Como é a executiva da South African Airways

O café da manhã servido no trecho Cape Town-Johannesburg

Penso em milhas cada vez que passo meu cartão de crédito para pagar whatever it is. E tenho uma regra básica e imutável no quesito milhas e pontos de programas de fidelidade, muito bem aprendida via Rodrigo Purisch, e que vocês já estão carecas de saber: milha boa é milha gasta. Ou seja: junto milhas com objetivos palpáveis, específicos, e emito as passagens prêmio assim que meu objetivo é atingido – nada de ficar juntando milhas ao Deus-dará.

Belo espaço entre poltronas no trecho Johannesburg-São Paulo (só  apoio de copo, dividido com o passageiro do lado, não foi muito bem pensado)

E tenho uma vice-regra, que costumo colocar em prática sempre que possível: melhor se puder ser de executiva. Afinal, o custoXbenefício de uma passagem emita com milhas/pontos na classe executiva é bastante mais interessante que o custoXbenefício de efetivamente pagar por esse bilhete.

As revistas distribuídas pela tripulação no início do voo têm que ser devolvidas no desembarque! #naocurtinadinha

Pra viagem agora de janeiro/fevereiro, eu só precisava de um único trecho aéreo: como eu fui de navio até a África do Sul, eu só precisava da perna Cape Town-São Paulo. E fiquei CHOCADA com os preços cobrados por esse único trecho em classe econômica – pela própria SAA, saía BEM mais caro só o trecho de volta que a passagem ida e volta desde o Brasil (o voo mais barato era com a Emirates, mas eu teria que voar da Cidade do Cabo até Dubai pra depois voar até São Paulo!)

Menu super bem feitinho, inclusive com carta de vinhos à parte

Então não pensei duas vezes sobre emitir esse trecho com meus pontos do fidelidade TAM. Com a TAM integra a Star Alliance, dava pra emitir bonitinho com a SAA, que é o trajeto mais óbvio, curto e prático possível (via Joanesburgo) – eu tinha gostado muito dos voos que fiz com eles em 2010 (como vocês podem lembrar aqui). E,  por 40 mil pontos (que era exatamente o que eu usaria por um trecho na econômica para a Europa na mesma época), emitir a passagem prêmio na Executiva me pareceu um baita negócio. E foi mesmo.

Canapés e champagne servidos antes do almoço

Check in rápido na Cidade do Cabo, bons lounges ali e em Joanesburgo e serviço bem bacana à bordo. Na verdade, curti menos os comissários que me atenderam esse ano na business que os da econômica há dois anos; mas em termos de conforto, espaço, entretenimento à bordo e, sobretudo, qualidade das refeições, não tenho mesmo do que me queixar.

A entradinha ultra caprichada do almoço

Curiosidade: sabia que nos filmes do entretenimento à bordo as cenas de sexo são cortadas e faz “piiiiii” cada vez que algum personagem fala algum palavrão? Jupurdeus.

 

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

11 Comentários

  1. Oi Mari.
    Fui para a África do Sul em dezembro, também pela SAA. Achei bem bacana, mesmo na econômica. Entretenimento individual, bom espaço, comida ok e vinhos nativos servidos sem nenhuma moderação. Distribuíram até uma mini necessaire com meias, máscara para os olhos, escovinha e pasta de dentes. Fazia anos que eu não via isso na classe econômica! A curiosidade, no meu caso, foi um aviso de segurança: é proibido dormir no corredor da aeronave!

  2. Muito bom, Mari! Há alguns anos eu parei de comprar a vista e passei a fazer praticamente todos os meus gastos no cartão, também visando as milhas – quando vou pagar e me perguntam – débito ou crédito? – quase respondo – Milhas!! hahaha. Acabei de emitir minha passagem para Buenos Aires com milhas na executiva, e nesse caso não foi nem a questão $$ – não tinha mais o horário que eu queria, com milhas ou pago na economica. Pena que a viagem p/ BA é curtinha (e de Tam), porque fiquei sonhando com essas comidinhas e bebidinhas aí da SAA…

  3. Mari, to achando até bom esse voo da Tam não ser uma maravilha, caso contrário não vou querer sair do avião hehehe
    BTW, você anda muito “Rodrigo Purisch”, sabendo até o tipo de poltrona do avião 😛

  4. Comentário super atrasado pq estava off e daí fico sem ler blogs, senão não descanso.
    Viajei recentemente de executiva para Buenos Aires, e ao contrário da Carla, que comentou acima, eu gostei bastante: da comida, do atendimento (TAM Mercosur) e até das poltronas. rs
    E olha quenão sou nem um pouco fã da TAM, acho o atendimento sempre frio e ruim.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*