Manias de viajante. Eu tenho várias, e você?
Eu confesso: sofro de T.O.C. de viajante. Mesmo. E de vários deles. Já tive muito medo de avião e hoje, de tanto voar, tenho só aquele medinho básico, que quase todo mundo tem mesmo. Mas, mesmo voando com tanta frequência, algumas maniazinhas não saem de mim de jeito nenhum.
– arrumo mala sempre nos 45 do segundo tempo. Amo todo o ritual de viajar, exceto fazer (e desfazer! argh) mala. Então faço de última hora. Quando o voo é de manhã, curto mesmo é fazer de madrugada. Com uma taça de vinho, de preferência 🙂
– por mais que eu pense nas árvores, não consigo, não consigo, não consigo não imprimir meu e-ticket. É mais forte que eu.
– não consigo viajar sem bagagem de mão. Também é mais forte que eu. Depois de alguns extravios de bagagem – inclusive uma vez que a mala chegou na minha casa depois de mim – mesmo que eu leve só a bolsa do note, vai uma mudinha de roupa espremida ali dentro.
– saio de casa cedo. Sim, eu sou daquele tipo que chega mesmo com 3 horas de antecedência para os voos internacionais e 1h pros nacionais. Se SP tem previsão de chuva, prefiro pegar o shuttle pra Cumbica uma saída antes. Não me importo de ter tempo sobrando no aeroporto (tenho pavor é de ter que correr nessa hora).
– na verdade, curto muito aeroporto. Já falei disso mesmo pra vcs há um tempinho. Chego cedo, faço check in rapidinho porque cedo as filas costumam ser pequenininhas (e sempre que possível já fiz o web check in antes) e vou atrás de internet (geralmente na sala vip do meu cartão de crédito, mas agora tem free wifi em muitos aeroportos por aí, inclusive GRU). Abro o computer, bato papo com outros viajantes e nem vejo o tempo passar até a chamada do voo.
– sento sempre o mais na frente possível do avião. Sempre. E salvo raríssimas, raríiiiissimas exceções (tipo voar pro Santos Dumont), corredor. Janelinha me dá coisas.
– tento sempre conseguir mais espaço pras pernas mas ODEIO sentar na saída de emergência. Também me dá coisas :/
– entrar em Airbusão ou Boeingzão me dá um certo alívio. Quanto maior o avião, mais tranquila eu fico #aloka 🙂
– checo pelo menos 5 vezes, entre sair de casa e entrar no avião, se meu passaporte e passagem estão mesmo na minha bolsa.
– vou pro portão de embarque somente quando chamam o voo. Nem um segundo antes, nem um depois. Não consigo nem ver aquele povo que faz fila quilométrica no portão quando o voo nem foi chamado (se o seu assento é marcado e o avião não vai sair sem você, taí um treco que nunca consegui entender).
– a bolsa do note ou mala de mão vão sempre no compartimento de bagagem,claro; mas a minha bolsa, com documentos e tal, invariavelmente vai nos meus pés. Mesmo quando os assentos são apertadinhos.
– antes da decolagem, já acomodei travesseirinho e cobertorzinho. E também já tirei e guardei os sapatos e vesti meias para voar. Nunca durmo, mas é bom ter alguma sensação de aconchego naquele aperto.
Bom, confessei pra vocês vários detalhezinhos #aloka que habitam em mim no mundo das viagens. Mas, no fundo, todo viajante tem, sim, seus T.O.C.s, não adianta negar, vá. Se você quiser entrar na dança, conta pra gente aí, na caixinha de comentários, quais são alguns dos seus. É terapêutico :-)))))))
Acho que todo bom viajante tem seus TOCs
Um outro alem dos citados que me acometem é checar se estou devidamente preparado com alguma coisinha para beliscar durante o voo.. Nesses tempos de cada vez mais economia no serviço de bordo ter aquele chocolatinho e uma bolachinha na bagagem de mão é fundamental..,
Ahh eu odeio chegar correndo no embarque
Mari, adorei 🙂
Alguns dos meus:
-checo 50 mil vezes meus documentos, antes, durante e depois…toda hora.
-faço a mala bem antes, gosto de ir fazendo aos poucos, cada dia coloco um pouquinho.
beijão
Oscar, eu não preciso da comidinha à bordo, mas esqueci de mencionar que o chicletinho pra aterrissagem é FUNDAMENTAL :-)))
Oi Mari!
