Coimbra, Lisboa e Sintra – o prazer de voltar

Estive em Coimbra pela primeira vez em 2004, num dia frio mas lindo de inverno e minhas lembrancas dessa primeira viagem sao ultra coloridas. Dessa vez, cheguei Cheguei num dia lindo de outono que, logo em seguida, se converteu em 48h de pura chuva, com lembrancas bastante acinzentadas. Mas, quer saber? Continuo achando a cidade linda!
Adoro caminhar pelo centro historico, fotografar casas, praças e fontes, me deslumbrar com a majestosa Universidade de Coimbra -uma das mais lindas e mais antigas da Europa (alias, não bastasse sua arquitetura, suas portas incríveis, biblioteca, capela, estátuas e pátios, de lá de cima ainda dá pra contemplar a belíssima cidade que se desenvolveu ao redor dela.

Quanto a Lisboa, é sempre um prazer imenso voltar. Foi em Lisboa que tive o primeiro contato com o velho continente. Depois dos dias no norte do país, entre Porto, Aveiro, Guimarães e Braga, rumei para Lisboa – que tambem me recebeu com muita chuva. Foi só no último dia que o sol apareceu; ainda assim, achei lindo do mesmo jeito andar de novo nas ladeiras da Alfama, subir ao Castelo de S. Jorge para ver a cidade emoldurada pelo Tejo, visitar outra vez o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a mítica Torre de Belém, tomar outro espresso acompanhado dos inigualáveis pastéis de Belém quentinhos na loja da Fábrica, rever a torre Vasco da Gama e andar muuuito no centrinho da cidade, pelas rua Augusta e do Ouro, ver que estão reformando horrores a Praça do Comércio e me encantar outra vez ao subir e descer do Chiado ou da Baixa ao Bairro Alto pelos adoráveis elevadores e funiculares, tão característicos da cidade.

E, para mim, impossível ir à Lisboa e não fugir até a linda, linda, linda Sintra. Voltar ali tem gostinho de aconchego, comendo queijadinhas, subindo as muralhas do Castelo dos Mouros, visitando os Palácios Nacional e da Pena ou simplesmente caminhando a ermo no seu centrinho.

7 Comentários

  1. Saudades da terrinha… muito bom! Ô lugar, que além de muito charmoso, come-se maravilhosamente bem. Melhor que Portugal só a Itália, mas a distância é quase inexistente. Adoro! Parabéns pelo blog. Descobri ontem e gostei bastante, da parte da Toscana, quu é pra onde pretendo ir no ano que vem. Soube que o mês de maio e o Bicho! Verdade? Pra vc é a melhor época, pq quero muito ver a sinfonia das cores, as plantacões de girassóis…

  2. Margarida queridissima, Portugal eh SEMPRE linda!!! E, sim, nao resisti mesmo ao Arcadas hehehe

    Lulu, acho a Toscana lindissima na primavera, entre abril e junho. Maio eh melhor mesmo, porque em abril a cidade esta lotadiiiiisssima 🙂

  3. Mari, você pensa que em Lisboa é melhor alojarse em um apartamento ou em um hotel. Vou com uma amiga em a Primavera do 2010.
    Um beijo
    Carmen

  4. TIAGO, thanks! 😉
    CARMEN querida, depende; se vcs forem ficar bastante tempo, o apartamento sempre acaba saindo mais barato. Mas se a estadia for curtinha (eu fiquei so 3 noites), o hotel pode ser interessante – o meu eu comprei pelo edreams.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*