Uma das muitas coisas boas de Salamanca é que basta uma mísera horinha de carro para chegar à fronteira da Espanha com Portugal. Então toda – toda mesmo – vez que eu venho pra cá eu invento uma escapadinha à terrinha querida, claro.
Dessa vez, unimos o útil ao agradável: eu precisava mesmo renovar meu bilhete de identidade. Daí que Almeida foi uma gratíssima surpresa.
Eu ainda não conhecia a cidade, com o centrinho no interior de uma fortaleza toda amuralhada, linda. E dentro, é claro, aquela arquitetura fofa como só Portugal sabe fazer, em ruelinhas estreitas nas quais passar de carro requer mesmo um pouco de talento.
Ali a tradição das Marafonas é levada a sério: as bonequinhas de pano, produzidas por senhorinhas da cidade, são símbolo de fertilidade e sorte. Reza a lenda que os noivos devem coloca-la debaixo da cama na noite de núpcias e, digamos, manter-se em plena atividade durante toda a noite, já que as pobres bonequinhas não têm nem olhos para ver nem ouvidos para ouvir :-)))
Tudo isso com direito a muito queijo, vinhos e mooontes de amoreiras em toda parte, carregadinhas da fruta. E, claro, a autêntica Ginjinha de Almeida 🙂
Bom, já falei pra vocês que AMO cidades medievais, né?
E sabe o que eu adorei? Precisam ver a QUALIDADE do material informativo, lindo, distribuído na ultra simpática caseta de turismo. E isso porque se trata de um vilarejo minúsculo (queria taaaaaaanto ver isso no Brasil…)
O mais bacana? Os arredores da cidade guardam povoados-castelo com séculos de história que valem bem uma visitinha. Mas isso já é assunto pra outro post 😉
JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!
Faça um comentário