Um resuminho introdutório do meu roteiro de uma semana pelo lindo Canton du Valais, passando por Belalp, Leukerbad e Zermatt.
Quem me acompanha no Instagram (sorry pela flodagem 😀 ) e demais redes sociais, sabe bem que passei os últimos dias numa viagem pela Suíça, a convite do Switzerland Tourism, o órgão de turismo oficial do país, explorando a linda região do Canton du Valais. Nossa viagem incluiu os destinos de Belalp, Leukerbad e Zermatt (que eu ainda não conhecia) e eu também aproveitei para ficar um pouco antes e depois da viagem de imprensa em Zurique, que eu adoro.
Fiz tudo em trem (depois vem post explicando direitinho tim-tim por tim-tim): ida de Paris a Zurique no TGV (com o ticket enviado gentilmente pela Rail Europe no final do ano passado, merci!) e depois todos os trechos na Suíça com um Swiss Pass de oito dias, e foi tudo bem fácil (apesar das baldeações e tal).
Em Zurique aproveitei para revisitar o centrinho e conferir tudo o que Zurich West, o bairro mais descolado da cidade, mudou desde minha visita em 2009 – e ouso dizer que está mesmo sensacional, imperdível, bacanudo.
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Já com o grupo de jornalistas brasileiros, em Belalp, acompanhamos a 32a. Witches Descent, um campeonato de ski di-ver-ti-dis-si-mo que acontece paralelamente à competição “oficial” (Belalp Hexe Ski Race) que vai de Hohstock a Blatten. Nessa segunda etapa do evento, pós corrida “séria”, os participantes (milhares!) descem as pistas munidos de seus skis e… vassouras! Estão todos fantasiados (em sua maioria de bruxas) e, em geral, munidos de bebidas alcoólicas e petiscos em suas mochilas, promovendo uma grande e divertida confraternização internacional de esquiadores de todas as idades ao longo do dia – são 12km de extensão com uma diferença de altitude de cerca de 1800m ao longo da corrida, que exige um nível médio de habilidade no esporte. Mas quem não esquia ali também se diverte muito, como num mini carnaval.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Na fofíssima Leukerbad, o maior resort de spa e bem estar dos Alpes, exploramos as águas termais da região, originárias, veja só, do degelo das montanhas que a rodeiam – 3,9 milhões de litros, a uma temperatura de 51 graus, que jorram diariamente nos spas da cidade (e que já eram apreciadas ali desde os tempos dos romanos).
Ali também rolam pistas de ski, há um centrinho charmoso, restaurantes e hotéis estrelados e as tradicionais saunas suíças (mistas e com nudez compulsória) – que, oh la la, eu experimentei 😛 – , além de outras atividades, como subir no alto do Gemmipass e observar a cidade encravada no meio de penhascos e desfiladeiros lá do alto (um passe especial de neve e banhos dá acesso a todos os esportes de inverno nas montanhas Torrent e Gemni e também aos banhos termais dos spas alpinos Leukerbad Therme e Walliser Alpentherme & Spa Leukerbad, bem legal).
E Zermatt, a menos off the beaten deste roteiro (já que é queridinha de alguns brasileiros há tempos), me cativou justamente por oferecer tanto por se fazer ali e em seus arredores mesmo para quem não está interessado em esquiar – sem falar na vista impagável que se tem do Matterhorn (sim, aquele do Toblerone) da cidade nos dias de céu claro. Ali carros são proibidos e só circulam pequenos veículos elétricos para transportar bagagens, cargas e passageiros. E você nem sente falta deles: a cidade é gostosa para caminhar ao ar livre, cheia de lojinhas, cafés e restaurantes (e com vida noturna agitadinha), e há uma variedade impressionante de trens e teleféricos para chegar às montanhas mais próximas, em passeios lindíssimos – como Gonergrat, a 3.100m de altitude (para ver de pertinho o Matterhorn, o Monte Rosa e o glaciar Gorner) e o Klein Matterhorn/Glacier Paradise, que chega ao ponto mais alto da Europa em um teleférico, 3.800 m de altitude.
