Como é fazer conexão na Cidade do Panamá

Confira como é fazer conexão na Cidade do Panamá ao voar com a companhia aérea Copa Airlines

Com muita gente voltando a viajar após a segunda dose da vacina, resolvi tirar dos rascunhos mais um post que comecei a escrever lá no pré-pandemia. Neste caso, dicas sobre como é fazer conexão na Cidade do Panamá ao voar com a companhia Copa Airlines.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

A Cidade do Panamá é hoje uma das cidades que mais recebe brasileiros em conexão para outros cantos do mundo, graças ao hub gigantesco montado pela Copa ali. São diversos voos desde e para o Brasil operados diariamente. 

Nos últimos dez anos, fiz inúmeras viagens com a companhia panamenha – algumas vezes a lazer, para ver o sobrinho que nasceu no Panamá ou curtir alguma ilha caribenha; outras, a trabalho, a destino geralmente dos EUA. Na maioria das vezes que voei com a Copa, meu destino final não era o Panamá; passava ali apenas fazendo conexão.

CLIQUE AQUI PARA VER OPÇÕES DE TOURS NA CIDADE DO PANAMÁ.

.

Aeroporto Panama

.

Como é fazer conexão na Cidade do Panamá

Ainda que eu tenha restrições importantes sobre seu conforto e serviço de bordo, as conexões com a companhia realmente funcionam, inclusive as mais curtas. E é via Panamá o jeito mais prático para brasileiros chegarem ao Caribe.

As conexões internacionais no Aeroporto Internacional de Tocumen (Cidade do Panamá) são bastante descomplicadas, sem necessidade de passar por controles e com distâncias facilmente caminháveis entre portões e terminais. Os terminais não estão muito distantes entre si.

Os números dos voos, destinos e portões de embarque confirmados estão sempre visíveis em várias telas espalhadas pelos salões de embarque e corredores. Basta sair do avião e procurar a tela mais próxima para buscar seu novo voo e o portão correspondente. Se sua conexão for curta, resista à tentação de parar nas lojas e lanchonetes do percurso e caminhe diretamente ao número correspondente ao seu portão de embarque; assim você garante o embarque no novo voo sem sustos.

Vale saber que, enquanto o terminal antigo é sempre cheio e bastante barulhento, o terminal novo (onde fica a nova sala vip da companhia aérea também) é bem mais amplo, com pé direito muito alto e muito mais espaço tanto para caminhar quanto para se sentar.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

Ambos terminais possuem opções de compras e de alimentação; mas as do novo terminal costumam em geral ser mais atraentes e confortáveis – e bem mais numerosas. O novo terminal, aliás, tem uma parte grande que mais parece um shopping center, dada a quantidade de lojas concentradas em seus corredores. Se você procura algum produto específico, vale a pena dar uma olhada; algumas das lojas oferecem às vezes preços interessantes (em dólares, é claro), principalmente para eletrônicos e bebidas.

E fique atento: voos para os EUA costumam contar com checagem prévia de documentos e passageiros, incluindo raio-X, antes de você poder ter acesso de fato ao portão de embarque propriamente – geralmente formando filas grandes no corredor. Se os EUA forem seu destino final, não deixe para buscar seu portão de embarque na última hora.

CLIQUE AQUI PARA VER OPÇÕES DE TOURS NA CIDADE DO PANAMÁ.

.

Panamá
Skyline da Cidade do Panamá – Pixabay

.

O que fazer se você tiver uma longa conexão no aeroporto

Se você tiver uma conexão muito longa no aeroporto do Panamá durante o dia, vale a pena deixar suas malas num locker e contratar um motorista particular / taxista para te levar para um tour pela cidade.

Mas não esqueça de controlar bem o tempo: a Cidade do Panamá costuma ter congestionamentos impressionantes, sobretudo de manhã cedo e no final da tarde. Então calcule muito tempo de sobra (mesmo!) para a volta do passeio ao aeroporto, por sua própria segurança.

