África do Sul: Garden Route

DSC_0984 Sol e temporal em dias consecutivos em Wilderness, à beira-mar na Garden Route, com direito a escapadas pelos arredores

 

Nas viagens anteriores à África do Sul, eu só tinha conhecido um tiquinho da lendária Garden Route: o (lindo) trecho que a maioria dos turistas conhece quando faz o trajeto entre Stellenbosch e a Cidade do Cabo e, em março passado, o trecho até Hermanus. Mas eu queria ver ainda um pouquinho mais, até porque não conseguia me convencer do fato da estrada ter sido batizada de GARDEN route se, mesmo em plena primavera sul-africana, quase não se viam flores ao redor da estrada.

Mar gélido e bravo em Wilderness
Mar gélido e bravo em Wilderness

Bom, me explicaram que as flores ali são raras mesmo; o lance “jardim” é pela vegetação que domina a estrada cênica, cheia de montanhas e uns 50 tons de verde. Mas, mesmo assim, já tinhamos planejado passar uns dias em Wilderness, a cidadezinha também famosa pela vida à beira-mar na Garden Route, e seus arredores.

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

Wilderness

A região é bem mais afastada da Cidade do Cabo que Hermanus (são umas 4h30 de estrada ), então não dá nem pra pensar em fazer bate-e-volta pra lá. Muita gente prefere voar até George, que fica a 25 minutos de carro dali. Mas Wilderness é mesmo uma boa opção de escala para quem está percorrendo a Garden Route, sobretudo porque ali fica o belo parque nacional de mesmo nome.

Here comes the rain: o prenúncio do big temporal que enfrentamos na tarde e noite da chegada
Here comes the rain: o prenúncio do big temporal que enfrentamos na tarde e noite da chegada

Ficamos hospedadas no Views, um hotel botique legal bem de frente pro mar, erguido sobre uma encosta. Para alcançar a praia logo em frente, é preciso descer uma escadaria de madeira construída junto à encosta (e, virgessantanossinhora, subir tudo aquilo de volta depois) mas o visual é muito bonito. Poucas pessoas se atrevem a entrar na água congelante, mas tem sempre gente caminhando, levando cachorros para passear e um sem-fim (juro!) de gente coletando conchinhas nos finais de tarde (as conchas são mesmo lindas, coloridas, retorcidinhas).

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

Conchinhas-fever todo final de tarde ;)
Conchinhas-fever todo final de tarde 😉

Wilderness

Na tarde e noite da nossa chegada, enfrentamos um TREMENDO temporal que provocou alguns danos no hotel (vidro de varandas e algumas cadeiras quebrados, por exemplo) e também nos hotéis vizinhos. Em compensação, nos outros dias o céu ficou azul, solão, ventinho gelado, tudo lindo – e ainda vimos, num dos dias, durante nosso café da manhã, um grupo de golfinhos nadando literalmente em frente do hotel <3

ahá uhu a praia é nossa ahá uhu :D
ahá uhu a praia é nossa ahá uhu 😀
Por-do-sol tipo UAU
Por-do-sol tipo UAU

As áreas comuns do hotel são cheias de estilo, com muita madeira clara nos móveis (só o wifi que não é uma Brastemp, embora seja gratuito). O spa é pequeno, com apenas quatro salas de massagem; e, nos dias em que estivemos ali, a piscina aquecida estava quebrada. Existe um solário bacana, com uma piscina minúscula, no segundo andar – a vista dali é linda.

Os apartamentos do Views, me disseram, foram todos reformados esse ano. Decoração clarinha, toda inspirada no mar, bastante espaço, paredes de vidro na saída para a varanda, banheiros integrados ao quarto, serviço bem simpático (na noite do meu aniversário, as camareiras encheram o quarto de balões coloridos e escreveram happy birthday com pétalas de flores na minha cama 😛 ). O café da manhã é bom (um buffet mais duas opções quentes diárias à la carte)  e o restaurante também serve almoço e jantar numa cozinha estilo-tudo (vi no cardápio pratos típicos, pizzas, massas, saladas, sopas, sanduíches etc).

