Passeios na Patagônia Chilena

Vistas do tipo UAU: uma constante em qualquer passeio pela região

Gosto é gosto. Então o que é imperdível pra um, pode não ser para o outro, né? 😉
Por isso mesmo, já vou avisando: vou listar aqui os passeios que para mim são os mais imperdíveis, os que eu sempre recomendo a quem me pede indicação, numa viagem à Patagônia Chilena – região de Torres del Paine:

Mirador Paine: para ter aquela vista breathtaking MESMO dos cuernos, das torres, do maciço e do entorno, uma loucura. Fiz em todas as vezes que fui.

Mirador Condor: a subida e descida puxadas são totalmente compensadas pela vista impressionante que se tem lá de cima – do lago Pehoé os glaciares – e por ver os condores ali, praticamente no seu nariz, rodeado o mirante. Fiz na visita do ano passado.

Lago e Glaciar Grey: só chegar no lago já é lindeza pura. A caminhada pelo bosque até lá é super agradável e o visutal da prainha que se forma, com o glaciar gigaaaaante lá no fundo e os “tecos” de gelo na margem, inesquecível. Por mais 80USD, o catamarã leva você literalmente até o glaciar. Fiz em 2008 e 2010.

Porteria-Porteria: o tipo de trekking tranquilo, para ver animais e flora em full contact, que qualquer condicionamento físico tá autorizado a fazer 😉  Fiz em 2010.

Salto Grande e Salto Chico: as duas quedas d´agua mais divinas do parque na minha opinião, com formas geológicas absolutamente fotogênicas ao redor. Fiz em todas as visitas.

Safári Fotográfico: esse aqui muda de hotel pra hotel, de agência pra agência. Mas passam, em geral, pelos lagos e por diferentes mirantes e portarias do Parque, com as paradas providenciais para, é claro, fotografar. Fiz em todas as visitas.

Cavalgadas: também mudam muito de hotel para hotel, agência para agência, já que cada um tem acerto com uma estância diferente. Mas o passeio é sempre agradável e a vista, puro desbunde; sem falar na experiência de cavalgar num lugar assim, tão remoto. Fiz em 2008 e esse ano acompanhei caminhando.

Cuevas del Milodón: está fora do parque, já quase em Puerto Natales. Mas é absolutamente chocante ver tanta beleza nas formações geológicas e as pinturas rupestres são super interessantes. Fiz em 2008.

Sarmiento Secreto: esse, por enquanto, é oferecido com exclusividade pelo hotel Tierra Patagonia, que foi quem abriu a trilha e conseguiu a autorização do Conaf para fazê-lo. E é simplesmente o passeio mais surpreendente que eu já fiz na região: trekking adorável e gran finale numa prainha “secreta”, tomada por trombolitos, no Lago Sarmiento. Fiz agora na última visita.

Se você for com crianças: dá pra pegar em maio os passeios às estâncias do parque para ver os “banhos” de ovelhas. Com crianças maiorzinhas, em dezembro, os mesmos passeios levam para ver as tosquias.

 

10 Comentários

    • Ó, Cuevas del Milodon, Salto Grande y Chico, Cavalgadas e Mirador Condor costumam ser vendidos como meio dia para quem já está no parque. As cavalgadas e as cuevas são feitas perto de Puerto Natales e não do parque. E vários hotéis e agências misturam dois destes passeios no mesmo dia, principalmente quando são atividades dentro do parque, assim já aproveita a viagem de uma vez só (dá uma hora até o parque, mais ou menos).

  1. Oi,

    Primeiro obrigada pelo post, me ajudou muito!

    Eu vou ter 3 dias em Puerto Natales e pretendia fazer um dia um passeio com agência estilo Full Day, um dia a trilha até a base das torres e no outro dia fazer uma trilha ou passeio que desse pra ir de ônibus, ou seja, precisava começar ou na Administração, Laguna Amarga ou Pudeto.

    Dos passeios que você falou, quais que dariam para fazer saindo dessas portarias principais? Pela minha pesquisa a trilha do Mirador dos Cuernos e Salto Grande sai de Pudeto certo?

    Só não sei que Mirador Paine é esse que você comentou e também não encontrei informação sobre aonda começa a trilha para o Mirador Condor.

    Muito obrigada desde já,

    Beijos

    • Não entendi, Mayra. Vc vai dormir em Puerto Natales ou no parque? Porque se for ficar mesmo em Puerto Natales como parece, os passeios vendidos pelas agências de lá saem todos do centrinho de Natales mesmo.

  2. Olá Mari. Pretendo fazer o passeio em final de setembro e início de outubro, ficarei em Natales. Quais os valores aproximadamente desses passeios que citou? Obrigada!

    • Maria, o preço vai depender muito do passeio (se algumas horas, se meio dia, se dia inteiro etc), da agência local onde vc adquirir e se vai comprar passeio avulso ou um pacotinho com passeios para vários dias. Há muitos hotéis, como o Remota e o Tierra Patagônia, que incluem esses passeios todos nos preços das diárias. Nas agências locais, há opções desde US$30 por pessoa.

  3. Olá!
    Pretendo ir a Torres em Outubro, mas não gostaria de fazer o circuito com mochila nas costas. De uma trilha a outra, uma vez dentro do parque, existe a possibilidade de pegar algum transporte , tipo do camping torres ao penhoé ou só caminhando mesmo?

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*