Confira dicas sobre como viajar de trem de graça na Espanha graças a um novo abono do governo federal local
.
.
.
TREM DE GRAÇA NA ESPANHA! ??? Sabia que qualquer pessoa pode viajar de trem de graça na Espanha? É isso mesmo: eu viajei de graça de trem na Espanha, como turista, agora em março e abril! Já salva esse post para não esquecer – ou encaminha para aquele amigo com viagem marcada para o país.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
O governo espanhol liberou, desde o segundo semestre do ano passado, um abono para estimular itinerários de trem de curta e média distância que pode render viagens em trem totalmente gratuitas pelo país.
O abono é válido para rotas de curta distância Cercanías e Rodalies (trens suburbanos) e também rotas de Media Distancia (percursos inferiores a 300km) operadas pela empresa ferroviária nacional Renfe.
LEIA MAIS sobre turismo na Espanha aqui.
.
.
Como viajar de trem de graça na Espanha
Funciona assim: para os trens de média distância, você compra o abono por 20 euros no próprio site ou app da Renfe com seu cartão de débito ou crédito para uma rota específica (eu comprei para a rota Madri-Salamanca, que faria ida e volta). O objetivo deste depósito é confirmar que o usuário vai fazer diferentes viagens naquela mesma rota.
Daí você reserva suas passagens daquele itinerário normalmente no site ou app da Renfe, nos dias, trens e horários que quiser, inserindo o seu abono em “Formalizar viaje” ou “Nueva formalización” para que a viagem tenha custo zero.
Sim! Com o abono, você simplesmente não paga por quaisquer viagens que fizer nessa rota durante um quadrimestre inteiro. No caso do Cercanias (que inclui trajetos desde o aeroporto, por exemplo), esse abono custa apenas 10 euros! E tem mais: para qualquer um dos casos, o valor do depósito será devolvido (!!!) a quem completar 16 viagens na mesma rota em quatro meses.
Foi assim, comprando o abono de 20 euros para as rotas de Media Distancia, que eu viajei de graça de Salamanca a Madri. Se eu tivesse comprado os bilhetes ida e volta sem o abono, eles sairiam, na melhor das hipóteses, 40 euros no total – que é o valor mais baixo possível nessa rota.
Mesmo descontando o valor pago pelo abono (20 euros), um dos trechos saiu completamente grátis. Lembrando que, como os trens de alta velocidade Alvia também estão incluídos no abono, um único trecho da viagem poderia custar bem mais que os 20 euros do abono!
O ideal é comprar o abono no app ou no site, ainda em casa, para fazer tudo com calma; mas você também pode comprar nas máquinas de venda automática ou nos guichês das estações.
A ideia desta medida do governo espanhol com esta medida é contornar a inflação crescente na Espanha (para os residentes) e também promover o transporte transporte público, reduzindo o uso de veículos particulares e as emissões de carbono em geral em um meio de transporte seguro, confortável e sustentável. E, como não existem restrições (ao menos não por enquanto), isso acaba beneficiando também os turistas como eu e você. Bem bom, né? Ganha o meio ambiente e ganha o nosso bolso 🙂
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
Oi Mari,
uma dúvida, precisa ser a mesma rota? por exemplo eu gostaria de viajar para Madrid e estou em Barcelona, mas também queria ir a Valência e Sevilla, tem alguma maneira de usar essa modalidade para todos os destinos?
O abono é para viajantes frequentes de uma mesma rota e cada abono só é válido em uma única rota. Mas você pode comprar dois abonos, para essas duas rotas – ou comprar quantos abonos quiser, para quantas rotas quiser 🙂
Oi Mari, obrigado pela resposta!!
Usei ele para ir para Madrid, foi bem tranquilo, o unico problea é que o trem é realmente bem mais lento e acabou sendo uma viagem de 8 horas.
Você sabe dizer se existe algum tipo de punição caso eu saia do trem no meio do trajeto?
Oi, Ayrton. Tudo bem? Teoricamente não pode; o abono é válido unicamente para fazer o trecho todo que você escolheu. Mas realmente não saberia dizer qual seria a “punição” no caso de descumprir as regras do abono.
Ayrton se descobrir depois se há ou não alguma consequência por sair no meio da rota, avisa… Já tô aqui pesquisando sobre o abono
Mari, o trajeto é ida e volta, né?
Sim. Trajeto é o itinerário definido entre dois pontos/cidades; tanto faz se ida ou volta.
Olá. Boa noite . Esse abono seria só para residentes ? Ou eu residente em Portugal que faço sempre uma rota dentro da Espanha para ver meu neto, também consigo? Faria Badajoz/ Madrid- Madri / Pamplona.
Olá, Luciana. EXATAMENTE como diz o post, esse abono é válido para qualquer pessoa (turista ou residente) nas rotas de curta e média distância dentro do país.