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
E a viagem foi tão redondinha que, no voo de volta ao Brasil agora, o menu servido a bordo da SWISS era justamente “menu Canton du Valais”, com pratos e vinhos típicos da região no cardápio 😉
Nos próximos posts você confere tudo isso em detalhes. Guentaê 😉
Clique aqui para conferir ofertas em tours e passeios pela Suíça
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Para ler todos os posts desta viagem, clique AQUI.
ooooooba!!! pirei nas fotos da sua viagem no Instagram, Mari, e ja coloquei essa viagem na minha lista. Vou grudar nos proximos posts 🙂
opa, oba digo eu
Parece que eu reconheço essas paisagens…
de leve, né? 😛
Adorei! Fotos lindas, inpiradoras, Mari
Que viagem bacana, Mari!
Vou incluir o roteiro inteirinho na minha listinha de desejos.
Mari, quero saber tudooooo! Amei!!!!!
Oiii!!! Acabei de descobrir seu blog!
Eu e meu marido estamos pensando em ir para Europa final do ano, entre 25/12 e 15/01 e com certeza Suiça será um de nossos destinos!!!
Quantos dias você aconselha ficar? Alguma dica?
Obrigada!!!
Oi, Patricia! O “quantos dias” depende muito da quantidade de tempo total que vcs têm e quantos destinos vocês querem visitar. Esse roteiro que eu cito neste post e nos posts linkados a ele – Zurique, Leukerbad, Zermatt – eu sugiro fazer em uma semana (7 dias/noites)
Olá Mari,
Quatro dias na Suiça… Com tantos lugares pra conhecer, onde escolher ir? Interlaken, Genebra, Lucerna, Zurique….Se for passar Reveillon, onde sugere?
Obrigada!
Olá Mari,
Quatro dias na Suiça… Com tantos lugares pra conhecer, onde escolher ir? Interlaken, Genebra, Lucerna, Zurique….Se for passar Reveillon, onde sugere?
Obrigada!
Olá Mari,
Quatro dias na Suiça… Com tantos lugares pra conhecer, onde escolher ir? Interlaken, Genebra, Lucerna, Zurique….Se for passar Reveillon, onde sugere?
Obrigada!
puxa, quatro dias eu recomendaria escolher um único destino ou, no máximo, dois. Se quer algum movimento no reveillon, ficaria com Zurique. E, de lá, uma escapada a Berna ou Interlaken.
obrigada pela dica!!!
Olá Mari, acabei de descobrir seu blog, adorei…eu e minha esposa estamos pensando em ir a Suíça em março de 2015 por 5 dias o que vc nos aconselha por lá, afinal vão ser poucos dias.
Um abraço e parabéns pelo blog.
Carlos Steele
Oi, Carlos! Como são poucos dias, acho que vcs deveriam se concentrar em apenas dois destinos. Vcs já conhecem algo da Suíça? Chegarão e sairão do país por Zurique ou por outra cidade? Dependendo de como vcs pensam entrar e sair do país, fica mais fácil pra eu dar as sugestões. Se chegarem e saírem por Zurique mesmo, dá pra fazer Zurique e Interlaken, por exemplo.
Olá, gostaria de saber se é um bom país para compras e mais ou menos quanto levar de din din para uns 10 dias….
Obrigado!
Alan, quanto dinheiro levar depende muito do perfil de cada viajante. Sobre compras, tem excelentes opções; mas como o franco suíço é bastante valorizado frente ao Real, não é dos países mais tentadores para compras em termos de ofertas para brasileiros.
Olá, Mari, que fotos maravilhosas !!! Eu, meu marido e minha filha de 17 anos estamos pensando em passar uns 20 dias na Europa, incluindo o Ano Novo, mas estamos na dúvida por causa do inverno, não sei nem por onde começar, ou seja, quais países seriam viáveis
para viajar de carro (excluindo Portugal e Espanha, pois já conhecemos). Você poderia me dar umas dicas. Adoramos cidadezinhas européias, mas acho que várias delas no inverno não “funcionam”, não iremos esquiar mas acho que gostaríamos de visitar alguma estação de esqui. Desde já agradeço. Abs. Ana.
Ana, a Suíça mesmo é excelente pedida para essa viagem, seja em carro ou trem. As cidades que estão aqui no post e mais Genebra, Interlaken, Lucerna etc são grandes, grandes pedidas. Viajar de carro pela França e Itália também é absolutamente viável e prazeroso durante o inverno – e a maioria das cidadezinhas nestes destinos “funciona”, sim, durante o inverno 😉 Só não vale a pena nesse período ir a balneários, é claro.
Ei Mari , que viagem bacana! Gostaria de uma opinião sua: qual é a melhor alternativa para quem vai pela primeira vez à Suíça, Interlaken ou zermatt?
