África do Sul: Mandela Capture Site

DSC_0256 Um pequeno desvio para conferir a emocionante escultura erguida no local onde Mandela foi capturado nas Midlands

 

Deixamos o Fordoun, nas Midlands, para fazer nosso caminho de volta a Joanesburgo. Mas aproveitamos para fazer um desvio rapidex para visitar algo que, desde minha primeira vez na África do Sul, eu tinha curiosidade de ver: o exato local onde Mandela foi capturado antes de ser enviado para seus 27 anos de cárcere e reclusão em Robben Island.

A vida de Nelson Mandela contada no pequeno museu
A vida de Nelson Mandela contada no pequeno museu

No local, batizado de Capture Site, foi erguida uma escultura onde Nelson Mandela foi preso, como um símbolo da resistência contra o Apartheid e uma homenagem ao líder sul-africano. O responsável pelo projeto foi Christopher Till, diretor do Museu do Apartheid em Joanesburgo, e a execução ficou a cargo dos artistas Marco Cianfanelli e Jeremy Rose, que incorporaram o rosto de Mandela à obra.

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

Mandela Capture Site

De longe, a gente só vê estruturas verticais pretas fincadas no solo numa vasta área das KwaZulu Natal Midlands. É só quando vamos chegando bem pertinho que o rosto de Mandela começa a aparecer entre elas.

"the long walk to freedom"
“the long walk to freedom”

Mandela Capture Site

São 50 colunas de aço verticais com alturas entre 6 e 9,5 metros colocadas lado a lado.Bem próximo à obra, uma placa no chão marca o local exato onde é possível ver com extrema clareza sua face como que estampada na escultura. E, se chegamos muito perto, o rosto de Mandela desaparece de novo.

Madiba <3
Madiba <3

 

Mandela Capture SiteO mais legal é que não dá pra ver Mandela da estrada, mas a escultura, sim. É só depois de parar o carro, atravessar o pequeno museu (que conta a vida de Mandela) e caminhar ao ar livre por um caminho que corta a propriedade que podemos vê-lo. O nome dado a esse caminho?  “the long walk to freedom”; ou seja, a grande caminhada para a liberdade <3

A escultura se tornou um símbolo do status icônico de Madiba segundo as Nações Unidas e celebrações acontecem ali todo ano em seu aniversário, nacionalmente chamado de “Mandela Day”.

Para ingressar, é cobrada uma tarifa. mas no dia em que visitamos o local as bilheterias estavam lacradas e a entrada era franca pois o local está em obras para melhorias (e nos disseram que a entrada anda gratuita há um tempinho já).

Uma versão menor da escultura pode ser vista no Museu do Apartheid em Joburg.

Veja ofertas de tours e passeios em diferentes destinos da África do Sul

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

3 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*