O que andou rolando pelo giro de carro na África do Sul, agora na porção Ocidental
Depois dos ótimos (mas corridíssimos) dias no lado oriental (com muuuuitas horas de estrada, chegando e saindo de Joanesburgo), era hora de rumar para ver também as belezas do lado ocidental.
Todo mundo sabe que eu acho a Cidade do Cabo uma das cidades mais deslumbrantes do planeta, então, mesmo me propondo fazer uma África do Sul off the beaten nessa viagem, impossível não começar a terminar a segunda “perna” dessa viagem por lá.
Do aeroporto da Cidade do Cabo (com mala arrombada, itens furtados etc, como quem me acompanha pelo twitter ou pelo Instagram já sabe), rumamos direto para o vale de Constantia, onde ficam as vinícolas literalmente vizinhas à Cidade do Cabo. Ali ficamos no hotel que, na minha opinião, é de longe o melhor de toda a viagem até agora, o adorável The Alphen, cuja história bacanérrima contarei aqui mais pra frente (era uma propriedade caidaça e foi transformada recentemente num baita hotel boutique).
Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
O bom de ficar em Constantia foi ter todo o clima paradisíaco e sossegado das vinícolas e montanhas ali mas estar a 15 ou 20 minutos de carro dos lugares mais legais da Cidade do Cabo – a gente saía para almoçar em Camps Bay, dar uma olhadinha na Table Mountain, umas lojinhas acolá. E o próprio hotel tinha restaurante e bar movimentadíssimos, caso sentíssemos falta do agito.
Depois dos dias nas winelands, avançamos pela famosa Garden Route sul-africana até a fofa e adorável Hermanus, cidadezinha querida pelos surfistas e normalmente procurada também por quem quer fazer os mergulhos com tubarões, amplamente disponíveis por lá, e para observação de baleias. Mas ficamos hospedadas numa área bem afastada da beira-mar, na reserva natural privada Grootbos, onde fica o hotel de mesmo nome.
A área é famosa pela imensa reserva botânica que guarda e por ser um dos poucos lugares do planeta tomada pelos fynbos, a vegetação que mais vemos por toda a parte (além de proteas e outras flores mil, é claro). Apesar do mau tempo que pegamos na maior parte do tempo e de, ao contrário da promessa, ver quase nada em termos de animais e pássaros, adorei as escapadas a Hermanus e aos arredores para ver cavernas antiquíssimas onde os Coi costumavam se abrigar e, claro, pirei na observação de baleias – ainda mais que estavam todas acompanhadas de seus bebês <3
Nessa perna da viagem as distâncias são muito mais curtas e estamos tendo muito tempo para relaxar e fofocar 😀 Mas a maior diferença em relação aos dois trechos da viagem (oriental e ocidental) é que, desde que cheguei à Cidade do Cabo, não passamos por um pedágio sequer \o/ Agora chegamos na nossa última cidade-base antes de retornar à Cidade do Cabo na semana que vem: Wilderness, ainda na Garden Route, famosa pelo mar bravo e, como seu próprio nome prega, pela natureza que a rodeia.
Fotinhos mil continuam subindo, como sempre, todo dia lá no Instagram.
Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Olá, Mari! Quero visitar a África do Sul em dezembro e estou buscando dicas aqui. Uma pergunta: qual a sua impressão sobre a segurança em Johannesburg e Cape Town? Vou viajar sozinha e sou uma pessoa naturalmente prudente, mas acho que ando meio paranoica com essa questão, diante da fama ruim do país nesse quesito… Obrigada!
Oi, Cari! Essa é minha quarta viagem pelo país, gosto muito. Cape Town é bastante segura e muito fácil de explorar suas principais áreas à pé e sozinha. Mas Joburg é como uma São Paulo mais complicadinha – você precisa conhecer bem a área por onde está passeando. Aconselharia você a não zanzar sozinha por Joburg sem saber certinho que caminho fazer ou por onde passar. Na dúvida, tome um táxi ou contrate um tour. Se quiser, clica na tag África do Sul ou usa a caixinha de buscas pra encontrar todos os posts e dicas que já publiquei sobre ambos destinos. Ou pula aqui de novo na caixa de comentários que responderei com prazer 😉
Pois é, essa cautela eu terei, mas ainda assim dá um medinho, às vezes… Já tinha lido vários relatos tranquilizadores, mas de pessoas que foram na época da Copa — uma conjuntura um pouco diferente, né? Queria ouvir uma opinião mais recente, e você ajudou bastante. Obrigada e continue aproveitando essa viagem incrível!!
Oh! Mari, estou agradavelmente surpreendida com o lindo paisagem. Uma viagem inesquecível com esses penhascos, cavernas e as flores bonitas de cor entre vermelha ou laranja. Boa viagem em carro.
Lindo Viaje, Carmen querida!
Ui! Parece que tô gostando mais dessa “perna”…
Em termos de paisagens, definitivamente a mais bela! E, em termos de estrada, definitivamente a mais fácil 😉