Duvida difiiiiiiicil, porque as duas cidades são lindas, marvilhosas! Eu ficaria com as duas 🙂 Se tiver MESMO que escolher uma, acho q eu ficaria com Zermatt 🙂
Oi! Somente hoje conheci seu site e estou adorando. Pensamos em viajar pra Suíça em dezembro, e gostaria de saber quais cidades são imperdiveis e quanto tempo mínimo em cada uma? É possível fazer bate e volta para algumas cidades? Muito obrigada
Oi, Nancy! As cidades “imperdíveis” dependem muito do perfil do viajante… cada um tem suas preferências, né? Dá uma lida nos demais posts sobre a Suíça aqui http://www.maricampos.com/tag/suica/ que para o inverno, em dezembro, boas sugestões é que não faltam: Zurique, Lucerna, Zermatt, Interlaken, Leukerbad, St Moritz… tudo lindo 🙂
ah! e, sim, é possível fazer bate-e-volta para cidades que estejam a menos de 1h30 umas das outras, é claro. Neste caso, é melhor ter em mãos um Swiss Pass, para não ir à falência com os preços dos bilhetes em trem.
Oi Mari, vou em janeiro com meu filhos (5 e 7), estou querendo alugar um carro em Genebra e ficar uma semana por lá. É difícil fazer essas cidades de carro? Ou de trem é melhor?
Não é difícil, não; mas em Zermatt, por exemplo, não entram carros – tem que parar numa cidadezinha antes. É bem bonito fazer em carro e as estradas são excelentes. Mas vale saber que o trem é muito conveniente, porque chega mesmo a qualquer lugar; e com o Swiss Pass você fica com o transporte local incluído e belos descontos nos trens de cremalheira, gôndolas e afins.
Mary boa tarde vou a Suíça no dia 26/12 voltando dia 01/01/17
Gostaria de saber como posso fazer p adquirir o Swiss Pass pode ser la qdo chegar ou e melhor comprar por aqui na agencia!
Na Áustria por ex comprei os trens por aqui e paguei taxa se tivesse adquirido la! teria saído mais em conta vc pode me dar dicas grata!
todo ano vamos com um grupo ate Portugal e de la cada quem escolhe o pais que quer ir este ano escolhemos a Suiça
Martha, as opções mais em conta são comprar o Swiss Pass clicando no link que está no texto do post mesmo ou comprar lá no escritório de turismo da Suíça no próprio aeroporto de Zurique.
Olá mari gostaria de saber como vc fez tudo isso esse roteiro comprou pacote no Brasil em que empresa e para ir no lugares tbm foi de trem? 🙂
Siula, esta viagem especificamente foi uma viagem a trabalho, a convite do turismo da Suíça, exatamente como tá escrito logo no começo do post; então já foi tudo pre-arranjada. Mas nas minhas visitas em férias durante o inverno na Suíça sempre reservei os hotéis direto em seus próprios websites e comprei o Swiss Pass direto no site da SBB que está linkado no post. Tem vários outros posts aqui no blog com dicas para viajar na Suíça em qualquer estação, para viajar de trem no país e para curtir o inverno suíço – use a caixinha de busca e/ou as tags para encontrar todos eles. Dá pra ver vários aqui: http://www.maricampos.com/tag/suica/ Viajar de trem entre os destinos suíços é sempre a melhor pedida: pela facilidade, pela pontualidade e pela beleza das paisagens. Se você preferir comprar um pacote pronto, você pode solicitar um à sua agência de viagens – toda agência de viagem brasileira vende pacotes, hotéis e trens na Suíça.
Olá Mary,
Irei para Europa em 01 de Dezembro de 2016 , segunda vez no continente.
Vou ficar somente 02 dias na Suíça pois o destino principal da viagem é Itália.
Gostaria muito do seu apoio na escolha da cidade … Penso em pegar WebJet de Roma e voltar de Rail para Milão (ou WebJet) e gostaria de saber qual melhor local para casal de viajantes a primeira vez no País. Gostaria de conhecer um pouco a cultura e culinária Local, se possível ter contato com neve !
