Como é se hospedar em uma cabana isolada

Como é se hospedar em uma cabana isolada no interior de São Paulo ou no Sul de Minas Gerais

Desde o começo da pandemia, tenho falado muito em turismo de isolamento por aqui e também nas redes sociais. E é esse o tipo de turismo que eu mesma tenho praticado, por considera-lo o único modelo mais seguro de deslocamento enquanto não tivermos a maioria da população 100% vacinada.

Como o distanciamento social continua sendo ESSENCIAL para contribuirmos para o controle dos avanços da Covid-19, é um tipo de turismo bastante factível e responsável para esses tempos.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM! 

.

.

O que é turismo de isolamento?

O turismo de isolamento prevê acomodações remotas, muito contato com a natureza, mínimo contato com outras pessoas, deslocamentos mais seguros e controlados. Apesar de ser um termo em vigor no turismo, principalmente no mercado de luxo, há bastante tempo, ganhou força inclusive em outros nichos do turismo durante a pandemia.

VEJA TAMBÉM: 10 hotéis para praticar turismo de isolamento no Brasil 

Mas como é se hospedar em uma cabana isolada afinal? Hoje eu falo aqui nesse texto sobre duas experiências realmente “redondinhas” de turismo de isolamento em cabanas isoladas que tive neste 2021. Viajando de carro aqui no Brasil mesmo.

Duas cabanas/casas de aluguel de temporada isoladas nas montanhas, mas com todos os confortos da contemporaneidade – e seguras inclusive para mulheres viajando sozinhas. Uma na Mantiqueira paulista, outra no sul de Minas. Ambas novinhas, bem pensadas, rodeadas de natureza – e nascidas justamente durante a pandemia. Bônus: uma delas ainda é 100% sustentável <3

Leia mais sobre turismo de isolamento aqui.

.

.

.

MORADA ALTO DA CASCAVEL – Córrego do Bom Jesus, Minas Gerais

Se você está procurando uma opção democrática de turismo de isolamento sustentável, vai ser difícil encontrar alguma melhor que essa: Morada Alto da Cascavel (@sitioaltodacascavel), em Córrego do Bom Jesus, sul de Minas Gerais.

O jovem casal de proprietários, Fernanda e Emiliano, mudaram de mala e cuia da capital paulista para uma vida sustentável no sul de Minas em plena pandemia. E curtiram tanto a experiência que resolveram construir uma segunda casa no imenso sítio que possuem nas montanhas justamente para dividir com turistas um pouquinho dessa boa vida.

Localizado próximo à turística Gonçalves, o sítio é pura tranquilidade, dia e noite. A vista panorâmica para as montanhas é impossível de ser descrita – e não há foto ou vídeo que faça jus à beleza que vemos no local.

A casa que construíram para aluguel de temporada é 100% sustentável e fica afastada o suficiente da casa dos proprietários para que todos tenham absoluta e total privacidade. Não há ninguém nunca à vista no horizonte e crianças e pets são sempre bem-vindos. Mas, é claro, o casal está sempre à disposição dos hóspedes via Whatsapp, caso haja alguma dúvida.

No sítio, Fernanda e Emiliano purificaram a nascente de água, criaram viveiros, plantaram café e outras delícias, e hoje batalham até pela criação de um corredor de biodiversidade para preservar espécies de macacos da região – dentre inúmeras outras iniciativas sustentáveis

A casa conta com cozinha, área de refeições, área de descanso, lareira, quarto com cama de casal, banheiro (com ducha e banheira) e uma imensa varanda com mesa, cadeiras e rede. Além disso, tem um gramado novinho privativo também com área para fogueira.

A 1500m de altitude e com vistas panorâmicas impressionantes para as montanhas da região, a casa de aluguel de temporada tem materiais demolição na construção e em parte dos móveis, painéis solares para água quentíssima no banho e nas torneiras, água potável da mina em todas as torneiras, ventilação completa em todos os ambientes e vista panorâmica para as montanhas de absolutamente todos os cômodos – inclusive do chuveiro e da banheira!

A pequena cozinha é equipada para que todo mundo possa preparar suas refeições ali mesmo, sem quebrar o isolamento. Mas, apesar de bem afastado da cidade, o sítio também é atendido por diferentes serviços de delivery (inclusive pizzaria!) de quarta a domingo – pra quem quiser variar o cardápio.

Há internet de boa qualidade para quem quiser trabalhar remotamente de lá como eu, espaço de sobra super seguro para caminhadas de todo tipo e, se quiserem, os hóspedes também podem participar das atividades rurais do dia-a-dia do casal, ajudando na colheita da horta, por exemplo. Ou explorar os arredores, repletos de trilhas, cachoeiras, estradinhas cênicas, pequenos produtores orgânicos e distritos rurais cheios de charme bucólico.

Os detalhes da minha estadia por lá você confere no instagram @maricampos.

LEIA TAMBÉM: Sete hotéis e pousadas sustentáveis no Brasil

.

.

.

NOMAD PLACE – Brasópolis, SP

As cabanas da Nomad Place (@_NomadPlace) são um grande case da pandemia. Isoladas em plena Serra da Mantiqueira, em Brasópolis, arredores de São Bento do Sapucaí, SP, nasceram na pandemia e estão se multiplicando em velocidade impressionante.

O paulistano Halmer Marques e sua esposa construíram uma pequena cabana para escaparem aos finais de semana num terreno de 50 mil metros quadrados com vista desobstruída para a Mantiqueira.

Com o turismo de isolamento crescendo na pandemia, resolveram colocá-la para aluguel de temporada; e o sucesso foi tão grande que agora já são cinco (duas cabanas, uma tiny house e dois domos geodésicos) e mais três unidades (incluindo duas casas na árvore) serão entregues até outubro. Ainda com suficiente distanciamento entre elas.

Suficientemente distantes umas das outras e com vistas desobstruídas para a Mantiqueira, todas as cabanas têm cama de casal, roupa de cama e banho de excelente qualidade, wifi (intermitente), banheiro completo (incluindo banheira com vista), churrasqueira, jardim e fogueira privativos, varanda, lareira e cozinha. 

Há também uma pequena horta orgânica da qual os hóspedes podem se servir e todo hóspede recebe um kit de boas vindas com produtos regionais (café, azeite, geleia etc). Deliveries não chegam ali, mas há um micro empório de autosserviço para compras de última hora e possibilidade de encomendar cestas de café da manhã com produtos frescos da região, entregues diretamente nas cabanas.

Há muito espaço para caminhar nos arredores e até um pequena cascata acessível por uma pequena trilha. Ali crianças e pets também são sempre bem-vindos.

Os detalhes da minha estadia por lá estão salvos nos destaques e no feed do meu instagram @maricampos.

.

.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM! 

Leia mais sobre turismo de isolamento aqui.

.

.

.

2 Comentários

  1. Hola, Mari
    Gostei das duas acomodações. As vistas das casas Morada Alto da Cascavel e do Nomad Place são de tirar o fôlego. Valeu a pena a viagem. Além disso, eles são muito solitários. Ideal para um casal apaixonado.
    Perfectas para estos tiempos complicados…
    Beijos
    Carmen

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*