Uma sugestão de escapada linda de um dia (ou mais!) na Espanha para quem viaja a Madri ou Barcelona
A chegada nos últimos tempos do trem rápido AVE foi uma das melhores notícias para os turistas que visitam as duas principais cidades turísticas da Espanha, Madri e Barcelona (diz uma notícia recente que eles serão equipados em breve com wifi a bordo) e vagões silenciosos, uhu). Com o AVE ficou facinho e rápido viajar entre elas e chegar de uma delas a outros belos destinos espanhóis (com o AVE, aliás, dá pra ir além dos limites espanhóis, mas isso é papo pra outro post).
Embora ele já exista há alguns anos, tomei meu primeiro AVE agora, em fevereiro, para viajar de Madri a Zaragoza (paguei 50,50 euros o trajeto ida e volta em tarifa promo) e recomendo MUITO a experiência.
Conhecer Zaragoza (e visita-la com um casal amigo muito querido) foi uma deliciosa surpresa. Aquele tipo de cidade que parece que vai se revelando devagarzinho, sem pressa, numa mistura sedutora de novo e velho, antigo e contemporâneo, clássico e trendy.
Começamos pelo lado mais modernex da cidade (e mais próximo da estação de trens) com uma passada rápida pelas lindas construções da época da Expo 2008. Arquitetura contemporânea, edifícios conceito e muito, muito verde – btw, preciso muito voltar lá para, entre outras tantas coisas, fazer uma belo passeio ali pelo belíssimo parque.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Mas, em contraste a tanta modernidade por aqueles lados, Zaragoza também guarda lindos e impactantes exemplos da arquitetura mudéjar, que fazem a gente andar com os olhos voltados também para o alto o tempo todo. Prédios lindos, carregados de detalhes nas fachadas, nos azulejos, nos telhados, nas portas.
Zaragoza é uma cidade grande, de comércio movimentado e, aos sábados, mesmo com frio (dizem que o inverno lá é rigoroso), as ruas estavam lotadas. O bom de Zargoza é que a cidade é fácil de explorar, com excelente transporte público (bons ônibus e tranvia) e, mesmo a estação de trens ficando um pouquinho afastada do centro histórico, dá bem pra fazer um belo passeio de um dia por lá para ver as principais atrações.
O ruim de Zaragoza é que a cidade é tão bonita arquitetonicamente e tão cativante e hospitaleira que dá vontade de fazer tudo em ritmo slow travel e esticar a viagem por pelo menos mais um dia 😀
Dentre torres medievais e edifícios super contemporâneos, até anfiteatro romano a gente encontra lá, e em pleno centro! (com direito a museu e tudo)
Fiquei impressionada como o novo e o antigo se esbarram mesmo todo o tempo, inclusive no centro histórico, uma delícia.
E quando você chega na Plaza del Pilar, esperando encontrar uma tradicional praça espanhola, descobre uma praça imensa, cercada por um conjunto arquitetônico impressionante, que vai muito além da (belíssima) catedral.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Tive a sorte de conhecer a cidade ao vivo com os melhores guias que eu poderia ter: os queridos amigos Tony e Cecília Galvez do sempre ótimo Passaporte BCN (entre outras aventuras cibernéticas), que moram na cidade e conhecem como ninguém cada cantinho por lá.
Entre uma atração e outra, uma fofoca aqui e outra ali, eles iam me contando curiosidades da vida cotidiana, da história local, de hábitos e costumes. E chamavam minha atenção para detalhes incríveis nos bairros, nas ruas, nas fachadas dos edifícios.
E confesso que visitei menos atrações do que poderia porque fizemos quatro – sim, QUATRO! – deliciosas paradas para provar as delícias do tapeo local (aprendi até que “clara” ali é “tubo con gás”, rá!).
Melhor de tudo? Mesmo que você (ainda!) não conheça o Tony e Cecília, pode muito bem fazer esse passeio “guiado” por eles também: a dupla acaba de lançar (mais) um guia excelente, Zaragoza em um dia. Ali você encontra dicas precisas para curtir o melhor de Zaragoza em roteiros testados passo a passo para quem quiser fazer também seu bate-e-volta pra lá desde Madri ou Barcelona (ou, melhor ainda, quiser fazer uma paradinha estratégica por ali no trajeto entre as duas cidades, ideia genial).
São quarenta e seis páginas claras, concisas, didáticas, fáceis de ler – e as imagens são um espetáculo, como sempre (só pela imagem es-pe-ta-cu-lar da capa dá pra ter uma ideia). Ler o guia foi como refazer o passeio lindo que fizemos pela cidade e deu ainda mais vontade de voltar para visitar tudo que ficou de fora. Guia lido, devorado, aprovado, recomendadíssimo – e dá pra comprar aqui.
Programaço!
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Hotéis em Zaragoza, clique aqui.
Outros posts sobre a Espanha, aqui.
Nunca uma visita tão rápida rendeu tanto! Obrigado por espalhar o LOVE por Zaragoza!
Com guias assim, fica fácil a visita render e mais fácil ainda espalhar o love 😀
Hummm, será que eu vou? #tentação
vaaaaaaai, Dani! procura no site da RENFE as ofertas do AVE e vai sim, é linda!
Olá Mari, gostei muito do seu blog! Sucesso nas suas viagens! Belas fotos e ótimas dicas! Não deixe de visitar o meu blog! :))
😉
Eu fui uma vez para Zaragoza, de isso faz muitos e muitos anos … o tempo passa e eu quero voltar a Zaragoza para ver as mudanças que a cidade tem sofrido. Claro que, este post abre o apetite de comida e apetite para conhecer melhor a cidade …
Naturalmente que Tony e Cecilia são a melhor companhia para “tapear” em Zaragoza e descobrir a cidade mais autêntica. Certo, Mari!!!
sem sombra de dúvidas, Carmen querida 😉
Olá. Eu e mais três pessoas da minha família estaremos passando em Saragoza, vindo de Barcelona para Sória, dia 09/jun/2016. A princípio a intenção seria apenas passar na catedral de Pilar. Mas estamos pensando em pernoitar em Saragoza, e dia 10, após o café, seguir viagem.
Que sugestões você daria para conhecer um pouco mais da cidade (pontos mais relevantes) e opções de hospedagem?? Opção de passeio guiado pela cidade, etc…?
Aguardo sugestões e agradeço a atenção.
Oi, Socorro. Minhas sugestões são exatamente as que estão no post acima. Dá pra fazer muito bem tudo isso em apenas um dia. Se quiser ir mais a fundo na cidade, siga as ótimas dicas do espanhatotal.com sobre o destino.
Oi Mari,
vou fazer bate-volta, Barcelona- Zaragoza, quero ir de trem rápido, preciso saber qual estação de trem fica dentro da cidade de Zaragoza, em Barcelona pelo que vi a mais central é Barcelona Sents.
grata
Oi, Lourdes! Zaragoza é fácil de explorar e dá bem pra sair da estação Delicias. Mas, de todos modos, te recomendo visitar a excelente página EspanhaTotal.com para ter informações bem atualizadinhas sobre seus deslocamentos, preços e tudo o que você pode fazer para aproveitar ao máximo o bate-e-volta 🙂