Grato desde já ! ✌?️
Oi, Bruno! Dois dias é muito, muito pouco para qualquer destino na Suíça… talvez o melhor fosse você usar o trem e só cruzar a fronteira entre Itália e Suíça para conhecer algum cantinho dos alpes, por exemplo; porque voando vocês vão acabar perdendo muito tempo entre deslocamentos ida e volta ao aeroporto, chegar com antecedência, esperar malas etc. Mas, claro, há inúmeras opções; o complicado mesmo é ficar tão pouquinho – com dois dias vocês vão conhecer um único lugar. Nos Alpes há seguramente neve nesta época. Dá uma olhada nos outros posts da Suíça aqui no blog, são muitos! Daí você pode espiar por aqui destinos como Interlaken, Verbier, St Moritz, Zermatt (meu preferido) e tantos outros – inclusive cidades maiores, como Zurique, Lucerna e Genebra, pra você achar o que tem mais a cara de vcs.
Olá Mari, parabéns pela matéria, ficou excelente!!
Não conhecia Leukerbad, achei o máximo!!
Estamos indo eu e meu marido passar o final do ano na Itália e de lá iremos para a Suíça. Estou pensando em fazer Berna, Zermatt e Leukerbad. Gostaria de saber se para ter acesso aos banhos termais devemos ficar num hotel que os ofereça ou podemos apenas passar o dia nesses resorts? Você tem alguma sugestão de hospedagem ou localização? Ah, e quantas noites você ficou em Zermatt e Leukerbad?
Obrigada,
Oi, Lorena! Os banhos são abertos ao público e a gente paga a entrada mesmo; não precisa ser hóspede (alguns deles nem estão em hotéis, são só banhos e spas mesmo). A maioria das pessoas passa apenas algumas horas neles. Leukerbad é bem pequena, então todos os hotéis são bem próximos de tudo, fiquem tranquilos. Zermatt eu recomendo pelo menos 3 noites, porque tem muita coisa pra ver – e a cidade em si já é linda de morrer. Leukerbad, se vocês forem só usar as termas mesmo e escolherem horários de trem bem legais (tipo chegando cedo e saindo depois do almoço), dá pra ficar só uma noite.
Obrigada pela atenção!!! Mal posso esperar!! Bjs
Bom dia, Mari. Andei procurando uns blogs sobre a Suíça e por sorte encontrei o seu. Vamos ficar 4 ou 5 dias, na segunda quinzena de janeiro, e estou em dúvida onde ficar. Acho que em Zurique e Berna, fazendo de trem um bate e volta para Lucerna e Lugano. Também pretendo fazer o Bernina EXPRESS, pegando em Saint Moritz. Você acha que esse roteiro está bom? Vale a pena pegar o Bernina no inverno? De lá iremos para para a Itália.
Lenira, acho que é muita coisa para só quatro ou cinco dias! Zurique, Berna e Lucerna têm muitas coisas pra ver, é judiação ficar um dia só! Os trens panoramicos são lindos, sou muito fã. Mas realmente, em apenas 5 dias, eu escolheria apenas dois destinos e um bate e volta, no máximo.
Bom dia Mari,
Irei para a Suiça no final de fevereiro – dia 23 – e ficarei até 06 de março. tenho dúvidas sobre o clima nesta época do ano lá. Tu poderias me informar o que encontrarei em termos de frio, chuva e neve? Se o clima pode atrapalhar os passeios?
obrigado.
Cesar
Cesar, muito difícil prever clima atualmente… O mundo inteiro está igualzinho ao Brasil, com variações climáticas extremas ao longo do ano. Em geral, já não faz tanto frio como em janeiro; mas é preciso estar bem agasalhado, é claro. As chuvas do período não costumam ser fortes a ponto de atrapalhar os passeios. E a quantidade de neve vai depender muito de quais destinos você pretende visitar – os destinos de montanha têm neve por mais tempo que as cidades, é claro. No ano passado estive no país justamente em março, peguei neve em todos os destinos de montanha (fui pra esquiar em St Moritz, Interlaken-First e Verbier) mas peguei dias lindos e ensolarados – chuvinha light num único dia. Mas fique tranquilo: se tem um destino em que neve realmente não atrapalha os passeios, esse destino é a Suiça 😉
Obrigado Mari,
já me ajudou bastante.
abs
Oi Mari
Bom dia, irei a suíça em 17/12 e ficarei 1 mês na casa da minha sogra, em friburgo bulle, vc me sugere algo perto e que não gaste muito?
Porque vou querer dar uma passarinha em paris, qual o melhor meio de transporte?