CLIQUE AQUI PARA VER OPÇÕES DE TOURS NA CIDADE DO PANAMÁ.

O que você pode incluir no seu tour, dependendo da quantidade de horas disponíveis para sua escala:

Explorar o Casco Viejo

O centro histórico da Cidade do Panamá é uma das melhores maneiras de começar a explorar – e entender – a capital panamenha. Peça para o taxista te deixar em uma das ruelas de paralelepípedos são ladeadas por colorido casario colonial e caminhe um pouquinho até a majestosa catedral. Para ganhar energia para enfrentar o dia pós voo de 7h desde o Brasil, faça uma paradinha na Dodó, uma das mais famosas cafeterias da região.

.

Passear pelo Panamá Viejo

Depois, rume para a região conhecida como Panamá Viejo, que guarda as ruínas de onde surgiram os primeiros assentamentos da cidade. A região é hoje patrimônio tombado pela Unesco, as ruínas são bem interessantes e de alguns pontos a gente tem uma bela vista do skyline da região costeira da Cidade do Panamá.

.

Espiar o canal

A atração turística principal da cidade, é claro, é seu gigante e mítico canal, com impressionantes 81km de extensão ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Localizado em Miraflores e rodeado de muito verde, o Canal do Panamá tem um bom centro de visitantes, com museu sobre a história do local, plataformas para observar o funcionamento das eclusas e até filme em 3D sobre os mais de 100 anos de operações do canal.

.

Comida panamenha

Se sua parada tiver tempo para o almoço, aposte sem medo na rica culinária panamenha. Dentre as opções econômicas, aposte sem medo no tradicional El Cangrejo (costuma ter menu de almoço com prato do dia, sopa, café e sobremesa por cerca de US$10) ou no ceviche das barraquinhas do mercado de peixes à entrada do Casco Viejo. Para opções mais caprichadas, boas sugestões são o Segundo Muelle de Daniel Manrique ou o Puerta de Tierra de Frank Escalona.

O novo super museu

Opção cultural mais contemporânea interessante é visitar o novo BioMuseo, localizado na Calzada de Amador e projetado pelo arquiteto Frank Gehry. Composto por oito galerias diferentes, conta de maneira lúdica como se deu o surgimento do istmo panamenho e seu impacto na biodiversidade do planeta. E tem também um belo “jardim da biodiversidade” do lado de fora.

.

Calzada de Amador

Após a visita ao museu, vale muito a pena aproveitar a Calzada de Amador, estreita faixa de terra de quase dois quilômetros que cruza o oceano ligando a cidade a ilhotas – com direito a vistas panorâmicas incríveis para o skyline da Cidade do Panamá e para o mar, restaurantes, cafés, sorveteria e aluguel de bicicletas.

CLIQUE AQUI PARA VER OPÇÕES DE TOURS NA CIDADE DO PANAMÁ.

.

Em tempo: a cidade conta também com ônibus CitySightSeeing Bus que percorrem dois itinerários que vão da área nova à antiga da capital, incluindo parada no Canal do Panamá. O ticket custa cerca de US$30 e é válido por até 24h.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!

.

.

.

37 Comentários

  1. Olá bom dia! Tenho uma viagem no dia 14 para Cidade do México com conexao no Panamá, mas o tempo é muuuito curto de conexão, sabe se é muito difícil encontrar o portão de embarque, se tem fila essas coisas ?

  2. olá!
    Vc pode me dizer se é muito risco perder um vôo com uma espera de 1h 15 min para troca de aeronave na Cidade do Panamá? Meu destino final é Montreal/Canadá.

    • Oi, Silas! O motorista/guia que eu costumava usar e indicar na época que ia bastante à cidade do Panamá infelizmente não trabalha mais com isso. Uma empresa que sempre funcionou 100% bem em todo país e cidade que utilizei é a Blacklane – fazem traslados pontuais, mas você também pode contratar motorista por um X de horas para visitar algumas atrações, por exemplo. Não possuem guias, mas os motoristas são sempre excelentes.

