Novas regras para eletrônicos em viagem ao exterior

Nokia Lumia 1020Eletrônicos agora têm que estar carregados para poder entrar no avião com destino a alguns países no exterior

 

 

 

Avisei nas redes sociais esta semana, mas acho que vale a pena deixar registrado aqui no blog também: a partir de agora, equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks devem estar carregados para que o passageiro possa embarcar em voos com destino a alguns países do exterior.

A nova regra, exigida em princípio agência de segurança dos transportes (TSA) dos Estados Unidos para voos diretos com partida ou destino em cidades norte-americanas, já passou a ser adotada também como medida de segurança para voos desde e para o Reino Unido e segundo alguns jornais da Europa deve ser em breve adotada também por outros países europeus.

A companhia britânica British Airways, aliás, foi ainda mais longe: enquanto a TSA afirma que os aparelhos eletrônicos que não puderem ser ligados serão confiscados, a BA avisa que os passageiros cujos aparelhos não puderem ser ligados são proibidos de embarcar em seus voos.

Embora o Brasil ainda não tenha confirmado oficialmente que passará a cumprir com tais exigências nos nossos aeroportos, a partir de agora oficiais de aeroporto podem solicitar que o passageiro ligue o seu eletrônico durante os procedimentos de segurança; se ele não puder ser ligado por estar sem bateria, o objeto não poderá ser embarcado. A nova medida de segurança visa evitar que eletrônicos alterados sirvam para o transporte de substâncias potencialmente danosas,  como explosivos, por exemplo. O foco principal são celulares, depois de rumores alertarem que o grupo terrorista Al Qaeda estaria tentando desenvolver explosivos que seriam camuflados em smartphones.

Por isso, mesmo sem a confirmação/adesão oficial ainda de muitos países à nova regra nesta primeira semana da mesma, não vale a pena marcar bobeira se você viaja para o exterior: mantenha todos os seus eletrônicos carregados no aeroporto para garantir que todos eles embarquem normalmente com você quando seu voo for chamado.

Sentar-se próximo a tomadas para mantê-los carregadinhos até a hora de entrar na aeronave e investir em carga extra portátil para celulares nunca pareceram tão boas ideias como agora 😉

Fique de olho.

 

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

4 Comentários

  1. Engraçado, Mari, um amigo meu me comentou isso vagamente pelo Whatsapp e não tinha ficado muito claro – estou no Brasil no momento e completamente alheio ao que se passa a mais de 20 metros de mim. Obrigado por compartilhar essa nova regra e esclarecer minha dúvida.

    Sharing is caring! 🙂

  2. Boa Noite, está regra serve para play 4 também ?? Eu voltei antes dos meus avós e trouxe todos os cabos, jogos e controler e deixei o case pra eles trazerem ? Será que não vai poder trazer ? provavemente sim, né ?

    • Matheus, parece que as novas regras do TSA ainda não estão muito claras e companhias aéreas podem tomar medidas diferentes. A Air France, por exemplo, inclui também os games na lista de gadgets que podem ser inspecionados (“telephones, tablets, laptops, e-books, game consoles, cameras, camcorders”) mas outras companhias não.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*