Antártida ou Antártica? Não importa, no final das contas (até porque, até hoje, com acordo e desacordo, há controvérsias na língua portuguesa 😀 ) – aqui nesse link você vai encontrar tudinho que procurava para planejar sua ida para esse continente gelado.
Trata-se de um dos mais míticos roteiros de viagem; seja você fã das grandes navegações e íntimo dos grandes exploradores (de Shakleton e Scott a Amyr Klink, irá se apaixonar pela aventura, certamente. Como é o cruzeiro, como comprar, de onde sai, como funciona, como é atravessar o Drake, quais os principais pontos de “escala” no continente antártico, que animais se vê mais facilmente e muito mais. Tudo-junto-e-misturado AQUI.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Bom dia Mari !
se voce puder me ajudar numas dúvidas, fico muito grato!
Minha esposa esta doida pra visitar a Antártida! Ela tem espírito aventureiro. Já eu sou mais pacato, até meio medroso com situações de risco.
Tenho 47 anos, apesar de magro, meu preparo físico é péssimo! Fizemos um cruzeiro pelo litoral brasileiro, 4 noites, e de volta para casa passei alguns dias meio tonto.
Enfim… eu queria acompanhá-la à Antártida! Será esta uma viagem muito radical para mim? Ou com um pouco de preparo, disposição e bom humor, vai correr tudo bem?
Alguma sugestão ?
Agradeço sua atenção,
Wagner Vieira
Wagner, pode ir tranquilo! Você vai precisar de comprimidos ou patch para os enjoos durante a travessia do Drake (leia os posts para entender direitinho), mas já fique sabendo de antemão que os cruzeiros para a Antártida são sempre adequados para todas as idades. Não é preciso preparo físico porque as trilhas são super tranquilas, de baixa dificuldade – e os trajetos são curtos; você pode parar a qualquer momento se cansar e esperar o resto da turma “descer” para voltar para o barco (acredite em mim, porque eu sou bem pouco aventureira!). Há famílias que viajam para lá com crianças e pré-adolescentes e é sempre muito comum ter gente de bastante idade por lá – no meu cruzeiro, havia uma senhorinha russa de 83 anos e outra australiana de 79, ambas com dificuldade para andar, mas as duas participaram de todas as atividades, no seu ritmo, sem problemas (e o pessoal dos navios é sempre bem treinado para ajudar). Pode ir tranquilo, vocês vão amar 😀
🙂 Fiquei muito feliz com sua resposta!!! Obrigado !!!! 🙂
Bom dia Mari,
Seu blog é muito legal. Peço sua ajuda.
Eu estou com muita vontade de ir à Antártida, mas estou com medo porque minha filha tem 7 anos e meu marido usa uma prótese na perna, apesar de caminhar bem. Já viajamos para Fernando de Noronha, Amazonas, etc.
Mas esse roteiro parece mais radical, e te pergunto se entrar e sair dos botes é difícil, se caminhar, ainda que só um pouquinho é tranquilo. E a passagem do Drake?
Estou entre Antártida e cruzeiro Australis na Patagônia.
Oi, Valeria. Se vc ler todos os posts que estão linkados nesse (ou copiar esse link no seu navegador http://www.maricampos.com/tag/antartida/) vai encontrar respostas detalhadas para todas essas perguntas. Conto nos posts sobre como eram as caminhadas, os passeios em bote etc, e também tem um só sobre a passagem do Drake. Para entrar e sair dos botes vai ter sempre gente para ajudar e o grau de dificuldade das caminhadas não é alto, não. Além disso, cada um pode caminhar o quanto quiser, em seu próprio ritmo – como eu conto nos posts, há muitos idosos que fazem essa viagem. Quando vc for comprar seu cruzeiro para lá, vc, marido e filha terão que preencher fichas, e seu médico também, atestando como anda a saúde de vcs, igualzinho eu tive que fazer no ano passado 😉 É uma tremenda viagem, recomendo muito.
O cruzeiro no Australis é muito mais simples, em todos os sentidos. São poucos dias de cruzeiro (cerca de 4 contra os pelo menos 9 de uma viagem à Antártida), num ritmo mais relaxado, com mais mordomias e sem Drake para cruzar 😉 A viagem é linda, adorável, também recomendo muito.