  3. Oi!! Vou ter uma conexão vindo dos EUA, chegando 20:18 e embarcar no dia seguinte 12:00! Preciso de um hotel pra dormir com a família! 4 pessoas! Alguma coisa pra comer à noite! Cê tem alguma sugestão?

  4. Oiii !!! Eu tenho uma conexão não tão longa no Panamá, porém eu gostaria de passar pelo controle migratório por conta do carimbo no passaporte hahahahha !!! Vocês sabem me dizer se eles carimbam ? De lá eu vou para san Andres, outra dúvida como estou partindo Panama para Colômbia ilha de SAN andres … em SAN andres eles carimbam o passaporte ? Adoro carimbosssss hahaha

    • Só recomendo sair do aeroporto numa circunstância como essa se você realmente tiver bastante tempo de conexão entre os voos. Sair com uma conexão curta é arriscar perder o seu voo seguinte por procedimentos imigratórios desnecessários…

  5. Oi Mari,
    Tudo bem? Parabéns pelo blog! Tenho 11:45 de escala na Cidade do Panamá e estou procurando um tour de 5 horas. Pergunto:
    1. Seria muito complicado contratar um motorista de taxi no próprio aeroporto, na chegada? Meu voo chega as 7 da manha.

    2. Os procedimentos de entrada ao país sao complicados, pedem vacina de febre amarela aos brasileiros? Obrigada!

    • Oi Rowena, tudo bem? Não é complicado contratar o táxi na hora H, mas você teria que negociar bem com um taxista que se dispusesse a rodar com vocês pela cidade. Se você estiver viajando através de uma agência ou consultor de viagens, recomendo ver com eles antecipadamente uma empresa ou profissional confiável para fazer esse tour. Outra opção é contratar um tour em sites especializados como o Get Your Guide, que tem ótimos tours na Cidade do Panamá. Você pode clicar aqui para ver mais opções.

      Sobre as exigências de entrada no Panamá, dá pra conferir tanto através do site da Copa quanto no site da Embaixada do Panamá.

  6. Boa noite Mari, estamos planejando uma viajem a punta cana com uma parada de 5h no Panamá, você acha que daria tempo para conhecer uns 3 ou 4 lugares ?
    E também eu vi que vacina para a febre amarela para quem fazer escala menos de 24h não é exigido, é isso mesmo?
    Muito bom o seu blog, é a nossa primeira viajem de avião e também fora do Brasil kkk.. e estamos planejando tudo antes.

    • Oi, Alexander. Eu não arriscaria viajar para lá sem a vacina da Febre Amarela, não. E é sempre bom tomar, que ela é exigida para brasileiros em vários outros países; assim vocês já ficam tranquilos quanto a isso em viagens futuras também. Acho 5h uma escala curta frente ao trânsito da Cidade do Panamá. É importante lembrar que, para sair do aeroporto, vocês precisam passar pela imigração panamenha. E teriam que estar de volta ao aeroporto umas 2h antes do voo seguinte para pegar as filas de imigração e raio-X de saída e conseguir pegar o seu voo seguinte a tempo. Pessoalmente, eu não sairia do aeroporto com esse tempo de conexão; mas, se saírem, recomendo visitarem apenas 1 ou dois lugares e ficarem de olho no relógio, para evitar contratempos com o voo seguinte 🙂

  7. Olá! Bom dia, Mary!
    Eu chego ao Panamá no final de tarde, para voar no dia seguinte pela manhã.
    Qual a sua opinião sobre um city tour noturno? Vale a pena? Ou à noite não é possível admirar os pontos turísticos?
    Eu teria disponibilidade antes do jantar, num sábado, das 19h às 21h.
    O que recomenda?

