África do Sul: safári no Kruger Park
.
.
.
Nesse post publicado semana passada no Saia pelo Mundo, eu contei como o Kruger Park virou um grande caso de amor na minha vida, desde a primeira visita; um lugar capaz de fazer uma pessoa medrosona de animais em geral – eu! – ficar abobada/encantada/enfeitiçada ao ver o carro do safári diariamente rodeado por leões, elefantes e outros animais.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Quem vai? Acho o Kruger Park – sejam as reservas localizadas propriamente dentro do parque (como o Sabi Sabi, onde me hospedei da vez anterior) ou as localizadas no chamado Great Kruger, fora dos limites originais do parque (como a excelente Royal Malewane onde me hospedei agora) – um destino sensacional para qualquer tipo de viagem ou turista.
Crianças, jovens, adultos, terceira idade, solo travelers, casais em lua de mel, grupos de amigos , famílias inteiras – é o tipo de programa que, excetuando-se casais com bebês, não tem contra indicação para ninguém.
Um senão? É que ficar hospedado no Kruger, via de regra, custa caro. Antes de mais nada, é preciso ficar de olho no hotel escolhido, porque o custoXbenefício pode variar muito de um lugar a outro: há hotéis que só incluem cama e café nos valores propagandeados (e, nesses casos, cada game drive costuma custar uma pequena fortuna) e outros que incluem tudo (cama, café, pensão completa, dois safáris por dia, bebidas etc).
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL
A emoção de ver os animais ali, lado a lado |
Safári no Kruger Park
Chegando lá: apesar dos voos da SAA de São Paulo a Joanesburgo serem diretos e geralmente ficarem abaixo dos mil dólares por pessoa, é preciso comprar a extensão ao parque. Existem três maneiras de chegar lá: direto de carro (alugado ou motorista contratado), do aeroporto de Joburg, numa longa road trip; voando com a própria SAA até Hoedspruit e, desse aeroporto, seguir de carro por aproximadamente 2h30 até o Kruger; ou encarar os preços da Federal Air (em média, 500 euros por pessoa – paguei 550 euros pelo meu em 2010) e voar diretamente do aeroporto de Joanesburgo à pista de pouso mais próxima do seu hotel, num táxi aéreo de pouco mais de 1h de duração.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Quando ir? Dá pra encarar o Kruger o ano inteirinho. Mas vale saber que de janeiro a março é comum chover todo dia.
“Seguindo” uma família de leões |
Quanto tempo ficar? Depende muito do bolso e do gosto. Se eu tivesse grana, passaria ali uma semana 😀 Mas, como é um destino mais caro e os hotéis tudo incluído operam com pelo menos duas saídas diárias (um safári ao amanhecer e outro ao entardecer), acho que duas noites são redondinhas, com quatro safáris e tempo para usar o hotel (boa parte dos hóspedes fica 3 noites, vale saber).
Como é a rotina? Geralmente, há uma saída de safári logo pela manhã e outra no final da tarde, cada uma com duração entre 2h30 e 3h. No meio do dia, pode haver um walking safári ou alguma outra atividade proposta pelo hotel, mas a maioria dos hóspedes aproveitar para descansar (afinal, o primeiro safári pode sair 5h da manhã) e aproveitar as instalações do hotel, da piscina ao spa. Nos lodges, é comum os animais zanzarem por entre a propriedade sem nem se dar conta da presença humana ali, Nos hotéis de luxo, a gastronomia típica costuma ser bem, bem, bem caprichada. Quase todos os hotéis incluem um jantar típico ao ar livre, no meio da savana, nos pacotes.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OFERTAS EM TOURS DE SAFÁRIS EM DIFERENTES PARTES DA ÁFRICA DO SUL
Bom dia Mari,
em abril vou ficar 20 dias na África e gostaria de passar um fim de semana em Joanesburgo para conhecer o Kruger Park. Meus planos:
-Sair de Joanesburgo com um carro alugado para o Kruger Park afim de fazer um safari por conta própira.
-E também fazer um “game” pago com um guia do parque.
Dúvidas:
-Em caso de safári por conta própria eu fico quanto tempo quiser dentro do parque?
– Posso fazer, por exemplo, sair de Joanesburgo num sábado cedo, chegar no Kruger Park, andar livremente e a tarde fazer um game pago??
-Se eu quiser no sábado fazer um safári livremente e um passeio pago no domingo cedo, é possível? Só teria que dormir no parque?
– Qual o melhor parque do Kruger Park para visualizar o maior número de animais, principalmente predadores?
– Qual melhor camping, o mais próximo de Joanesburgo?
Obrigado! Aguardo sua resposta!!
Bruno Palmeira Soares Bello
brunopalmeira@ig.com.br
Oi Bom dia!
Já revirei alguns blogs que falam sobre o Kruger e ainda não consegui tirar uma dúvida: vou ficar hospedada em um hotel fora do Kruger, é possível fechar o game drive pelo Kruger lá direto na portaria do parque?
Ana, são apenas algumas áreas do parque que são abertas para self drive. Se você quiser o game drive com um ranger/motorista, o melhor é fechar direto com seu hotel ou com alguma agência.
Olá Ana, conseguiu resposta pra sua pergunta?? Também gostaria de saber se dá pra reservar os games drives com antecedência mas não achei isso no site…
Camila, minha resposta pra vc é a mesmíssima que dei pra Ana… para fechar com antecedência, contate seu hotel ou uma agência de viagens.