Como aqui em casa tudo quem organiza sou eu achava que era meio neurótica, mas agora estou vendo que sou normal, rsrs. Verifico mil vezes se estou com todos os documentos, vouchers e etc. Aliás antes de tudo faço um rol de todas as providências, inclusive de ordem prática da casa como, deixar dinheiro para pagamentos, para quem fica, o que tenho de comprar antes de viajar (se vou para o exterior rol de medicamentos de emergência que levo, uma farmacinha básica). Arrumo a mala com antecedência pois verifico antes se as roupas estão em ordem e engomo todas as peças antes de guardar na mala. Indo em direção ao aeroporto vou fazendo uma varredura mental para ver se esqueci de algo enquanto é tempo. Já o maridão tem verdadeira neurose em relação ao horário, ficamos sempre de bobeira no aeroporto durante um tempão!
Ihh Mari, tenho exatamente os mesmos TOCs que vc, tudo muito normal! rsrs Bjos
Mári!
Eu tenho esses tocs tbm,alguns iguais aos seus, outros bem diferentes e um dos meus tocs é planejar a viagem com mais de um ano de antecedência (#aloka), por isso, preciso te perguntar uma coisa:
Vou fazer um voo de Milão para o Rio pela Air France. Pego o avião as 10h em Milão e chego em Paris as 12h, mas meu voo para o Rio é só as 23h, então a pergunta é: tenho q despachar as malas pro Rio assim q chegar no aeroporto (as 12h)? ou tenho q recolhê-las e redespachá-las para o Rio só qdo for fazer o check-in de novo as 20h? É q nunca peguei voo com conexão e não sei bem como funciona.
beijos
Karla, esse TOC da maxi antecedência eu também tinha, sabia? Agora é o contrário 😉
Sobre o voo, em geral, quando vc pega voo com conexão, pode despachar a bagagem direto para o aeroporto de destino. Existem exceções, como Santiago do Chile ou São Paulo, nas quais obrigatoriamente vc tem que tirar as malas da esteira e despachar de novo por questões de alfândega. Paris nunca foi assim – então, teoricamente, você vai despachar as suas malas em Milão e recolhê-las somente no Rio. Maaaaassss, se alguma coisa mudar, vc recolhe as malas em Paris e entrega na mesma hora, após passar pela alfândega, num balcão de baggage drop, bem rapidinho, e já fica livre. De qualquer maneira, confirma essa informação na hora do check in lá em Milão só por via das dúvidas. Mas provavelmente vc vai despachar direto e pegar só no Rio, assim dá tempo de sair e curtir um tiquinho de Paris entre um voo e outro 😉
Maravilha! Tomara q possa despachar direto q assim poderei curtir um passeio de barco em Paris e darei uma passadinha na minha amada Notre Dame!
Valeu pela dica!
Qto aos outros tocs, eu sou da antecedência mesmo e, assim como vc, odeio arrumar mala, só q a arrumo com quase uma semana de antecedência pq sempre esqueço algo, assim, vai dando tempo de lembrar ao longo da semana e vou colocando na mala.
beijos
so lendo o seu post que me dei conta de como sou sortuda! eu nunca me preocupo com nada dessas coisas, é sempre o meu marido. ta, a mala (minha e dele) sou eu quem faço. mas passaporte, passagens, assentos, computador, maquina, ect…vixe, nao sei nem onde fica o meu passaporte aqui em casa! é, acho que dei sorte! 😀
Aeeee estou me achando super normal agora! Pra falar a verdade, eu tenho exatamente as mesmas manias que você, exceto não sentar na janelinha. Eu e as janelinhas temos um caso de amor. Me sinto muito sufocada ficando no corredor… vai entender!
Eu não costumo levar nada para ler no avião, pois sinto muita tontura dentro dele 🙁
Também verifico 299 mil vezes todos os tickets e documentos. Fico com medo de esquecer alguma coisa.
E por mais que eu tente fazer a mala com calma, sempre faço naquela correria da madrugada anterior ao voo.
Ah, eu costumo deixar uma cópia de tudo isso mais o meu roteiro com a minha mãe, just in case… e também deixo tudo anotadinho caso ela precise fazer algo por mim nessa minha ausência.
Que post legal Mari rsrsrs…!
Vários iguais: chegar com antecedência, checar mil vezes os documentos(tenho a impressão de que isto não é TOC, é experiência de viajante mesmo!)
