Lago Sarmiento

Quando eu estive na patagônia chilena pela 4a. vez, agora no finzinho de dezembro passado, eu refiz um dos meus passeios prediletos pelo parque Torres del Paine, mas também, claro, quis experimentar passeios novos. E um deles, que ainda é oferecido com exclusividade pelo hotel Tierra Patagonia (foram eles que abriram a trilha e receberam autorização do CONAF pra passear por lá), foi simplesmente o mais lindo de toda a viagem. E o segundo mais lindo que eu já fiz no parque.

Batizado de Sarmiento Secreto, consiste num trekking até uma das margens do gigante lago Sarmiento praticamente inexplorada. Chegar ali é tranquilo: a gente faz uma trilha de cerca de uma hora e meia cada perna – baixada na ida, subida na volta – e são só dois os trechos mais chatos pra medrosos como eu (na ida, em duas ocasiões a gente tem que descer uma paredinha só de pedra). Mas é bem tranquilo mesmo.

 

 

 

Depois de caminhar entre flores selvagens e esqueletos de guanacos (aos montes) e parar em mirantes lindos, não vimos puma nenhum – a probabilidade era grande – mas chegamos às margens do Sarmiento formadas por trombolitos.

Ali, essas rochas brancas tão curiosas contrastam de maneira alucinante com a cor azul intenso das águas do lago, uma loucura. Eu tinha a sensação de estar na Grécia e não no sul do Chile :-))))

 

 

O lago Sarmiento é um sitio geológico que há algum tempo é estudado pela Sociedade Geológica internacional justamente por causa dessas formações raras, que só foram registradas em outros 3 lugares do Globo. São rochas muito brancas, formadas por areia, conchas e bactérias, em grumos, como uma esponja toda furadinha.

 

Ali, a gente para pra fazer um lanchinho e ficar contemplando a natureza maravilhosa. Os mais corajosos também podem nadar nas águas limpinhas – e geladíssimas – antes de voltar.

 

 

 

Fenomenal. Mesmo.

 

 

6 Comentários

  1. Bacana (ups !!!) sua viagem !!!!
    Gostamos também de suas dicas na arrumação das malas e da bagagem de mão. Estamos de partida para o Nordeste. Parabéns pelo livro!!!!

  2. Mari, tou ressuscitando a viagem à Patagonia!
    Dúvidas crueis:
    Torres del Paine e Perito Moreno?
    Só Torres del Paine?
    Dentro do parque e vendo um rim ou longe do parque mas sem a natureza linda em volta?
    Precisando demais de suas dicas #meajude 😉
    Beijo!!!!

    • Adri, ficar no parque é lindo mas eu amo também ficar em Puerto Natales! Adoro ter a opção de poder sair à noite, ir numa cervejaria, ver gente na praça, sabe? Acho Puerto Natales um encanto e cheia de opções legais de hospedagem – e fica perto pra fazer todos os passeios 🙂

  3. Hummmm, algumas dúvidas já resolvidas: Vamos entrar pelo Chile e sair pela Argentina, fazendo Torres del Paine e Perito Moreno.
    E vamos ficar em Puerto Natales e curtir todas as delícias patagônicas…. hummmmmm…
    (e tou conseguindo milagres com milhas… conseguindo eu te conto!)

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*