Zurich West

WP_20140117_12_08_20_Pro__highres A meros 10 minutos do centro da cidade fica o bairro mais cool e descolado de Zurique

 

 

Quando estive em Zurique da outra vez, láaaaaa em 2009, Zurich West já era hype. O bairro industrial que tinha virado descoladinho, com lojas e bares ocupando o território de antigas fábricas já ganhava a atenção da imprensa internacional – mas ainda não tinha conquistado os turistas. Qual não foi minha surpresa ao ver agora, comecinho de 2014, o quanto o bairro se transformou – para melhor! – nestes quase cinco anos.

Ali a mistura novo e antigo dá sempre bossa
Ali a mistura novo e antigo dá sempre bossa

 

Zurich WestO bairro (ou distrito) que foi palco da chamada  “revolução industrial” da cidade hoje virou a nova meca gastronômica e artística de Zurique. Se você procura restaurantes descolados, boutiques diferentes, lojas de design, galerias de arte e espetáculos alternativos, Zurich West é o seu destino.  Faz tempo que as fábricas picaram a mula de lá  mas a própria arquitetura local tem mesmo esse jeitão de bairro industrial até hoje – do alto do “mirante” do último contêiner/andar da Freitag (programete imperdível!) a gente vê isso bem claramente.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios na Suíça

 

Zurich West

A Freitag, aliás, é provavelmente o grande ícone de Zurich West. Quem curte moda certamente já ouviu falar, e muito, dos irmãos Freitag. Mas para quem ainda não sabe, Markus e Daniel Freitag criaram uma grife especializada em bolsas e acessórios feitos com material reciclado encontrado nas estradas – lona de caminhão é o material mais recorrente – famosas pela durabilidade sem precedentes e pelo fato de, como são feitas à mão, não existirem duas bolsas idênticas (a maioria tem modelo carteiro). Visitar a loja é programaço, mesmo que você não pretenda desembolsar os 300 ou 400 francos suíços cobrados pela maioria dos modelos: são nada menos que 17 contêineres presos uns aos outros e empilhados. É permitido ao visitante subir ao último andar (é só pedir) e ao longo dos lances de escada até lá em cima acho impossível não dar um medinho; afinal, são contêiners empilhados, oras – mas a vista do alto do último deles vale o esforço.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

A loja-conceito (e bota conceito nisso) da Freitag
A loja-conceito (e bota conceito nisso) da Freitag

 

Zurich West

E a vista do bairro lá do alto
E a vista do bairro lá do alto

 

Zurich WestEm Zurich West o novo e o velho (e isso salta aos olhos na arquitetura), o tradicional e o alternativo (nos grafites, nos restaurantes, nas lojas), tudo isso convive numa harmonia impressionante. Em meio a tanto concreto e tubulações (e canteiros de obras por toda parte, que o bairro ainda está em franca expansão e construção), uma praça gigante, verde, cheia de crianças e adolescentes (e dizem que lota de famílias fazendo pic-nic no verão também), chama a atenção, assim como o colorido de algumas lojas que põem charmosos bancos públicos na calçada.

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios na Suíça

Zurich WestZurich WestZurich West

O bairro viu suas fábricas, galpões, viadutos e estaleiros da área entre o rio Limmat e os trilhos de trem serem, ao longo das últimas duas décadas, substituídas por lojas, galerias (ou mega espaços de arte, como a Puls 5) e restaurantes. Primeiro, virou um espaço barato (fica a meros 10 minutos de transporte público da estação central e dos prédios do século XIII do centro de Zurique mas é tido até hoje com um bairro meio afastado) para jovens artistas. Hoje anda tão trendy que os imóveis antigos estão inflacionados e os novos prédios que estão sendo construídos por ali, dizem, terão apartamentos e escritórios caríssimos (sem contar que o bairro já ganhou vários hotéis).

Zurich WestZurich WestZurich WestZurich West

Como uma versão suíça do SoHo, ali a arte está presente dentro das lojas e dos restaurantes. Adorei o gigantão Im Viadukt, um espaço meio tudo-ao-mesmo-tempo-agora construído literalmente debaixo de um dos viadutos centenários do bairro. Ali dentro funcionam mais de 50 “negócios”, entre lojas, quiosques e até um restaurantão. A parte mais legal é o mercado, que vende dos sensacionais queijos suíços a petiscos, doces e vinhos (que você pode, aliás, abrir e tomar ali mesmo enquanto come num dos quiosques de comidinhas).

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios na Suíça

Zurich WestZurich WestZurich West

Outro lugar bem legal e multifacetado é o Schiffbau, uma antiga fábrica de barcos que reúne no mesmo espaço um  centro cultural com várias salas de teatro, um restaurante mais serinho, o La Salle, um bar no segundo andar e também o Moods, um disputado clube de jazz.

Zurich WestZurich WestZurich West

Almocei no ótimo Les Halles, uma mistura colorida e meio psicodélica (decoupage de jornais e revistas nas paredes, cadeiras díspares, bicicetas e outros objetos no teto etc) que mescla um restaurante com jeitão de bandeijão e uma loja de comida orgânica – tudo isso numa antiga garagem de automóveis, é claro 😀

A entrada dos Les Halles...
A entrada dos Les Halles…

 

... e o restô por dentro
… e o restô por dentro

 

Zurich WestZurich WestE se o dia ali é um delicioso passeio, a noite por ali também é uma criança: seus bares e clubs (como o Indochine, por exemplo) são os mais hypadinhos de Zurique (e muita gente ali aposta no bar-hopping, btw)

Zurich WestZurich WestZurich WestZurich West

Apesar de ser um bairro tão recente, acho que em Zurich West fica óbvio porque Zurique, de vibe mais séria se comparada com outras grandes cidades europeias, foi o berço do movimento dadaísta. Já tô doida pra ver o quanto a região camaleoa terá mudado na minha próxima visita 😉

 

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios na Suíça

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

23 Comentários

  1. Oi Mari! Vou passar pela Suíça em julho e estou com uma dúvida: posso comprar as passagens de trem com antecedência como eu faço com a companhia francesa (pagando com cartão de crédito e imprimindo os bilhetes) ?
    abs!

