São Petersburgo

“São Petersburgo é um cenário de filme”, me disse uma amiga antes da minha viagem. E é. Os palacetes multicoloridos, as impressionantes catedrais ortodoxas, a poesia das ruas estreitas e dos canais, as pontes que se abrem ao longo do rio… São Petesburgo – ou Peters, para os íntimos – é daquelas cidades sedutoras, que encantam à primeira vista – mesmo em dias chuvosos e cinzentos como os que peguei por lá.

Mais acolhedora, “européia” e fácil de decifrar que a gigante Moscou, acaba caindo na preferência da maioria dos turistas que visitam o país. Em suas ruas, seus séculos de história se mesclam sem pudores com a contemporaneidade de cafés, restaurantes e lojas – incluindo muitos na vibe hipster. Além de tudo, está há mais tempo preparada para o turismo, incluindo os nomes das ruas e placas sempre escritos nos dois alfabetos e mais funcionários que falam inglês em restaurantes e atrações. É também mais fácil de explorar à pé – escolhendo um hotel bem localizado no centrinho, a gente só precisa usar o transporte público ou táxis e ubers da vida para uma ou outra atração mais distante. Fiquei hospedada no excelente Lotte Hotel St Petersburgo, parte do portfólio da Leading Hotels of the World, quase em frente à St Isaac, e recomendo MUITO.

Procurando hotel em São Petersburgo? Clique aqui

 

Capital da Rússia Imperial por mais de duzentos anos, Peters mostra toda sua pompa e opulência o tempo todo. Fundada por Pedro, o Grande,  é composta por mais de 40 ilhotas diferentes, o que explica sua profusão de pontes e canais o tempo todo.  Comecei meu passeio pela Fortaleza de Pedro e Paulo, criada para proteger o território de invasores vindos do Báltico e que teria sido o local de surgimento da cidade que conhecemos hoje. Ali dentro, à beira do rio Neva, a gente visita catedral, cripta e museus. Saindo dali, é boa pedida navegar pelos canais da cidade – fica fácil entender porque foi chamada por tanto tempo de “Veneza do Norte”.

Do outro lado do rio fica sua atração mais emblemática: o gigante Museu do Hermitage, um dos maiores e mais antigos do mundo, fundado ainda no século XVIII por Catarina, a Grande. De múmias e antiguidades clássicas a Picassos, há de tudo e um dia é pouco para visita-lo (comprei o ingresso de dois dias e recomendo muito!). Além do icônico Palácio de Inverno, imperdível também visitar a ala contemporânea do museu, instalada no  edifício do General Staff. Comprar o ingresso online é mais caro mas garante entrada separada, sem filas (mão na roda para quem vai nos concorridíssimos meses do verão).  

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Mas é preciso reservar tempo também para conhecer as (muitas, e divinas) catedrais e igrejas ortodoxas da cidade. A mais famosa delas é a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, que ganhou esse nome por ter sido erguida no local em que o czar Alexander II foi assassinado no final do século XVII – e tem a maior coleção de mosaicos da Rússia. Às margens do canal Griboyedov, fica pertinho do parque Mikhailovsky, do Museu Russo e do Castelo St Michael, visitas bem gostosas para quem tiver mais tempo na cidade.

Outras catedrais icônicas na cidade são a catedral naval de São Nicolau (com duas catedrais diferentes em seus andares inferior e superior), a gigantesca Catedral de São Isaque (convertida em museu e com uma vista panorâmica imperdível de sua cúpula) e a Catedral de Kazan (em pleno agito da avenida Nevsky e com 96 colunas que lembram San Pietro, no Vaticano).

A Nevsky, por sinal, é a principal artéria da cidade. Ela e suas transversais são tomadas por lojas,  cafés, restaurantes, bares e clubs ultra contemporâneos e cosmopolitas – e ainda é muitíssimo bem servida por diversas estações de metrô. Ainda recomendo muito cacifar uma apresentação no icônico Teatro Mariinsky, garimpar o mercado de pulgas de Udelka e visitar o belíssimo Palácio de verão Peterhof, localizado nos arredores da cidade.

E guenta que ainda vem mais de Rússia por aí 🙂

 

 

 

Clique aqui para ler mais sobre São Petersburgo

Clique aqui para procurar hotéis em São Petersburgo

Clique aqui para ler mais sobre a Rússia

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*