Seguros-viagem e coronavírus: como ficam os seguros-viagem durante a pandemia
Sempre defendi aqui – e em qualquer lugar – a necessidade de fazer seguro-viagem antes de QUALQUER viagem. O seguro é sempre o menor dos nossos custos de viagem e pode nos poupar de dores de cabeça inimagináveis em uma eventualidade relacionada à nossa saúde ou segurança – sem contar que para alguns destinos, com a própria União Europeia, é obrigatório que o viajante esteja munido do seu. Tem um post bem completão aqui explicando tudo isso.
Mas a chegada do Coronavírus e sua Covid-19 neste começo de 2020 está deixando muito viajante confuso, e com razão, sobre o que, afinal, está coberto nestes casos. Então vamos lá.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
Em 11/03, a OMS declarou oficialmente o coronavírus uma pandemia. Isso quer dizer um vírus/doença cujos casos já estão registrados em diferentes pontos do planeta. E isso mudou a relação das seguradoras com os clientes, já que pandemias geralmente NÃO são cobertas por seguros-viagem, e isso sempre esteve lá nas letrinhas miúdas dos contratos.
Quem cobre tratamento e internação por Covid-19?
ENTRETANTO, segundo comunicado emitido em 12 de março pela própria Seguros Promo (que é parceira do blog para venda de seguros através dos links publicados aqui), a seguradora Assist Card é a única seguradora (até o momento) que confirmou que manterá a cobertura médica após o diagnóstico da doença (as demais coberturas da apólice perderão a validade automaticamente com diagnóstico positivo), seguindo os protocolos da OMS.
Até setembro de 2020, a Assist Card é a única operadora no Brasil que afirma estar mantendo a cobertura prevista no plano contratado durante o tratamento do paciente também em caso de confirmação da contaminação pelo novo coronavírus. Entretanto, isso não está escrito por extenso em nenhum lugar de sua apólice oficial. A empresa afirma que estaria mantendo os gastos referentes ao tratamento dos turistas diagnosticados com Covid-19 dentro dos limites do plano contratado (que podem ir desde 30mil dólares até US$1 milhão). Mas não esqueça de confirmar todas as garantias de cobertura no ato da compra. Dá para cotar planos da Assist Card também aqui.
A empresa criou também ferramentas para o primeiro atendimento por telemedicina, para os turistas que assim desejarem, e um serviço complementar chamado Covid EXTRA, que vai além da cobertura médica, abrangendo casos de cancelamentos de viagens por diagnóstico positivo anterior à viagem, por exemplo.
No final de setembro, a seguradora GTA informou que também passará a oferecer alguns planos com cobertura do diagnóstico e tratamento de Covid-19 a partir do começo de outubro de 2020. Em teoria, a cobertura contra Covid-19 seria opcional no ato de aquisição do seguro viagem – lembre-se sempre de checar todos os detalhes da cobertura oferecida por cada plano antes de efetuar a compra. Dá para cotar os seguros aqui.
As demais operadoras de seguro viagem no Brasil afirmam que pretendem rever suas políticas mas até setembro de 2020 ainda não modificaram suas apólices e continuam cobrindo as despesas médico-hospitalares apenas ATÉ o diagnóstico de Covid-19. Ou seja, para essas outras empresas de seguro não mencionadas aqui, em caso de diagnóstico positivo, não existirá nenhuma cobertura, uma vez que pandemia segue sendo risco excluído de suas apólices.
IMPORTANTE: se você decidir viajar durante a pandemia, olho vivo na hora de contratar seguro! Lembre-se SEMPRE de checar na hora da compra tudo o que está e não está incluído em cada plano.
Mais informações sobre seguros e coberturas aqui.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
Faça um comentário