  2. Olá, pretendo passar de 10 a 12 dias de lua-de-mel na Suíça. Invariavelmente passarei por Zurique e Genebra (chegada e partida), tenho pesquisado bastante sobre outras cidades a conhecer e estou com muitas dúvidas, principalmente porque não tenho tanto tempo, o que me indica??
    Obrigada

    • Oi, Talyta! 10 a 12 dias são suficientes para passear um pouco pela Suíça- o país é pequeno e o sistema de transportes é tão eficiente que a gente consegue se deslocar bastante. Em que época você vai? porque dependendo do período do ano algumas cidades e regiões são mais atraentes que as outras. Vc gosta mais de cidades ou de vilarejos rodeados por montanhas, por exemplo? Eu visitei agora em janeiro a região do Valais, linda, e eis aí um roteiro bem romântico pra vcs: Leukerbad e Zermatt. Mas há também Berna, que tem mais jeito de “cidade” e outros lugares de paisagens incríveis, como Interlaken. Vai depender mesmo do gosto de vcs. Todas os posts sobre a Suíça, incluindo dicas de Zurique, Genebra e esses demais lugares que citei, você encontra aqui http://www.maricampos.com/tag/suica/ . E, claro, pode ir deixando neles dúvidas que eventualmente aparecerem enquanto vocês planejam a lua-de-mel, que eu respondo rapidinho 😉

      • Chegaremos em Zurique dia 30/09 e saíremos de Genebra dia 11/10/14. Li bastante coisa e pensando na logística, pensamos em: 2 dias em Zurique, 2 dias em Lucerna, 3 dias em Berna (vimos que a partir daqui dá pra ir a várias cidadezinhas próximas como Basiléia, Lausanne e Montreaux), 1 ou 2 dias em Interlaken, 1 dia em Zermatt e finalmente último dia em genebra. O que vc acha desse roteiro? Particularmente, gosto mais de vilarejos, mas quero conhecer um pouco de tudo por lá! Não li nada sobre Leukerbad, o acesso é fácil? É próximo de Zermatt?
        Muito obrigada!!

        • Leukerbad não é tão longe de Zermatt (vc chegou a ler o post sobre a cidade?) mas acho que a viagem de vcs já tá bem “picadinha” pra incluírem ainda mais uma cidade no roteiro; talvez seja melhor deixar pra próxima (Muitos deslocamentos, com mala etc, podem acabar cansando). Em Zermatt eu ficaria duas noites pra dar tempo de aproveitar a cidadezinha em si mas também subir no Matterhorn Glacier Paradise e no Gornergrat, dois programaços (dá pra fazer os dois no mesmo dia mas fica corridaço).

          • Li sim…fiquei apaixonada por Zermatt!! Acho que vale a pena diminuir um dia em Berna e ficar 2 em Zermatt…
            Pensamos nisso também, se deslocar demais com malas será cansativo… mas acho que não vai ter jeito!

  3. Acho que é uma ideia, Talyta. Até porque ficar 1 noite só numa cidade acaba mesmo ficando corrido – em duas vcs relaxam mais, têm menos stress com mala, aproveitam melhor o dia. Mas não pensem só em bate-e-voltas desde Berna e aproveitem também a cidade em si, porque ela é considerada uma das mais bonitas da Suíça 😉

  4. Gostaria de uma ajuda, tenho exatamente 2 dias e meio, o que posso conhecer de zurich e lucerna?
    como funciona esse cartão? é caro? me explique com detalhes por favor

    • July, com dois dias e meio, recomendo você ficar apenas em Zurique. O Zurich Card te dá direito a usar de maneira ilimitada o transporte na cidade para o período que você comprar, te dá entrada em alguns museus nesse mesmo período e também descontos em outros museus, restaurantes e lojas. Dá pra ver todos os benefícios do cartão aqui (em inglês): http://www.zuerich.com/en/Visitor/zuerich-card.html. Custa 24 francos suíços por 24h e 48 francos por 72h (que cobriria com folga todo o período da sua visita).

  5. Oi mari!
    Vc sugere ficar hospedada me Zurique West? ou que parte da cidade voce recomenda? Estou pensando em ir em Junho/Julho.
    Merci!
    M

    • Oi, Marjorie! Depende mesmo de vc – Zurich West fica a 10min de trem do centrinho histórico da cidade. A vantagem de ficar no centro histórico é que vc fica mais perto da estação de trens, caso for fazer passeios bate-e-volta. Mas tudo é muitíssimo bem conectado lá com o transporte público, então vc fica bem servida de todo jeito. No centro histórico há mais opções de hospedagem; em compensação, em Zurich West os hotéis de redes grandes costumam ter ótimas ofertas 🙂

  6. Carmen, terei 3 dias em Zurique antes de ir para Alemanha, em setembro 2022. Estava programando conhecer os bairros da cidade mas também pegar um dos dias para ir até Titlis, passando também rapidamente por Lucerna (um bate-volta). Estou na dúvida sobre hospedagem: no centro (bem cara) ou em ZuriWest (gostei muito do 25hours hotel)! E quanto ao card para transporte, também estou bem em dúvida entre o Swiss Travel Pass e o Zurich Card (e se for este, pagaria a ida para Lucerna e Titlis a parte – que facada!)… que sugere? Obrigada!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*