Kombinações: um ano pela América do Sul

O campineiro César Cury iniciou uma grande empreitada já de olho em 2008: o projeto Kombinações, simpática referência ao veículo que pilotará e aos territórios que atravessará por 365 dias. A grande viagem começa de fato no dia 22 de setembro de 2008, por questões meramente meteorológicas, mas já está milimetricamente planejada desde janeiro deste ano, quando Cury adquiriu o veículo pelo Mercado Livre por menos de 3 mil reais. A Kombi, chamada carinhosamente de Hebe, data do final dos anos 60 e já foi usada até como carro fúnebre e transporte de um grupo de pagode; hoje, passa por ampla revisão para ficar o mais próximo possível do estado original, mas com algumas adaptações (mesa de navegação no lugar do banco central, tanque adicional de combustível, tanque de água e outros).
A idéia de Cury surgiu há mais de 20 anos, mas na época o sonho era rodar o mundo num veleiro; aos 45 anos, ele rodará de Kombi a América do Sul, num percurso total de mais de 44 mil quilômetros, que resultará num livro. Corajoso, já enfrentou há alguns anos o chamado Caminho do Sol, entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro: foram 11 dias a pé num trajeto de mais de 240 quilômetros. A saída oficial do Kombinações será de Bertioga e “ajustes ao itinerário” serão permitidos ao longo do trajeto; ainda que cogite a possibilidade de resolver estabelecer-se em algum outro lugar do continente, Cury também acha muito provável que, terminada a jornada, acabe voltando para o distrito de Joaquim Egídio (em Campinas/SP), onde vive hoje.
O projeto Kombinações já conta com patrocínio da Volkswagen e, provavelmente, da Petrobrás e de uma empresa de telefonia, que deverão bancar 1.500 dólares mensais durante todo o ano de viagem. A empreitada e seu planejamento já podem ser acompanhados pelo blog http://www.kombinaestrada.blogspot.com/ .

7 Comentários

  1. Que grande idéia! O engraçado é que num dia desses, batendo papo e bebendo uma cervejinha com um casal de amigos loucos por viagem também, nós ficamos comentando sobre esses projetos de viagem com patrocínio e imaginando como seria fazer algo parecido…
    Adorei a Kombi do moço, acho um carro simpaticíssimo!
    PS: Mais um chute – Tunisia (Tunis)

  2. Olá Mari e viajantes de plantão.
    Se não houver furo, amanhã, na Rede Record, no Domingo Espetacular (das 18:00 às 21:00) vou falar do projeto Kombinações. Tentarei gravar e posteriormente colocar no Youtube.
    Será uma matéria Kombástica! rsrsrs.
    Abraços gerais!
    Cury

  3. Olá…
    Sou o Rebuli…um Volkswagueano fuscomaniaco kombicida, tambem tenho uma 1975, que deixei tipo as “Claifornia Surf Bus VW” (acesse http://www.rebuli-marco.nafoto.net) e atualmente em Curitiba montamos o CKC – Clube da Kombi de Curitiba, único no Brasil.
    Se passar aqui pelo sul (Curitiba), teremos prazer em tiramos uma foto juntos para nosso clube e postar no http://www.clubedakombidecuritiba.nafoto.net e assim perpertuar este momento.
    Valeu meu amigo…
    Desde já tem minha estima por viajar com esta sua jovem senhora a kombi que é ” o sucesso da simplicidae”.
    Rebuli.marco@bol.com.br
    clubedakombidecuritiba@bol.com.br
    Valeu…
    Fui…

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*