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

Quartos bem grandões...
Quartos bem grandões…
... e banheiro psicodélico :P
… e banheiro psicodélico 😛

Dos arredores, o que mais curti foi a fofa Knysna onde, descobri lá, muitos capetonians costumam passar as férias de verão. Foi minha escapada favorita. Rodeada de montanhas e com o (gélido) mar logo em frente, Knysna tem um waterfront encantador, com lojinhas, restaurantes, bares e é de lá que saem os passeios de barco e lancha pela costa (alguns em barcos antigos, parecidos com as nossas chalanas 😉 ). No domingo que fomos o local estava lotado (há estacionamento logo em frente, e não era cobrado).

KnysnaKnysna

Não espere encontrar ali um centrinho mega movimentado, não. Os melhores restaurantes estão dentro dos hotéis e a vida noturna é tipo assim… inexistente :/  Fora da alta temporada (alto verão, quando a cidade lota) a oferta hoteleira é muito maior que a procura e é possível encontrar belas ofertas nos hotéis mais legais.

 

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

9 Comentários

  1. Bom dia Mari, estamos querendo ir à Africa do sul em dezembro e passar uns 15 dias. Os nossos filhos, mais adolescentes, não curtem muito os safáris e queremos fazer um passeio que privilegie as belezas das cidades costeiras e belezas naturais, tipo algo semelhante ao que fizemos na califórnia pela Big Sur, indo de Sao francisco a Los Angeles, hospedando em pequenas cidades legais, comendo e bebendo bem. Queremos fazer o trajeto de carro. Vi uma reportagem assinada por vc – em O Globo- que nos agradou bastante pois parecia um trajeto bem razoável (http://goo.gl/in0FQ1). Gostaria de ter mais detalhes dessa sua viagem, indicando os pontos e tempo em cada lugar. Tem o mapa do trajeto. Alguma outra dica. Talvez passemos o natal lá, alguma indicação. Obrigado.

    • Carlos, não tenho mais o mapa que fiz pra viagem, sorry 🙁 Mas, além da matéria no Globo (que conta bem na sequência a viagem daquela vez), tem várias dicas desta viagem justamente aqui no blog. É só seguir a tag da África do Sul para ver tudo – fiz diversas viagens pelo país. Agora mesmo estou por aqui – dá pra vcs acompanharem a viagem “ao vivo” pelo meu instagram @maricampos, por exemplo. Pode ir deixando suas dúvidas conforme forem surgindo que respondo com o maior prazer. Sugiro sempre pelo menos duas noites em cada lugar – exceto Cape town, claro, que merece mais dias (diria pelo menos 4 noites). Hermanus é uma jóia e cheio de passeios possíveis, incluindo esportes e atividades mais radicais (surf, stand up, trilhas, trekking, mergulho com tubarões, observação de baleias etc) que eles curtirão muito, seguramente. O que eu faria diferente se refizesse esta viagem seria ficar duas noites em Knysna, porque amei a cidade (e fiquei um dia só) – tem um píer bem cheio de jovens, acho que eles gostarão. Cogitem incluir Joanesburgo na viagem também – a cidade está maravilhosa, cheia de ótimos restaurantes e bairros hipster que os adolescentes adoram, como Maboneng e Braamfontein – infelizmente é geralmente menosprezada pelos brasileiros. E se toparem digirir mais longe, cruzem as KwaZulu Natal Midlands, lindíssimas e muito mais tradicionalmente africanas que os destinos mais turísticos como Cape Town, que também estão relatadas aqui. Já programação específica para o Natal, daí já não sei; nunca passei o Natal por aqui, não sei o que abre, o que fecha – teria que perguntar, por exemplo, para os hotéis nos quais vocês cogitarem ficar. Mas como os destinos mais turísticos seguramente terão mais movimento.

