Paris quer ser uma cidade muito mais sustentável até 2030
Qualidade de vida, turismo e sustentabilidade podem e devem andar lado a lado. Foi pensando nisso que Paris desenvolveu um plano para ser também uma “cidade de 15 minutos”.
Similar às chamadas “smart cities”, ideia principal por trás dessa denominação “cidade de 15 minutos” é que cada bairro/arrondissement da capital francesa possa ser em breve autossuficiente. Ou seja, que todo morador possa ser capaz de estudar, cuidar da saúde, trabalhar, se divertir e consumir a no máximo 15 minutos de distância da própria casa – com serviços de produtos de qualidade, é claro.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
.
Uma cidade cada vez mais sustentável
Desde 2015, Paris tenta se transformar em um destino cada vez mais sustentável para moradores e turistas com implantação de medidas em diversas frentes.
Alguns projetos são bastante polêmicos e nem todos os parisienses e moradores da cidade apoiam todas as medidas – principalmente as que envolvem obras apressadas para as Olimpíadas 2024 / Paris 2024.
Mas algumas mudanças práticas são realmente interessantes, são a inclusão de quase mil quilômetros de ciclovias cruzando a cidade, mais áreas verdes em diferentes regiões, reaproveitamento de espaços públicos, menos carros nas ruas, mais foco nos pedestres nas novas obras de urbanismo.
CLIQUE AQUI PARA LER TUDO QUE JÁ FOI PUBLICADO NO BLOG SOBRE PARIS
.
Diversos “cartões-postais” parisienses já foram redesenhados com sucesso nos últimos anos, das margens do Sena sem automóveis à nova praça da Bastilha com árvores e espaços de convívio social, ou o privilégio de pedestres e ciclistas na icônica rue de Rivoli. A Champs-Élysées deve ser completamente transformada até 2030, com muito mais espaço para o verde e os pedestres.
Por aqui, sigo sempre na torcida por destinos cada vez mais focados em sustentabilidade, práticas regenerativas e turismo realmente responsável.
LEIA MAIS sobre turismo sustentável
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
.
Faça um comentário