Confira a sugestão de cinco museus para fãs de vinhos, instalados em diferentes países
Dia desses, uma revista do nicho de vinhos e enoturismo me entrevistou e me pediu para listar cinco museus para fãs de vinhos, em diferentes partes do mundo, que eu gostasse muito. Percebi que esse é um conteúdo que eu ainda não tinha trazido pra cá e vou dividir essa listinha que fiz para eles com vocês também.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Sou doida por vinhos e bem fã de bons museus também. Então já visitei muitos museus dos mais diferentes tipos e tamanhos ligados ao universo dos vinhos em diferentes regiões ligadas ao enoturismo – embora nem todos tenham sido interessantes.
Vou reunir aqui cinco dos mais legais que visitei. E acho que, para o turista leigo, sempre há a possibilidade de aprender um pouco mais sobre esse universo; então considero sempre válido visitar.
VEJA TAMBÉM: Como escolher malas e acessórios de viagem para vinhos
.
.
Cinco museus para fãs de vinhos
Aqui eu listo cinco museus ligados ao mundo do vinho, em diferentes países, que eu acho realmente muito bons e completo – tanto que alguns deles visitei mais de uma vez, em diferentes viagens.
Gosto muito desses museus abaixo também porque acho que são todos tão bem produzidos e pensados que se tornam excelentes programas inclusive para quem NÃO se interessa por vinhos!
Então vamos lá para esse pequeno giro enoturístico pelo mundo:
.
1) D’arenberg Cube Museum, McLaren Valley, Austrália. Localizado em uma das mais bonitas regiões vinícolas da Austrália, esse edifício ultra contemporâneo semelhante a um cubo torcido já chama a atenção de longe, isolado entre um mar de vinhedos e colinas. São cinco andares de um espetacular museu de realidades alternativas misturado à cultura do vinho, com direito a sala sensorial, fermentador virtual e diversas outras experiências táteis mesclando vinho e arte. Tem também um excelente restaurante e um espetacular bar para degustações no último andar, com vistas panorâmicas para o vale.
LEIA MAIS sobre viagens na Austrália aqui.
.
2) WiMu, Barolo, Itália. Um museu bastante inovador quando foi aberto, fica instalado nos cômodos e halls de um castelo milenar, em uma das mais importantes regiões vinícolas do mundo. É também chamado popularmente de Barolo Wine Museum e tem curadoria incrivelmente bem feita, mostrando como a história do vinho é indissociável da história da humanidade, das expressões artísticas, da formação de povos e até da delimitação de territórios.
LEIA MAIS sobre viagens na Itália aqui.
.
3) Cité du vin, Bordeaux, França. Uma espetacular e imensa construção contemporânea à beira rio, que destoa imensamente do skyline de Bordeaux – mas que possui um dos mais completos e didáticos museus para leigos aprenderem verdadeiramente sobre vinhos, da história ao cultivo. Extremamente interativo, é perfeito inclusive para famílias com crianças. E tem um bar no último andar com vinhos literalmente do mundo inteiro para escolhermos o que queremos experimentar como degustação incluída no ingresso. A vista panorâmica para a cidade lá do alto também é incrível.
LEIA MAIS sobre viagens na França aqui.
.
4) Vivanco Wine Museum, Rioja, Espanha. O museu está localizado entre nove mil metros quadrados de vinhedos, rodeados pela espetacular paisagem natural de La Rioja. E ocupa sozinho quase metade dessa área, entre salões e halls que contam milhares de anos de história do vinho, com mostras permanentes e temporárias. Tem também um espetacular “Jardim de Bacco”, com mais de duzentas variedades de uvas do mundo todo, pra gente relaxar ao final da visita.
LEIA MAIS sobre viagens na Espanha aqui.
.
5) Museu do Douro, Vale do Douro, Portugal. Localizado na pequena Peso da Régua, suas salas resgatam a memória e a cultura da região vitivinícola do Douro, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Instalado na antiga Casa da Companhia Velha, um edifício emblemático na história regional, o museu brinca o tempo todo com o antigo e o contemporâneo na arquitetura e no design, e também em seu acervo de exibições temporárias e permanentes (que contam também a história do vinho do Porto). E ainda tem uma linda biblioteca, um restaurante e um imperdível (claro!) wine bar com vista para o Douro.
LEIA MAIS sobre viagens em Portugal aqui.
.
.
Ressalva importante: todas essas visitas foram feitas pré-pandemia, em diferentes anos. Então algo pode ter mudado tanto no conteúdo quanto no funcionamento dos museus. Confira sempre as informações nos sites dos próprios museus antes de programar sua visita 🙂
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
LEIA MAIS sobre enoturismo aqui.
.
.
.
Faça um comentário