  2. Mari, ola! Adorei os seus posts.
    Estaremos indo em Março para Capetown e iremos com a nossa filha de 6 anos.
    Faremos a rota de carro de Capetown a Porto Elizabeth, passando pelos vinhedos.
    Quais safaris voce indicaria para a gente nessa região.
    Vi o inverdoorn, o Addo Elephant Park e o Schotia.

    Outra dica ! Vamos passar alguns dias na região dos vinhedos. Quais locais você indica?
    Muito obrigada e um grande abraço, Thais

    • Oi, Thais! Desses safáris que vc menciona, só conhecço o Addo, mas nunca fiz – então fica complicado eu recomendar. Na Garden Route, fiz Safáris no Gondwana e no Botse Botse – mas este último já fica perto de Joanesburgo. Sobre os vinhedos, a qual região dos vinhedos especificamente você se refere? Se forem cidades como Stellenbosch e Franschoek, tem bastante vinhedo legal para visitar por lá mesmo – e inclusive dicas de alguns deles, como a Vrede en Lust, aqui no blog mesmo.

  3. Oi Mari, td bem? Estou indo com a familia para a Africa do Sul em julho de 2020, eu, aamrido e dois filhos de 9 e 11 anos.
    Vamos chegar por Joanerburgo e voltar por Cape Town. Depois de Joanesburgo vamos fazer safari no Thornybush, onde fiz reserva pra 3 dias.

    A minha dúvida é em relação à cia área. Se comprar todos os trechos pela South African fica mais barato, mas tenho ouvido falar sobre a situação financeira da empresa. Então estou pensando em comprar ida e volta pela Latam e os trechos internos separados. Vc indicaria alguma cia aerea para fazer esses trecho internos?.

    Outra coisa…vc acha que vale a pena voar de Hoedspruit ate Port Elizabeth, pegar um carro e conhecer a Garden Route até a Cidade do Cabo? Falo isso por conta das crianças que sempre acham viagens de carro um pouco entediantes…

    Obrigada

    • Oi, Ivana! Que viagem linda vocês estão programando <3 Eu acho a Garden Route maravilhosa para ser explorada de carro mesmo. Para não ficar entediante para as crianças, o ideal seria vocês programarem várias paradas ao longo da rota. As paisagens são lindas, há belíssimas praias e as cidadezinhas também são encantadoras! É uma das maneiras mais gostosas de conhecer de verdade o país. Quanto aos voos internos, além da própria SAA, companhias locais que já voei e achei ok foram a Mango e a Safair.

      • Oi Mari,

        Obrigada pelo retorno.
        Decidimos incluir a Garden Route, Vamos fazer o trecho entre Port Elizabeth e Cape Town. Decidi pernoitar a 1º noite em Jeffrey´s Bay e depois seguir pra Kysna, onde ficaremos 3 noites. Será nossa base pra fazer os passeios pela região, Tsitsikamma, Nature´s Valley, Plettenberg, passeio pra ver baleias. Saindo de Knysa, passaremos por Mossel Bay e dormiremos em Swellenden pra quebrar a viagem. Depois 2 dias em Stellenbosh e por fim 4 dias em Cape Town.

  4. Oi Mari,

    Obrigada pelo retorno.
    Decidimos incluir a Garden Route, Vamos fazer o trecho entre Port Elizabeth e Cape Town. Decidi pernoitar a 1º noite em Jeffrey´s Bay e depois seguir pra Kysna, onde ficaremos 3 noites. Será nossa base pra fazer os passeios pela região, Tsitsikamma, Nature´s Valley, Plettenberg, passeio pra ver baleias. Saindo de Knysa, passaremos por Mossel Bay e dormiremos em Swellenden pra quebrar a viagem. Depois 2 dias em Stellenbosh e por fim 4 dias em Cape Town.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*