Obrigada
Tatiana, se você vai ficar um mês inteiro na casa da sogra, a opção com melhor custoXbenefício é comprar um Swiss Pass por um período X e utiliza-lo para ir aos lugares que VOCÊ quer visitar. Comprar as passagens de trem avulsas é sempre mais caro; e na Suíça quase tudo é pertinho, então distância não é um grande problema. Assim você faz uma viagem que tenha mesmo a sua cara. Dá pra você clicar aqui http://www.maricampos.com/tag/suica/ e ver tudo o que tem de Suíça no blog para se inspirar (são inúmeros posts!). Quanto a Paris, o meio mais prático é fazer de trem; mas você terá que ir a Zurique ou Genebra para tomar o TGV Lyria, que leva respectivamente 4 e 3 horas para chegar a Paris a partir destas cidades. De ambas cidades saem também voos com companhias aéreas tradicionais e low cost.
Estou programando uma viagem a Zurique em Dezembro e vou passar o natal e ano novo em Zurique, embora pretendo ir em algumas cidades mais próximas da Suíça. Quero ir em Paris, em Amsterdã, Bruxelas e Luxemburgo. por favor poderia me dar uma ideia ou roteiro melhore quais as roupas que devo levar? Aquelas blusas da lupo, blusas térmicas são boas?Vou direto para Zurique e depois que pretendo ir nos outros lugares. Grata.
Eni, se você não for a estações de esqui no seu roteiro provavelmente não precisará de blusas térmicas – um bom casaco próprio para o inverno europeu é o mais importante. Se você for do tipo que sente muito frio e quiser roupas térmicas, não conheço as da Lupo mas no Brasil dá pra comprar peças boas e baratas em lojas esportivas como Decathlon. Zurique está facilmente conectada a Paris por trem e de Paris também se vai muito fácil em trem para os outros destinos que você citou.
Oi, Mari! Estou encantada por
Leukerbad, pois acho que ela reúne o que há de melhor: esqui e fontes termais. Qual o centro de esqui mais próximo de Leukerbad?
Iremos para a Suíça em 22 de dezembro. Há alguma possibilidade de não haver pista de esqui na região de Leukerbad nessa época.
Amei suas informações!!!!
Deborah, as pistas de esqui de Leukerbad estarão funcionando normalmente nesta época, já é alto inverno. Há outras estações pequenas de esqui próximas, mas a Suíça é pequena, ultra bem conectada em trens (e com estradas ótimas para quem quiser dirigir) e você pode, como eu fiz, combinar alguns dias em Leukerbad com dias em outros destinos suíços. Nesta viagem do post, eu fiz Zurique, Belalp, Leukerbad e Zermatt (que eu amo!!!!) em pouco mais de uma semana. Mas há outros destinos de esqui igualmente maravilhosos, como St Moritz, Gstaad e Verbier, por exemplo. First, ao lado de Interlaken, também é uma delícia! Dá pra ler todas as minhas dicas de inverno na Suíça aqui http://www.maricampos.com/tag/inverno-na-suica/
Oi Mari, tudo bem ?
Primeiramente parabéns pelo roteiro e dicas. Estou planejando ficar em Zurique 3 dias em jan/2019. Acha que é suficiente ?
Obrigada!
Sim, Amanda: três dias para conhecer Zurique são suficientes.
Oi Mari. Eu, esposa e 2 filhas ( 7 e 2 anos) iremos no fim de dezembro para Suíça queremos queremos ficar hospedados em Zurique, Berna ou Genebra e mais alguma cidadezinha típica do inverno como bastante neve. Quais desses locais você indica e que tenha mais atrativos para crianças. Obrigado.
Oi, Rodrigo! Época linda para curtir a Suíca <3 Não sei quanto tempo vcs têm disponível, mas eu sugeriria Zurique e Lucerna, que são cidades lindas, fáceis e cheias de coisas para fazer com as crianças (passeios à montanha, museus divertidos, bastante infra de hotelaria, mercado, lojas etc). São duas bases ótimas com muita coisa para fazer também no entorno. Se ficarem em Lucerna, dá para irem, por exemplo, um dia ao Titlis, uma montanha cheia de atrativos - dá pra esquiar, fazer moto-neve etc ou simplesmente fazer "esquibunda" com os pequenos. Se quiserem incluir também um "destino de neve", eu acho Zermatt um dos lugares mais lindos do mundo! Tem posts sobre Zermatt aqui no blog (é onde fica "a montanha do Toblerone"); a cidade é linda, toda para pedestres, o Matterhorn está sempre a vista, tem muito passeio lindos nos arredores e a própria viagem de Zurique pra lá é linda de morrer (ainda mais se pegarem o Glacier Express) 🙂