Como cuidar das suas milhas

Essa semana eu contei como tinha sido meu voo em classe executiva pela SAA, emitido com milhas do TAM Fidelidade. E reafirmei minha máxima absoluta em se tratando de milhas: milha boa é milha gasta.

Mas como juntar milhas?

As duas atividades principais para juntar milhas são: através dos voos que fazemos e através dos nossos gastos em cartões de crédito que tenham parcerias com programas de milhagem/fidelidade que nos interessam. Claro que dá também para juntar milhas/pontos com programas de postos de combustível, programas hoteleiros e mais uma série de opções. Mas são mais “robustas” as milhas/pontos que juntamos com nossos voos e gastos em cartão de crédito.

E é bem aí que concentro meus esforços para viajar MUITO com minhas milhas. Tento usar meus cartões de crédito para pagar praticamente TUDO com o único objetivo de juntar milhas. Veja com seu banco quais as opções disponíveis para o seu montante de investimentos. Há cartões que dão uma milha por equivalente a um dólar gasto, muitos dão 1.5 milha por dólar gasto e cada vez mais aparecem cartões premium que acumulam 2.5 milhas por dólar gasto.

Voando, é preciso ter bastante disciplina para acumular quantidade de milhas/pontos suficientes para trocar por passagens aéreas se você não voa muito. Até porque hoje em dia um mesmo voo pode acumular uma quantidade de milhas diferentes dependendo do preço que você pagou por ele (olho atento, porque várias passagens a preços promocionais não acumulam milhas!). O ideal é se concentrar no programa de fidelidade que mais te interessa, e procurar viajar sempre por esta companhia e por todas as companhias que fazem parte da mesma aliança (e, portanto, rendem pontos também). Por exemplo, se você voa bastante com a Latam, que hoje (2012)  faz parte da One World, pode incluir no seu programa Fidelidade também todos os voos que fizer com qualquer companhia aérea do mundo que faça parte da mesma aliança (como, por exemplo, American Airlines, Qatar Airways, British Airways e tantas outras).

As três grandes alianças aéreas do mundo são Star Alliance, One World e Sky Team, e elas reunem as principais companhias aéreas do planeta. Para companhias aéreas que não fazem parte de nenhuma delas, como a Gol, fique de olho quais companhias aéreas têm acordos individuais com ela. No caso da Gol, você também pode juntar pontos Smiles (hoje, em 2012) voando com companhias como Delta e Air France, por exemplo.

Como manter suas milhas

É preciso cuidar bem das suas milhas e trata-las como dinheiro. Como uma poupança – mas cujo saldo expira. Na maior parte dos programas, as milhas são válidas por dois anos, mas esse prazo pode variar de programa para programa. É preciso ter o mesmo tipo de controle que a gente tem com nosso dinheiro (conta, investimentos, poupança etc) e de vez em quando conferir como anda o saldo, o que dá pra fazer com ele, quando as milhas expiram etc.

Várias companhias aéreas fazem também promoções aqui e ali nas quais você pode comprar milhas LEGALMENTE dentro dos próprios programas (para chegar mais rápido ao número de milhas que você precisa para emitir a passagem dos seus sonhos) ou mesmo promoções para viajar com número reduzido de milhas para alguns destinos (que costumam ser EXCELENTES oportunidades para emitir passagens com poucas milhas). A Tap é uma companhia que uma vez por ano faz uma promoção excelente de todos os trechos (seja em econômica ou em executiva) por exatamente metade do valor regular das milhas – que eu já usei várias vezes e recomendo super.

Levantamento feito pelo Banco Central e divulgado semana passada que diz que os brasileiros perderam mais de 101 BILHÕES de pontos em programas de recompensa dos cartões de crédito no ano de 2010. 101 bilhões de pontos. Uma quantia que, na média, seria suficiente para emitir pelo menos 5 MILHÕES de passagens aéreas em classe econômica entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul – pra dizer o mínimo. E acredita-se que muitos clientes estejam perdendo esses BILHÕES de pontos todos os anos simplesmente por não terem informação sobre seus programas de benefícios. Então lembrete importante: guardar milhas pressupõe cuidar delas. Informar-se e ficar de olho sempre.

Como usar suas milhas

Em tempos normais, eu procuro usar minhas milhas e pontos emitindo passagens aéreas nacionais e internacionais. Uso muito as milhas e pontos acumulados para emitir passagens em classe executiva e neste post aqui explico porque eu acho que esse é o melhor uso (em termos de rendimentos) para elas.

E se você não quiser ou não puder voar quando suas milhas estiverem próximas ao vencimento, lembre-se que você ainda pode – e deve! – usar suas milhas/pontos para trocar por produtos que te interessam (coisas pra casa, roupas, tênis, livros, celulares etc), ou por estadias em hotéis, por serviços (para o carro, por exemplo), assinaturas de jornais e revistas, e pode também doar para entidades assistenciais, que recebem o equivalente aos pontos em dinheiro ou produtos para assistência.

.

Então cuide bem das suas milhas, cuide bem dos seus pontos. Faça bom uso deles. Ou, pelo menos, doe seus pontinhos para quem vai saber fazer ótimo uso deles.

7 Comentários

  1. Eu também cuido dos meus pontos e milhas como cuido da minha conta bancária. Transformo todos os pontos em milhas e uso assim que possível. Só esse ano, já fui à Itália e vou a Buenos Aires com as “lindinhas”.

  2. Mari, eu tenho uma teoria. São pessoas que tem cartão que dá pontos, mas não tem dinheiro para pagar pelas coisas do lugar onde vão gastar as milhas. Eu cuido muito das minhas mas tenho um limitador – só 30 dias de férias por ano e um marido que é PJ, não dá para planejar muito antes. Fico feliz de pagar 1, usar milhas na seguinte, e assim 1 vez por ao eu limpo os pontos do cartão rsrs

  3. Cris, eu já acho que não. É gente que gasta muito no cartão, mas curte mais é pegar uma prainha nas férias. Ou gasta muito mas não tem o menor controle de quantos pontos tem e quando vencem – tenho amigos nesse roll.
    Marta, eu simplesmente confiro todo mês, quando vem o extrato, quantos pontos eu tenho em cada programa.

  4. Caramba! Todo mês eu confiro meu saldo de pontos no cartão de crédito e no Smiles, eu ainda vou me dar bem com meus pontinhos hehehe… Pago TUDO com cartão! De grão em grão eu arrumo umas férias 0800!!
    Abraços!
    Gustavo (@BlogCheckIn)

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*