Ventilação adequada nos hotéis e pousadas é fundamental

Ventilação adequada nos hotéis e pousadas é fundamental em tempos de pandemia

Nestes nossos tempos tão complicados, espaços bem ventilados se tornaram cruciais para nossa segurança. Para viver, trabalhar, viajar, a ventilação adequada (preferencialmente abundante e cruzada) é uma das principais armas de combate à pandemia da Covid-19 – junto ao uso das máscaras e do distanciamento social, é claro.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Já sabemos, através de estudos científicos reais (e não das fake news do tiozão do Whatsapp 😉 ) que atividades ao ar livre são SEMPRE mais recomendadas e seguras que atividades em ambientes fechados e/ou mal ventilados – em qualquer lugar – enquanto durar a pandemia.

Mas, mesmo com todo esse conhecimento científico espalhado por todo canto, há tanto tempo, infelizmente ainda há diversas pousadas e hotéis no Brasil que não dão a devida atenção a isso. E é também nossa responsabilidade como turistas exigir esse cuidado.

.

.

.

HOTÉIS E POUSADAS PRECISAM VENTILAR BEM SEUS AMBIENTES

Ventilação adequada nos hotéis é fundamental. Tenho pesquisado exaustivamente hotéis e pousadas antes de fazer minhas escolhas de viagem na pandemia, justamente para que minhas estadias (sempre buscando o turismo de isolamento, é claro, porque distanciamento social ainda é essencial) sejam o mais seguras possíveis.

LEIA TAMBÉM: 10 hotéis e pousadas para fazer turismo de isolamento no Brasil

Busco sempre propriedades que ventilem bem TODOS os seus ambientes, sejam os quartos/chalés ou principalmente as áreas comuns – e isso obviamente inclui restaurantes.

Ainda assim, por uma pequena falha de comunicação na época da reserva, tive uma experiência ruim no primeiro semestre em uma pousada em região serrana de São Paulo que mantinha inacreditavelmente TODAS as muitas janelas (muitas mesmo!) do salão do café da manhã fechadas.

O restaurante é justamente o local de qualquer hotel ou pousada no qual todos os hóspedes obviamente ficam sem máscaras, pois estão ali para fazer sua refeição. Portanto, restaurantes precisam ter a ventilação mais abundante e bem feita possível. Se tiver espaço para comermos ao ar livre, melhor ainda!

Quando questionado, o proprietário disse que isso “não constava nos protocolos turísticos estabelecidos pela empresa que ele seguia” e, pasme, que “nenhum hóspede tinha reclamado antes”…

LEIA TAMBÉM: 6 dicas para viagens mais seguras na pandemia

.

.

.

NÃO TENHA VERGONHA DE EXIGIR ESPAÇOS BEM VENTILADOS

Pessoal, não podemos ter vergonha de zelar pela nossa SAÚDE. Hotéis e pousadas têm que cuidar o tempo todo da saúde e do bem-estar de seus hóspedes e de seus funcionários, sim! Só assim poderemos continuar viajando com alguma segurança durante a pandemia – e passarmos para o tão esperado “pós-pandemia” o quanto antes.

Sabemos que esse ainda NÃO É infelizmente o momento de socializar nas áreas comuns da hotelaria. Então procure sempre por cantinhos ao ar livre durante a sua estadia, valorize hotéis e pousadas com lugares abertos ou muito bem ventilados para comer (são muitos, e dos mais diversos nichos, acredite!), pesquise muuuuuito antes de escolher sua acomodação. Leia as reviews recentes na internet, fuce o instagram do lugar, converse com seu agente de viagens.

E insisto: por favor, não tenha vergonha de pedir sempre para abrirem o máximo possível de portas e janelas nos hotéis e pousadas que você frequentar. Se os ambientes que você frequenta estiverem sempre muito bem ventilados, eis aí um passo fundamental para garantir a segurança sanitária de todos e passar por isso o mais rápido possível.

.

Escrevi também sobre hotelaria e a ventilação adequada dos ambientes para o Estadão; você pode ler clicando aqui.

.

ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

.

1 Trackback / Pingback

  1. Pousada simples que está fazendo tudo certinho na pandemia | MariCampos.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*