id=”4045551″]
Para os dois casos, não recomendo nadica que se use essas técnicas em lugares com grandes aglomerações nem que você se afaste muito do celular/câmera, por questões de segurança mesmo. Eu só costumo usar em lugares com pouca gente, para ficar tranquila (e também porque até hoje sinto uma vergonhinha na hora destas selfies 😛 )
Como garantir que o enquadramento das selfies deste tipo fique perfeito?
A gente tem que “treinar” antes, como se fosse tirar uma foto da paisagem, para ver exatamente o que quer captar daquilo e calcular em que lugar tem que deixar a câmera apoiada. É importante escolher o melhor recorte para aquela paisagem ou atração: por exemplo, se a foto tem a Torre Eiffel na paisagem, você não vai querer que ela saia pela metade, certo? O enquadramento perfeito a gente aprende treinando o olhar fotográfico (que a gente pode treinar não apenas fotografando, tentando, errando e aprendendo, como também seguindo bons fotógrafos mas redes sociais).
Quem dispara fotos através de aplicativos no celular (seja na GoPro ou em outras câmeras) consegue ter uma visão perfeitinha da imagem que está captando, o que é uma mão na roda – lembrando que só dá pra usar essas apps se a câmera em questão tiver wifi embutido.
Pense na melhor luz para aquela circunstância
Amanhecer e entardecer costumam ter as melhores oportunidades fotográficas. Mas mesmo que o dia esteja cinza a gente consegue fazer nossas selfies, é claro. Depois, você pode fazer as edições ou aplicar os filtros que quiser sobre elas antes de publicar (eu costumo mexer só no contraste, mas tem gente que adora branco estourado, ou maxi saturação, ou só curte preto e branco etc). E tudo isso vai do gosto de cada um e não precisa seguir cartilha nenhuma de “feed perfeito” para se divertir com as suas selfies. A bem da verdade, não precisa nem postar se não quiser, certo? 😉
Se dá errado usar essas técnicas às vezes? Ô se dá! Às vezes eu posiciono a câmera meio tortinha e não reparo. Ou apoio muito apressada, e câmera ou celular caem no meio do processo! Outras vezes, principalmente quando tenho muita pressa, geralmente enquadro a cena errado e só vou ver depois, quando checar as imagens, que ficou mais chão do que devia e cortei minha cabeça (como na foto abaixo) #fail
Ou a rua estava vazia e passa carro/gente bem no momento da foto. E várias outras coisas do gênero (isso porque não vou nem comentar o antes e depois das selfies de banheira :)))))))) )
De todos modos, a brincadeira segue firme lá no meu instagram @maricampos. Tem muita gente experimentando e gostando das fotos deste tipo que anda trazendo das viagens. Eu mesma, confesso, tenho achado bem divertido, enfim, tirar algumas fotinhos de mim mesma durante minhas andanças. A gente não precisa de nada especial, porque qualquer lugar pode servir para apoiar o celular ou a câmera, de uma cadeira a uma pedra (já usei muitas vezes ambas) – a gente só tem que garantir que o apetrecho fique seguro e estável.
Na hora de postar a foto – ou mesmo para guardar uma versão mais caprichada para você mesmo(a) – , há opções de apps e programas para editar imagens e deixá-las ainda mais bonitas, como o Adobe Spark, nos quais é possível ajustar enquadramento, redimensionar, ajustar luz etc.
Hoje em dia tenho tirado pelo menos uma selfie em todo destino que visito (e também nos quartos e banheiras mais legais de hotel 😀 ). Se você se empolgar para tirar também as suas selfies viajantes, aposto que vai virar habitué – tenho visto esse “fenômeno” acontecer com vários leitores e amigos 🙂 Ah! Quando postar, aproveita e usa a hashtag #selfielikeapro, porque essa turma de solo travelers adora ver fotinhos de outros solo travelers também 🙂
Clique aqui para ler mais sobre fotografia em viagem.
[show_shopthepost_widget id=”4045531″]
Adorei!!! Tava amando suas selfies no instagram e vou tentar fazer parecidas com essas dicas 🙂
Show..valeu pelas dicas!
Ameeeei! O post que faltava! ❤️
Adorei… São essas fotos suas que geralmente eu acho a cara da riqueza. Você está profissional 😉
Excelentes essas selfies! Realmente não têm nada a ver com as selfies tradicionais, outra pegada. Gostei muito das dicas. Vou ver se acho app de celular pra minha câmera também
Muito bom!!!
Oi Mari, adorei as fotos que você usou como exemplo no post. Assim como você, sempre dou preferência a selfies mais elaboradas. Sinceramente, não entendo como a maioria das pessoas preferem tirar fotos só delas, sem mostrar nada do lugar, e ainda fazem aquele biquinho esquisito. 😀
hahahaha neah? :)))
Muito massa. Vou começar a treinar! Assim que tiver segura (risos), posto as minhas. Beijosssss
posta sim! 🙂
não sou profissional, mas amo foto…
Vc indica uma máquina semi-profissional legal, estou querendo fazer um investimento e gostaria de uma dica…abraços
Oi, Vinicius. Por semi-profissional vc diz DSLR, né? Eu sugiro a serie 3100 da Nikon. As câmeras são ótimas, têm excelente custoXbenefício e não pesam muito na hora da viagem.
Olá Mari campos! Parabéns pelas imagens! Fotografias de cinema, belíssimas! Qual o aplicativo devo instalar no meu celular para disparar a câmara fotográfica? E qual câmara fotográfica se adequa ao app do celular? Tem que ser uma profissional? Qual semi profissional vc indicaria? Gosto de fazer imagens de cenários urbanos em Centros históricos, em qq lugar do planeta. Sou arquiteto e restaurador e a pegada é essa imagem diferente mesmo. Minha esposa ama fotografia e ama sair nas fotos, kkkk. Parabéns! Felicidades
Frederico, você não precisa de aplicativo nenhum. A câmera de qualquer smartphone hoje em dia tem um botão de timer na própria tela. Basta você ativar na hora de fotografar. Se o seu celular for novo, não precisa de câmera extra, não; para esse tipo de uso, as câmeras dos celulares hoje em dia são excelentes! Se fizer muita questão de ter uma câmera, indico uma DSLR dos modelos de entrada da Nikon ou da Canon, ou uma compacta mirrorless das mesmas marcas.