Aquele verão em Paris

Ficar em Paris por muito tempo, brincar de casinha, ter um “lar” pra voltar toda noite, era um sonho antigo. Sempre achei – e eu estava certa! – que poderia muito bem viver na cidade, que tinha tudo a ver comigo.

Poucos dias depois da minha chegada ao meu studiozinho minusculo na rue des Ecoles eu ja tinha a “minha” padaria, o “meu” mercado, a “minha” feira, dizia bonjour pros vizinhos e pro velhinho da banca, essas coisas. E andava disfarçada mesmo, com a bolsa na mão ou no antebraço, como as parisienses, sacando a câmera em momentos estratégicos, crente que nem dava pinta de turista – me deixa sonhar, si vous plait.


E la ia eu, pra cima e pra baixo, usando o metrô, mas sobretudo andando, andando, andando muito. Eu já conhecia razoavelmente bem a cidade das outras vezes em que tinha estado por ali, mas andar todo dia, looongos trajetos em alguns casos, foi fundamental para conhecer bem melhor, sobretudo a região onde fiquei.

E o mais legal pra mim é que todo dia me paravam pra pedir informações – e o melhor é que eu REALMENTE sabia responder em 90% dos casos! Estava me achando. Perguntavam sobre a rua X, a livraria tal, o metrô, a lojinha Y… de tudo. Mas o mais legal, mas mais legal MESMO, era quando me abordavam com um francês ainda mais sofrível que o meu, com as 3 palavrinhas mágicas que todo mundo aprende quando vem pra cá: “parlez-vous anglais????”. Como os franceses, eu sorria e dizia “oui”. Delírio.

Foram 33 dias maravilhosos, em que me senti plena, me senti vazia, me senti plena de novo, trabalhei muito (alguém precisava pagar aquele aluguel astronômico por uns mínimos metros quadrados, oras!), passeei muito, aproveitei muito. E tá chegando a hora de dizer adeus – ou melhor, até a próximo, au revoir!

Então com licença que eu ainda preciso dar mais umas voltinhas pela “minha” Paris. Bisu.

9 Comentários

  1. Que lindo, Mari. Sempre que vou a Paris procuro ficar na Rue de Ecoles ou próximo. Da primeira vez que fui à Paris fiquei por lá e gostei muito!E é uma delícia quando a gente sabe responder as perguntas que nos fazem nas ruas.
    Tira uma foto do seu cafofo parisiense pra gente…
    Bjs

  2. Mari, tudo bem? Me chamo Janaína e li seu post e adorei tudo! Olha só, em março, pretendo “morar” 4 meses em Paris. Você gostou desse studio? É mt caro? Poderia me passar a indicação dele? Muito obrigada! Bjos,
    Jana.

  3. Janaina, eu aluguei pelo VRBO.com, que eh um site que eu gosto muito. O preco de um mes de um studio nas zonas mais centrais de Paris gira entre 800 e 1200 euros, dependendo do mes (verao eh sempre mais caro, porque eh alta temporada).
    O ideal eh vc procurar bastante nos sites (VRBO, NYHabitat, Lodgis etc) ate achar um com a sua cara e na regiao que vc quer, com o preco que vc acha bacana. Se vc vai em marco, com certeza vai achar estudiozinhos maiores que o meu nessa faixa dos mil euros por mes – e quanto mais tempo vc fica, mais barato sai por mes.

  4. Olá Mari
    As minhas férias estão acabando. Você fica em Paris ainda até quando?
    Você sabe que publiquei um guia indi.
    Estou com um projeto de escrever vários guias e o primeiro ficou pronto. Está sendo vendido no blog.
    Um abraço
    Lina

  5. Oi, Lina! Eu vi, sim, sobre o guia; ate tinha te deixado um comentario parabenizando e desejando muito sucesso! Se tem alguem que entende de Paris, eh vc!
    So que acho que nosso encontro vai ficar para a proxima – em Paris ou no Brasil 🙂
    Eh que eu ja estou na Suica…

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*