Outros diferentes. Arrumar mala pra mim é ritual. Faço lista no papel, abro a mala uma semana antes(!) em algum canto e vou arrumando aos poucos, mando roupa pro conserto, outras mando lavar de novo (aqui em Rib. Preto é tão quente que uma roupa de inverno, mesmo um moleton, muitas vezes fica um ano sem lavar e gosto de levar tudo cheirosinho). Aí fecho a mala um dia antes já 🙂
Beijos!
Nossa, claro que tenho TOCs:
– Chegar MUITO cedo ao aeroporto (concordo contigo);
– Colocar toda a bagagem em cima da cama, organizadinha, antes de guardar na mala;
– Verificar zilhões de vezes se minhas lentes de contato e meus óculos estão na bolsa;
– Verificar os documentos zilhões de vezes;
– Guardar os documentos da minha mulher (não confio na capacidade de organização burocrática dela, hehehe!)
– Olhar o monitor de partidas a cada 5 minutos (ou menos). Mas essa já me salvou de perder um voo na Espanha. O monitor de Barajas anunciava atraso de duas horas. De repente, mudou para embarque imediato. Foi uma correria.
Atire a primeira pedra quem não tem esses TOCS ahahaha…
A parte burocratica de documento fica com o Kiko (eheheh…). Odeio!
Meu paninho de combertor NUNCA me abandona, tenho pavor de pensar que o cobertor do avião irá ficar acima do minha perna… dessa forma, mina mantinha (presente da vó Cida) sempre me acompanha para eu cobri meu colo.
Meu headphone da bose também é meu companheiro inseparável…
Eu gosto de sentar na janela…
Checkin online SEMPRE que possivel.
Nem lembro mais…
abs
Ah, eu tenho mais um toc: imprimir TODAS as reservas e organizar na ordem em que serão usadas. Nessa última viagem, encadernei todas com uma espiral. O atendente da companhia aérea achou o máximo!
Tb imprimo e organizo na ordem q serão usadas!Mas adorei essa ideia de encadernar!!Acho q vou utilizar pra minha viagem à Itália no segundo semestre 😀
eu também arrumo as malas com antecedência, como a Karla, mas é uma pré-arrumação, ficam muitas coisas para o final. Pensei que só eu tivesse essa mania de chegar passaporte e documentos, agora fiquei mais aliviada! Um que ninguém mencionou e eu tenho é ajeitar/checar toda hora meu money belt, além de NUNCA colocá-lo na cintura, fica no quadril, abaixo do cós da calça…
Mari, amei o post e ri muito. hahaha
Mari, adorei!
Meus TOCs:
– Conferir mil vezes a documentação e vouchers e papelada
– Chegar mega cedo nos aeroportos – também odeio correr (irritação certa com o maridón, que adora sair em cima da hora)
– péssimo hábito: começo a fazer a mala uns 3 dias antes. Daí, até a data da viagem, tiro e ponho mil coisas na mala, que praticamente vira outra até a hora de fechá-la…
De viajante e de louco, todo mundo tem um pouco! 😉
– Sempre penso MUITO antes de comprar uma passagem, e já perdi várias barbadas por isso.
– Faço uma lista por escrito da bagagem, de acordo com a quantidade de dias e ocasiões e escolho cores e modelos de maneira que resulte na maior quantidade de combinações possíveis (sério!).
– Imprimo duas cópias do meu e-ticket (uma fica dentro do passaporte na bolsa e uma na mala de mão).
– Checo o meus documentos vinte vezes (tá, já descobri que é clichê…).
– Gosto de chegar com tempo, mas não cedo demais, e me levanto pra entrar na fila do embarque quando já chamaram – acho inútil quem já forma fila antes da hora, mas também quem chega no último segundo e quer acomodar uma mala de mão tamanho jumbo nos compartimentos já lotados…
– Viajo com a bolsa nos pés (precisa ficar fácil pq eu sempre quero pegar ou guardar algo lá).
– Prefiro sentar na parte da frente, mas invariavelmente caio na asa – já acostumei, acho que é destino, rs.
– Adoro a janela, mas em viagens longas prefiro corredor porque já sei que não durmo, então levanto várias vezes pra esticar as pernas (sou figurinha carimbada da turma dos insones que se reúne no fundo da aeronave).
Por enquanto acho que são esses… mas tenho certeza que piora com o passar do tempo!
Ah, mas tem uma coisa que eu faço que tá mais pra sadismo que pra TOC.
