Vale a pena viajar para as Maldivas na baixa temporada, época das chuvas?
.
.
.
Vale a pena investir em uma viagem às Maldivas na baixa temporada? ???? Essa foi, de longe, a pergunta que mais recebi durante essa minha viagem mais recente pelo arquipélago (que, se você não acompanhou, pode acompanhar aqui no @maricampos). E a minha resposta não agrada muita gente. Senta que vem textão ?
Viajar às Maldivas é SEMPRE um investimento alto, independentemente da época do ano ou do perfil do viajante. A despesa com hospedagem e voos é sempre bastante considerável ali. É um destino longínquo para brasileiros, e mesmo os resorts mais econômicos têm custos elevados nas diárias. Afinal, a maioria dos hotéis nas Maldivas ocupa sozinho uma ilha, é um destino em si e precisa ser 100% autossuficiente. A gente vai dormir, comer, passear, viver tudo ali, no mesmo lugar.
Os valores das hospedagens nas Maldivas na baixa temporada despencam, sendo a oportunidade de fazer o destino caber no orçamento de muito mais gente. Mas eu acho que viajar para lá durante as monções é um investimento de alto risco – e é preciso ter consciência disso.
COMO PLANEJAR UMA VIAGEM ÀS MALDIVAS?
.
.
Como é viajar para as Maldivas na baixa temporada
Muita gente diz que na estação chuvosa (que vai geralmente de maio a setembro, mas pode entrar em outubro também) o tempo “abre e fecha”. Mas a verdade é que às vezes ele só “fecha” por vários dias ? E venta muito, praticamente o tempo todo, deixando o mar sempre agitado.
Quando chove muito forte, a verdade é que fica difícil até sair do nosso quarto ou villa. E é bom colocar tudo isso na listinha dos prós e contras antes de fechar sua viagem.
Julho e agosto são historicamente os piores meses para viajar às Maldivas. As chuvas são mais frequentes e mais fortes, muito vento (capaz de causar danos a alguns hotéis) e mar muito agitado. Eu dei muita sorte e peguei só dois dias inteiros de chuva de chuva desta vez; mas, mesmo assim, choveu bastante em todos os dias da viagem – exceto o último.
A mescla de chuva, nublado e sol, com acomodações com preços mais camaradas, pode dar muito certo para a maioria dos turistas. Mas conheci na minha chegada um casal que passou a semana toda debaixo de chuva, literalmente; e realmente isso pode acontecer na chamada “estação chuvosa” (maio a começo de outubro), que ali podem se tornar monções bem potentes (neste ano, teve hotel parcialmente danificado devido à força dos ventos).
Para pegar as “Maldivas do Instagram” garantidas, com muito sol, céu azul e mar turquesa piscininha, o ideal é viajar mesmo de novembro a abril – não à toa, a alta temporada local, com preços mais salgados na hotelaria.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
Joali Being Maldivas Joali Being Maldivas Joali Being Maldivas
.
A escolha do resort nas Maldivas é fundamental
Escolher bem o resort onde a gente se hospeda nas Maldivas é mais importante que em qualquer outro destino. Como disse acima, como em geral cada hotel ocupa uma ilha diferente, cada um É o próprio destino em si. E, diante da possibilidade de enfrentar mau tempo na estação chuvosa, fica mais importante ainda escolher muito bem sua acomodação.
Eu fui agora em agosto sabendo perfeitamente que podia passar a viagem toda debaixo de chuva. Ter essa consciência é fundamental para aproveitar o que vier (ainda que, obviamente, a gente se frustre quando o dia todo passa debaixo de chuva). Obviamente celebrei feliz da vida e curti muito (mesmo!) cada momento de tempo firme ou ensolarado na ilha.
A minha viagem agora em agosto foi linda, mesmo com chuva e ausência do mar turquesa piscina que é a cara das Maldivas, em grande parte por mérito do hotel onde estava hospedada. Com o foco do Joali Being em bem-estar e não simplesmente em “férias na praia”, a maioria das atividades dos hóspedes ali não dependem do “bom tempo”. Podia cair o mundo lá fora que a massagem, a yoga, a terapia na água, o workshop de herbologia ou a terapia dos sons continuavam firmes e deliciosos; as refeições seguiam impecáveis nos restaurantes. Aproveitei horrores minha villa linda para ler, descansar, cuidar de mim. Quando abria o tempo, eu corria feliz para a praia e meus passeios em bicicleta pela ilha.
Confira mais detalhes e valores do Joali Being aqui.
O Joali Being é o único resort focado em bem-estar das Maldivas, mas vários outros hotéis por lá oferecem diversas atividades legais além da vida na praia. Para quem vai na baixa temporada, dar prioridade para esse tipo de resort é importante; assim ninguém fica entediado se acontecer um período muito grande de chuva forte direto.
Dá para ler reviews de outros hotéis nos quais já me hospedei nas Maldivas neste link aqui.
.
.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
.
Faça um comentário