Bom dia Mari,
eu gostaria de saber se você foi para a Antártida com uma agência de turismo ou foi por conta própria mesmo? Se é mais barato e se tem como negociar diretamente com a agência de Ushuaia?
E mais uma coisa, que tipo de roupa eu preciso levar? Eles fornecem casacos ou algo do tipo?
Obrigado.
Henrique, eu fui por conta própria, reservando direto com a companhia marítima. Mas vc pode, é claro, comprar os cruzeiros para Antártida também através de qualquer agência de viagem brasileira mesmo. Para sair mais barato, só pegando os no-shows lá em Ushuaia, mas é uma loteria: vc fica numa lista de espera das agências locais (mas você precisa estar LÁ pra isso), esperando se algum passageiro não aparece ou se há liquidação de última hora de alguma cabine não lotada por um dos navios.
Quanto às roupas, algumas armadoras fornecem uma jaqueta incluída no preço do cruzeiro; mas nem todas. A minha, por exemplo, não fornecia nada. Leve roupas de frio comuns, como roupas para esquiar, por exemplo – uma calça impermeável, uma jaqueta quentinha impermeável, roupa térmica por baixo (calça e blusa, pode ser Decathlon da vida mesmo) e meias térmicas com botas de trekking impermeáveis ou de neve (porque muitas vezes você vai pisar na neve mesmo). Quando há muito sol, esquenta e você vai querer tirar a jaqueta; então não vale a pena se encapotar muito, não (é muito menos frio do que se imagina; em dezembro, cheguei a pegar dias com 8 graus positivos). Luvas e gorro (ou protetores de orelha) são altamente recomendáveis.
Mary, tudo bem ? Estamos planejando fazer uma viagem de carro, com destino final a Antártica saindo de Sao Paulo. Nos somos em 6 pessoas, eu e meu marido e mais 4 crianças de 10,8,6 e 5 anos. Gostaríamos de dicas, aonde parar, quais os principais locais que devemos conhecer, a travessia para a Antártica, o que você puder nos ajudar. Agradecemos muito,
grande abraço e muito obrigado
Roberta
obs: Estamos pensando em viajar 25 dias, saindo de SP antes do Natal e retornando em Janeiro.
De carro até a Antártica é impossível, né, Roberta? 🙂 O máximo que dá pra vocês fazerem é descer de carro até Ushuaia, no extremo sul da Argentina, de onde sai a maioria dos navios que vão até a Antártica – mas é uma viagem BEM longa pra se fazer de carro, ainda mais com crianças. Vcs já pensaram nisso? Os cruzeiros para a Antártica têm em geral cerca de 10 dias (alguns são mais longos), então com 25 dias disponíveis no total para a viagem de vcs, vcs terão apenas 15 dias restantes (no caso de pegarem um cruzeiro de dez dias) para fazer toooooooda a viagem de carro ida e volta São Paulo-Ushuaia. Honestamente, acho inviável – não vai dar muito tempo de vcs pararem no percurso. Porque não fazer o tradicional, voar Sp-Ushuaia-SP, passear em Ushuaia por uns quatro ou cinco dias (tem tanta coisa pra fazer lá!), cruzar a El Calafate pra ver o Perito Moreno uns 3 dias, fazer o cruzeiro e pegar o voo de volta. Acho que vcs e as crianças aproveitariam bem mais.
Mari, boa tarde. Uma dúvida! Em dezembro de 2022 farei um cruzeiro de 10 dias para a Antártica. Falaram-me da exigência de adquirir um específico seguro, inclusive, para “evacuação”! Peço-lhe informações sobre este seguro e em que seguradoras posso realizar a cotação. Desde já agradeço pelo seu “site” e atenção!
Oi, André. Não é preciso seguro específico, não. Viajei duas vezes para lá (a última em fevereiro agora, tem relato aqui no blog e no meu instagram), sempre com o meu seguro viagem de sempre mesmo. O que você precisa, como em toda viagem, é de um BOM seguro, que realmente cubra TODA e qualquer ocorrência possível, da sua mala extraviada à sua remoção com urgência do local. Eu faço esse tipo de seguro para qualquer viagem, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer, né? Por isso tão importante comprar seguro prestando bastante atenção na longa lista de inclusões e exclusões 🙂 Eu sempre recomendo aqui a consolidadora Seguros Promo (clique no link), porque eles vendem apólices de diversas seguradoras diferentes, com as mais diversas coberturas.