Como ultimamente não dá pra contar e nem dá pra adivinhar o que teremos de lanchinho, antes de embarcar eu compro um combo de pães de queijo no BOBs e guardo pra quando o serviço de bordo passar. Daí, enquanto todos estão comendo aquelas barrinhas de cereal sem graça, eu abro o pacotinho e o cheiro do pão de queijo toma conta das poltronas próximas, rsrs. Tudo começou porque não gosto das barrinhas, mas agora eu acho divertido! Tenho salvação?
Gentem, eu sou normal!!!! Também checo zilhões de vezes documentos e cartões de crédito, e chego sempre adiantada no aeroporto (mas que fique bem claro que isso só se refere a aeroportos – em outras situações sou a maria-atrazilda); a mala também fica p/ a última hora, na madruga geralmente.E janelinha só em voos curtos – em voos longos, e sem vista, corredor é sempre mais prático.
Meus TOCs são meio bagunçados como euzinha aqui! =)
– Nunca chego com muita antecedência ao aeroporto, só qdo o Zuco está junto… Ele sempre tem um treco comigo!
– Sempre sento lá atrás e na janela… AMO ficar na janela! A mania de sentar lá atrás, eu peguei do Zuco.
– Anoto tudo: telefones, endereços de hotéis e dicas! Tenho um caderninho que me acompanha desde o planejamento da viagem.
– E assim como o Oscar, sempre levo meus belisquetes para a viagem! Suuper necessário!
– Ah sim… Malas! Sempre deixo para a última hora tb, detesto arrumá-las!
Beijinhos!
Sempre tenho mania de sentar no final do avião, pq é mais seguro:
Os assentos do fundo têm a maior probabilidade de sobrevivência em caso de acidente: 69%. Na frente, é a área mais perigosa, a chance de sobrevivencia é de apenas 49%.
Putz não dá pra negar que tenho. Os dois mais estranhos é nunca reservar hotel, sempre encontrar um no local conferindo ao vivo e a cores o que a internet pode mascarar.
A outra mania é viajar sempre com pouca bagagem. Tres camisetas e uma é a do pijama. Odeio carregar peso viajando.
Confesso peguei estes TOCs depois da minha viagem de volta ao mundo e não perdi mais. Posso ir até Buenos Aires passar um feriado que são sempre as mesmas manias.
Post muito engraçado! Ainda mais com o comentário de todo mundo! Aí que vemos que somos normais!
Tenho mais ou menos os mesmos TOCs que você, não gosto de arrumar mala, é bem rápido e de última hora (engraçado os que fazem disso um ritual!), gosto de sentar na primeira fila, quanto maior o avião, melhor, fazer check in por internet, checar os docs…eu tb imprimo todas as reservas, como a Carmem, ms nunca tinha pensado em encadernar! Gostei!
Acho que o post tá servindo para dar idéias e ficarmos com mais TOCs ainda! 🙂
Bjs
Lógico que o TOC mais chique é o seu, né? 😉
Eu também deixo a mala para última hora, mas isso me angustia num grau!!! TODA vez, sem exceção, juro que é a última vez que deixo as coisas para última hora, mas não adianta… Por mais que tente me programar, quando vejo, já estou em cima da hora de novo!
E a necessaire é o meu maior tormento nos últimos tempos… 20 anos atrás, nem usava necessaire… Ah, como a vida era simples!
Como a bolsa tem uma arrumação à parte, não fico muito estressada com documentos, dinheiro, passaporte, cartões, etc. Por que sempre coloco em um lugarzinho especial.
Adoraria só sentar na primeira fila (vamos pular a parte da executiva, ok?), mas faz séculos que não consigo, pois sempre fica reservada para pessoas com crianças de colo ou necessidades especiais.
Concordo que o corredor seria mais conveniente, mas eu acabo pedindo janela, porque é onde consigo me encostar para tentar dormir. Não tem a mínima chance de eu conseguir dormir nas outras cadeiras, a menos que deite no colo do vizinho :O
O duro de ler estes relatos é que eu tenho uma tremenda tendência para adquirir TOC´s alheios. Nunca tinha me ocorrido ter aflição do cobertor, agora isso não vai me sair da cabeça e a última coisa que preciso é de mais uma tralha para a bagaem de mão!
