No final da cordilheira dos Andes, existe um local paradisíaco repleto de montanhas, lagos e glaciares, com os mais extraordinários animais e moradores, como uma grande arca de Noé no extremo sul do Chile. Assim é a Patagônia chilena.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Patagônia chilena é linda e convidativa ao visitante durante o ano todo, inclusive no auge do inverno, com grandes geleiras e glaciares, pampas abertos, colinas, riachos, lagos com icebergs flutuantes e até mesmo fiordes (os únicos do hemisfério sul), datados de milhares e milhares de anos.
Em toda parte, bosques e mais bosques de lengas, o carvalho patagônico, são invadidos por emas, ovelhas, guanacos (a lhama patagônica), águias e até mesmo pumas. De vez em quando, ao longo dos trajetos desabitados, com apenas uma casinha aqui e ali, surgem os gaúchos – ou baquedanos, como são conhecidos no local – com seus rebanhos de ovelhas ou gado e seus adoráveis cães.
Meu guia, o adorável Chechin, era um verdadeiro personagem – e a simpatia em pessoa. Trabalhou por 15 anos no Parque Torres del Paine, ainda que tivesse ido originalmente para trabalhar por apenas uma semana. Casado e com dois filhos, se orgulha de dizer que seu menino, desde pequeno, é apaixonado por cavalos e pelo campo. Aprendeu inglês de maneira autodidata, com os próprios turistas que recepcionava – e hoje sabe até português. Sua maior paixão são os cavalos selvagens – tem alguns, com nomes como Diablo, Lúcifer e por aí vai – e conta, no caminho para Sierra Baguales, que aprendeu a montá-los observando as tentativas do pai e do tio.
Olha o Chechin aí, com toda a pompa dos gaúchos
Paisagem emblemática da região, com seus icebergs boiando constantemente no lago de mesmo nome, o glaciar Grey vem diminuindo cerca de 2km a cada dez anos nos últimos tempos. Hoje, são 28km de extensão na geleira que vai desde o campo de gelo ao lago; trekking e passeios de caiaque estão entre as principais atrações do local.
nossa, que lindo! Acabei de colocar a patagônia do Chile no topo da minha lista de prioridades viajantes!
Mari, que fotos impressionantes…gostaria muito de visitar a região um dia…e nem precisar ficar no Remota, hehe.
Um beijo pra você!
Já mexi nas minhas férias; depois desse post – e principalmente dessas fotos – a Patagônia chilena já subiu pro topo da minha listinha de lugares a visitar.