Como é se hospedar na Fazenda Santa Vitória, em Queluz, no Vale do Paraíba, SP
Passar uns dias rodeado por natureza, com muitos espaços ao ar livre à disposição, tem sido a receita ideal das escapadas da pandemia para muita gente. E foi mesmo com isso em mente que fiquei hospedada na Fazenda Santa Vitória no último feriado da Independência.
ACOMPANHE AS DICAS DA @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Associado BLTA, o hotel Fazenda Santa Vitória fica localizado em Queluz, Vale do Paraíba, já quase na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Não se trata de nenhuma forma de um “hotel fazenda” brasileiro tradicional. Tampouco é um hotel de luxo, apesar do custo elevado da hospedagem.
Seu maior atrativo, para mim, é justamente fugir do estereótipo e focar de verdade na SUSTENTABILIDADE.
LEIA TAMBÉM: Movimento do slow travel retorna ainda mais forte
.
.
Como é o hotel Fazenda Santa Vitória
Há cerca de quatro anos e meio, a junção de quatro fazendas deu origem ao projeto Fazenda Santa Vitória, que passou então a funcionar como hotel. A imensa propriedade adotou desde o começo práticas sustentáveis e regenerativas em sua operação e oferece aos hóspedes hoje inúmeros gramados, jardins, trilhas, riacho e até cachoeira.
A Santa Vitória funciona apenas de quinta-feira a domingo e durante feriados. Não se trata também de um “hotel fazenda” tradicional. Ali não há programação diária de atividades, equipe de monitores ou qualquer tipo de entretenimento infantil. É pensada muito mais para adultos que para famílias com crianças.
Também não é um hotel de luxo; não espere excelência em serviço nem acomodações impecáveis, por exemplo. Mas tem gostosa gastronomia bem brasileira, com quase tudo que é servido ao hóspede sendo produzido ali mesmo, com ingredientes locais, sazonais e bem frescos.
LEIA TAMBÉM: 10 hotéis e pousadas no Brasil para fazer turismo de isolamento
.
Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória
.
Como são as refeições da Fazenda Santa Vitória
A maioria das refeições, apesar do menu bastante enxuto (uma única opção de entrada, uma única opção de sobremesa e três opções de prato principal), é servida à la carte, com ótima apresentação, com todos os hóspedes reunidos no mesmo restaurante e sua varanda coberta anexa.
Apesar dos muitos espaços abertos por toda a fazenda, apenas um máximo de duas refeições semanais são servidas ao ar livre. Uma nos belos jardins da casa sede e outra no quincho, próximo à cachoeira, parcialmente ao ar livre. Mas vale saber que a refeição do quincho é servida invariavelmente em sistema buffet, mesmo atualmente. Durante a minha estadia, foi uma feijoada.
O café da manhã foi de longe minha refeição preferida. Ingredientes extremamente frescos e saborosos, com 100% dos alimentos produzidos no próprio hotel. Ótimas geleias e pratos com ovos, e a granola e o iogurte da casa são espetaculares!
As mesas são sempre fixas por quarto. Ou seja, você tomará café, almoçará e jantará todos os dias na mesma mesa, durante toda sua estadia. Minha dica: peça para montarem sua mesa isoladinha na varanda lateral do restaurante. Você tem mais distanciamento dos outros hóspedes e muito verde à vista.
Todos os dias, às 17h, uma mesinha da casa sede tem café, chá e um bolo disponível para os hóspedes.
LEIA TAMBÉM: Como se proteger em voos e aeroportos durante a pandemia?
.
Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória
.
Como são as acomodações da Fazenda Santa Vitória?
Há distintos tipos de acomodações no hotel Fazenda Santa Vitória. Fiquei hospedada nas menores e mais simples, as chamadas “suítes sede”. Mas vale saber que são pequenas, antigas e não têm nenhuma privacidade. Ficam dentro da casa sede, com entra e sai e falação de hóspedes e funcionários o dia todo – inclusive de manhã cedinho.
As suítes 1 e 2 pegam também todo o barulho da piscina, logo ao lado, ficando bastante expostas durante o dia. Os mosquiteiros também não vedam perfeitamente as janelas e todas as noites recebi a visitinha de alguns insetos.
Camas confortáveis, bons lençóis e toalhas, amenidades de banho da Trosseau. As cabeceiras contam com simpáticas moringas de cerâmica abastecidas duas vezes ao dia com água filtrada fresca. Não há televisão nem estrutura para home office/hotel office, mas há boa conexão à internet.
O ideal é escolher as acomodações “suítes quintal”, “casas do pomar” ou “casas da montanha”. Todas essas são muito mais novas, com decoração e facilidades muito mais contemporâneas, muito mais espaço e ainda por cima contam com algum espaço ao ar livre próprio – o que faz muito, muita falta nas suítes-sede.
LEIA TAMBÉM: Sete hotéis e pousadas ligados ao vegetarianismo no Brasil
.
Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória
.
Como é a infraestrutura para lazer
Você vai precisar do seu carro para curtir o melhor da fazenda. Para curtir os gramados desertos, riacho, cachoeira etc, você vai precisar do seu carro – dada a topografia bem acidentada do terreno, é puxado fazer algumas das distâncias à pé ou de bicicleta.
Mas restaurante, piscina, caldário, sauna, quadra de tênis, espreguiçadeiras, horta e pomar ficam todos bem pertinho da casa sede e da maioria das acomodações (apenas as casas da montanha ficam isoladas e precisam do carro inclusive para as refeições).
Há bicicletas para livre empréstimo na casa sede, inúmeras áreas para trilhas e é possível agendar (mediante pagamento) passeios à cavalo.
A Fazenda Santa Vitória vai ganhar até o final do ano novo restaurante, um spa e uma queijaria própria, com espaço para degustações organizadas.
LEIA TAMBÉM: Como funcionam os seguros viagem na pandemia?
.
Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória Hotel Fazenda Santa Vitória
.
Um hotel fazenda sustentável
A fazenda, originalmente voltada para exploração de madeira e pecuária extensiva, desde que virou hotel promove reflorestamento, conservação e manejo sustentável da terra. E parte significativa do que chega à mesa do hóspede é produzida ali mesmo, em suas terras.
A equipe do hotel é composta majoritariamente por membros das famílias dos empregados originais da fazenda, que moram ali mesmo até hoje. O resgate e a preservação das referências histórico-culturais da região acontece em várias iniciativas, incluindo a Casa do Arado, uma pequena casa-museu dentro da fazenda, desenvolvida em parceria com o Instituto Arado.
Plásticos não circulam na propriedade, que tem também água filtrada sempre disponível para os hóspedes em moringas e filtros nos quartos, na casa sede e no restaurante. As amenidades são colocadas em grandes dispensers reutilizáveis nos quartos, evitando desperdícios e miniaturas plásticas.
O hotel já é autossuficiente energeticamente, através de diversos painéis solares instaladas em vários pontos da propriedade. E ainda planeja construir em breve uma pequena termoelétrica para que seja capaz de gerar energia positiva (gerar mais do que consome).
LEIA TAMBÉM: Sete hotéis e pousadas sustentáveis no Brasil.
.
Fui no meu próprio carro e o acesso é bastante fácil. São poucos minutos de estrada de terra entre a Dutra e a entrada da fazenda. A partir de São Paulo (capital) são cerca de 3h30 a 4h de viagem.
Encontre mais informações sobre a Fazenda Santa Vitória aqui.
.
ACOMPANHE AS DICAS DA @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
Faça um comentário