Ah, adquiri um novo TOC na última viagem longa que fiz. Na ida, no vôo da Swiss, na hora de servir as bebidas, em vez de me entregar o copo com água, a aeromoça entregou uma garrafinha d´água. Depois, quando passou novamente, voltou a encher a garrafinha e assim, passei a noite com água ao meu lado, o que foi ótimo! Me senti muito melhor no vôo. Na volta, vim de TAM e quando pedi água veio só o copinho. Pedi uma garrafinha, mas não tinha. Conclusão: próximos vôos levo uma garrafinha comigo para ser reabastecida durante a noite 🙂
Lenoca, a história da executiva era brincadeira, né? Lóoooogico que todo mundo preferiria sentar na primeira fileira de verdade, essa era a ideia :-))) Mas até que ando dando sorte e conseguindo várias vezes a primeira fila da econômica, que é sempre um tiquinho mais espaçosa. Ah! e sabe que esse lance da garrafinha eu também ando fazendo? Não chega a ser um TOC (não é algo que eu TENHA que fazer rsrsrs) mas também ando achando muito prático.
Hahahahaha, adorei. TOC de viajante é ótimo. Tenho vários tbm…vou começar a listar os meus.
meu Deus vc me descreveu na integra o que faço todas as vezes que tenho que viajar,quando comecei a ler fiquei pensando com ela sabe disso sou igual Parabéns seu blog é show
Sempre que pego um avião, ao entrar nele toco com a minha mão direita na fuzilagem da aeronave e depois me benzo!
Muitas vezes as comissárias estão me olhando para dar boas vindas e vêem essa minha benção e algumas respondem “Amém!”
Esse é meu TOC principal…
Bjs e Boas Viagens!
uia, Carla, esse é um toque supersticioso ;-))))
Tb chego com muuiiita antecedencia no aeroporto, principalmente em Cumbica, pq vc nunca sabe se vai levar 45 minutos ou 3hs pra chegar la. Ja cheguei a chegar la 5hs antes (shame on me 🙂
Em relacao as malas, meu trauma é o oposto do deu. Detesto desfazer a mala, que fica lá por 1 semana, depois de eu tirar toda a roupa suja de dentro dela.
Hahaha. Me identifiquei muito. Também checo váááárias vezes se o passaporte e os documentos estão no lugar e também só vou pro portão de embarque quando chamam o voo. Não consigo entender pq as pessoas se amontoam numa fila no portão quando o voo nem foi chamado ainda. Não entendo. Fora isso, sempre levo chiclete na bolsa e um chocolatinho. Bjs!
O meu é levar remédio para o máximo de enfermidades possíveis! Loucura total!
Adorei. Tenho vários.
Arrumo a mala na madrugada, faço pilhas sobre a cama, dou uma olhada se combinam entre si e pronto. Vapt-Vupt. Única preocupação é verificar se tem um par de meias compressivas devidamente separado – não posso deixar de usá-las e ninguém merece andar procurando para comprar (um vai no corpo, o outro na mala).
Faço check-in com antecedência e sempre imprimo o ticket, sempre. Tenho todos os documentos devidamente organizados numa pastinha, que levo na bagagem de mão. Em voos longos, cadeado na malinha.
Chego cedo ao aero, prefiro ficar por lá do que correr antes do voo.
Sempre sento no corredor, me dá a sensação de liberdade – já pensou ter que acordar o vizinho para ir ao banheiro? Nem pensar.
Jamais durmo, mas também não leio. Então, tenho tempo de sobra para pensar na vida e não preciso carregar peso.
Sou, invariavelmente, das últimas a entrar no avião. Jamais entenderei o que o povo faz por horas naquelas filas intermináveis, jamais. Quando a fila se desfaz eu aponto junto ao balcão.
Ao final do voo, repito. Sou das últimas a sair da aeronave, só dou uma olhadinha se minha bagagem de mão continua por lá, não sei não observá-la.
Logo, toc todos temos, com pequenas variações, não?
Abraços!
Paula, tenho essa coisa com corredor também, liberdade pura. E também fico de olho na bagagem de mão enquanto o povo sai desesperado do avião 😉
Muitas coisas que li aqui parecem ser bem comuns, como a impressão do e-tkt, checagem de documentos, etc. Confesso que também tenho aflição do cobertor. É a mesma sensação de unhas num quadro negro, por exemplo. Porém, uma coisa que não deixo de ter em mãos é o meu próprio fone de ouvido. Às vezes ele está desligado, e acaba servindo também como um protetor auricular.
Além disso, costumo fazer cosplay de mendigo: calça com elásticos, para não ter a necessidade de tirar ou colocar cinto, tênis fácil de tirar e colocar nos raios-x e um gorrinho na bagagem de mão, caso o ar resfrie muito a minha careca… hahahaha. Com aquele cobertor não duvido nada que alguém possa jogar uma moeda pra mim durante o voo.
putz, também tenho mais essa: sempre de preto (novidaaaade 😛 ) e roupa maxi confortável, geralmente legging.