    • Oi, Alessandra! Acho que nesse horário valeria a pena um tour rápido pela parte moderna da cidade, seus arranha-céus etc. Acho que a maior parte das atrações valeria a pena ver de dia; e no Casco Antiguo só valeria a pena ir à noite se você fosse, por exemplo, jantar ali e aproveitasse para dar uma voltinha…

  8. Olá, tudo bem? parabéns pelo post. só tenho algumas dúvidas rápidas.
    1) Meu voo está previsto para chegar as 10:35 no Panamá e o próximo para Orlando é as 18:32. vamos em 3, meu filho de 4 anos e esposa que está grávida e estará de 28 semanas, é arriscado sair do aeroporto? vale a pena?
    2) em alguns sites li que para sair do aeroporto/entrar na cidade, precisa pagar uma taxa de turismo de U$50,00, procede?
    3) sabe se tem possibilidade de alterar e pegar um voo mais cedo?

    muito obrigado

    • Valmir, para a pergunta 1 tem a resposta em vários dos comentários que já respondi no post – depende do que você quer fazer/ver. Não acho arriscado, são quase oito horas de conexão; mas você tem que ter em mente que PRECISA estar de volta ao aeroporto com bastante tempo de folga para passar novamente por raio-X, imigração etc. A informação 2 eu desconheço – sugiro confirmar no site do órgão de turismo do Panamá ou mesmo com a própria Copa Airlines. Sobre a pergunta 3, sempre há, mas muitas vezes pode incorrer em multa e/ou pagamento de diferença de tarifa – precisa ver direitinho nas letras miúdas quais as regras do bilhete que você comprou. Você pode ver isso facilmente com seu agente de viagens, se tiver emitido via agência, ou com o atendimento da Copa Airlines 🙂

  9. Olá Mari, boa noite.
    Adorei seu blog, teremos uma conexão na volta de Orlando, chegarmos as 20h e sairemos no outro dia as 16h, estarei com 2 crianças e no dia a chegada aniversário da minha filha. Alguma sugestão de passeio mais interessante para crianças?
    Desde ja agradeço a atenção.

    • Pessoalmente acho que, com jeitinho, tudo pode ser sempre interessante para crianças 🙂 Sugeriria o Centro Histórico, o Canal (com o museu, eles costumam adorar) e, se der tempo, uma passadinha na Calçada de Amador.

  10. Ola Mari, boa noite
    Minha dúvida é sobre os documentos necessários tenho um voo pra Venezuela com escala no Panamá eu preciso de passaporte para essa escala? Obrigada

    • Oi, Eliane, tudo bem? Essa informação é melhor você confirmar diretamente com a companhia aérea, que te informará os procedimentos e documentos necessários para todos os seus voos.

  11. Olá Mari!

    Encontrei uma passagem apenas de ida na 123Milhas de Cartagena (Colombia) para Lima (Peru) com conexão no Panamá de apenas 00:50 minutos. Achei a conexão muito curta uma vez que se trata de destino internacional e precisa sair do avião, passar pela imigração, localizar o terminal de embarque internacional, passar pelos controles de raio x e localiza o portão. Acho quase impossivel conseguir fazer tudo isso nesse pouco tempo já que os portões de embarque fecham com 30 minutos antes do võo. Ainda não comprei a passagem mas ainda aparecendo na busca.

  12. Olá Mari, tudo bem?
    Resolvi experimentar o tal do Nomad e meio que concentrei meus dólares nele (u$ 1000). Estou indo para o Caribe com conexão de 1 hora e 30 no Panamá e queria sabe se é possível sacar dólares no aeroporto pois estou receoso já que em espécie tenho 300 euros e 200 dólares ee queria um pouco mais.

    • Oi, Daniel. Eu não conheço o cartão nem ninguém que o utilize, então não posso dizer como ele especificamente deve funcionar. Mas, sim, existem caixas automáticos no aeroporto do Panamá nos quais você poderia em teoria sacar dinheiro com seu cartão de débito.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*