Uma fotinho da lindíssima propriedade de Mr.Ducasse na Toscana |
Participar de uma cooking class numa viagem à Toscana, seja ela qual for, é meio que um must do em qualquer viagem a essa adorável região italiana. A gente pode se inscrever em qualquer aula de culinária da tiazinha da esquina ou do hotel em que estamos hospedados que é sempre um baita prazer – afinal, cozinha italiana é tão boa que até quando dá errado é uma delícia! 😀
A faca só faz figuração; mas o avental a gente veste na aula e depois leva de lembrança pra casa |
Então foi muito feliz da vida que, durante meus últimos dias toscanos, aceitei um convite para me juntar a uma cooking class do Centro Alain Ducasse que fica no belíssimo L´Andana, na região de Grosseto. A família Luz já tinha feito a cooking class do Andama; então eu estava empolgada.
A apresentação dos “equipamentos” a serem utilizados na aula |
Quem dá o curso é o chef Omar Agostini, pupilo de Ducasse, que mantem no Trattoria Toscana a celebrada estrela Michelin conquistada em 2007. O Omar é bem prático e de pouca conversa, mas é simpático; na aula dele rolam pouquíssimas brincadeiras, mas ele faz questão que todo mundo beba vinho durante a atividade 😀
Ele mostra empolgado: “o movimento tem que ser sexy na preparação de uma massa” o.O |
Na minha aula, o prato em questão era a “chitarrina”, uma massa caseira feita com iogurte. Com 3 homens e 3 mulheres na cozinha, deixamos os meninos fazerem a parte chata de picar a cebolinha, por exemplo, mas todo mundo colocou, literalmente, a mão na massa.
Cada um faz suas bolinhas de massa… |
A parte boa foi que o Omar ensinou o pulo do gato na hora de “misturar” todos os ingredientes, que é algo que os cozinheiros de primeira viagem dificilmente aprendem.
… e la vai o chef “refazê-las” para que fiquem perfeitinhas |
Mas legal mesmo foi cortar a massa na máquina (em casa é na base da faca messss) e ver ela sair lindinha em tiras – embora nem de longe as tirinhas fossem lindas como as do chef, é claro.
Cada montinho são as tirinhas de massa feitas por um aluno… |
… e essas são as do Chef, é claro |
No final da aula, terminada a “pressão” :-D, Omar relaxou e até bateu um papinho bem-humorado com os alunos, enquanto todo mundo ganha “certificado” de participação.
Ele bate um papinho após a entrega dos… |
… certificados (desculpaê :P) |
A aula é metódica, como toda aula dada por chef mais tradicional (as aulas das mammas italianas costumam ser mais empiricas e interessantes – mas vale saber que elas também são bem mais bravas, em geral o.O), mas foi uma experiência bem bacana para preencher uma tarde linda de quase primavera.
A massa fresca espalhada pela mesa de trabalho, esperando para ir ao fogo… |
… e depois já preparadinha, com abobrinhas e tudo, pra gente degustar |
Para os interessados, o corso di cucina do Andana vale 140 euros por pessoa.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Faça um comentário