Eu sou cheio de TOCs viajantes, tanto que sempre dá briga em casa nos dias de embarques. Nem vou falar aqui, porque vai ficar maior que o post. =)
Amei o Post e me identifiquei com vários “tocs” abordados. Arrumo a mala uma hora antes de sair de casa, se esquecer algo compro. As minhas preocupações são os remédios, plano de saúde internacional, já precisei usar duas vezes, passaporte e cartões de crédito. Gosto de sentar no corredor e na penúltima fila do avião, e espero todos os passageiros entrar para entrar. Não levava bagagem de mão, sempre despachava tudo mas depois de uma conversa que tivemos passei a levar uma mochila com os carregadores, agora além deles levo uma cueca e uma camiseta. Mari vc é a responsável por isso. rs
hahahahaha!
-checar zilhoes de vezes o passaporte, visto, cartões etc
– levar sempre uma garrafa de água vazia de casa, encho nos bebedouros do aeroporto e vou repondo durante o voo. Passo o voo todo dormindo e bebendo água, pq a boca seca, né gente??
– sempre tranco minha mala de mão e coloco em cima… Detesto ficar com mala nos pés
– seeeeeeempre pego corredor. Detesto ficar presa
– gosto de ser a ultima a entrar, mesmo que a minha fileira seja a 1 a ser chamada
– sempre coloco algo a mais na mala antes de sair… Normalmente é desnecessário… Hahaha
– sempre levo uma tomadinha de pernilongo e uns refis… Mania!
Affff. Sou cheia de manias…
Ah, mais uma
Sempre levo aqueles benjamim ( T de tomada) para caso o hotel não tenha tomadas suficientes para tooooooodos os meus apetrechos tecnológicos….
Marizinha,
Tenho todos os seus TOC’S, meda de não estar com passaporte, já sonhei com isto 😉
Arrumar a mala em cima da hora, levar mala de mão, verificar se conectores estão nela.
Ir para aeroporto com antecedência de 3 horas.
Concordo com você, sala VIP é tudo de bom para esperar com conforto, mas lá fora é difícil conseguir se não estiver na executiva.
Sentar no corredor do avião e que quanto maior melhor 🙂
Enfim, somos combinadinhas \o/
beijos
#tamojunto, Majô! 😛
Que alivio ler isso, ja tava me achando neurotica demais por checar tanto o passaporte. Imprimo as reservas, mas nao o bilhete. Aviso meu irmao sobre ns dos voos, esvazio o moedeiro local pra ter lugar pras novas moedas, sento no corredor sempre, levo garrafa de agua e todo meu kit pra dormir que contem Dramin, mascara, tampao de ouvido e creme pro labio. Só isso, acho que nem tenho TOC.
boa lembrança! garrafinha d´agua sempre (e, ó, vou nem de contar o tanto de coisa que vai no meu “kit de voo” pra não ficar feio 😛 )
Maricota, tudo começa em casa antes de sair para o aeroporto quando arrumo as almofadinhas sobre o sofá várias vezes. Adoro fazer mala, curto mesmo! Aliás, adoro mala e não deixo de parar nas vitrines de loja de malas. Também adoro comprar e ganhar mala ou artigos para viagem. Só viajo de roupa azul marinho/branco e tenho um kit roupa de viagem que não uso no destino, é só para viajar mesmo. #alouca3 Quando a viagem tem mais de 2 horas de voo sempre na fileira do corredor. Pasta catálogo organizada com a seqüência da viagem que vou colocando na última folha conforme for sendo utilizada: passagem, hotel, passeios reservados….e também o seguro saúde internacional. Os agentes na imigração curtem minha Pastinha. Sempre coloco a bolsa/ malademão embaixo da poltrona da frente para colocar os pés em cima e ficar com a perna um pouquinho mais elevada.
Mari,MEGA me identifiquei!!
kkkkkkkk tenho vários desses TOCs!!antecedencia em sair de casa pro aeroporto,checar mil vezes passaporte e papéis(tb imprimo tudo!),arrumar mala na vespera……
Acrescento tb,e sempre falo isso pros meus amigos,q tenho o TOC do planejamento com antecedência.Gosto de planejar férias e feriados com váaaarios meses de antecedência!!
bjs!!