Como ir por um dia de Viena a Bratislava e aproveitar bem o passeio
Foi meu querido amigo Tony Galvez (que junto com sua igualmente querida Cecília toca os excelentes sites PassaporteBCN e EspanhaTotal, entre outros) quem me convenceu a aproveitar esta longa estadia em Viena em maio último para fazer algo que eu não tinha feito na visita anterior à cidade: escapar num bate-e-volta a Bratislava, na vizinha Eslováquia.
A escapada faz mesmo muito sentido: são exatos 60 minutos em trem que separam Viena de Bratislava e a cidade é tem um centro histórico pequenininho, que dá bem para ser explorado em seu básico em uma visita de um dia.
A gente pode fazer o trajeto Viena-Bratislava-Viena em trem, ônibus ou barco (vi um post caprichadíssimo da Carina para o Viajoteca sobre as três modalidades e a Helô Righetto contou a experiência dela indo com ônibus aqui ). Preferi seguir a recomendação do Tony e ir em trem, e recomendo muitíssimo. Para começar, é muito fácil comprar os tickets: dá pra fazê-lo em segundos online ou nas maquininhas espalhadas pela (linda, linda) estação de trens nova de Viena, a Wien Hauptbahnhof (que tem praticamente um shopping center dentro dela, btw). Dá pra comprar nas máquinas mesmo instantes antes do trem sair e o ticket ida e volta, que inclui uso do transporte público ilimitado no dia da chegada em Bratislava, sai por 16 euros por pessoa (comprar ida e volta separados não inclui o passe de transporte local e sai mais caro).
Se você tiver mais um tempinho, recomendo comprar nos guichês da bilheteria da estação. Demora mais, é verdade; levei quase 15 minutos entre entrar no hall das bilheterias e sair com meu ticket. Mas como eu tinha chegado cedo e há trens ligando as duas cidades o dia todo, gostei de comprar ali: a gente recebe, junto com o ticket, um folder com mapa de Bratislava (que quebra um galhão na chegada!) e as principais atrações da cidade listadas e explicadas (uma ideia de promoção turística que achei genial, na vdd; quem compra o bate-e-volta reverso, de Bratislava a Viena, recebe o mesmo material sobre a cidade austríaca).
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Como bem me alertou o Tony, a chegada na estação de trens de Bratislava é quase um choque depois de embarcar na modernosa nova estação de Viena. Mas a gente se vira bem – dá pra pegar o ônibus logo na saída que leva até o centrinho (há várias opções, mas o X13 é o mais frequente e foi o que peguei) ou descer a pé (é descida mesmo) num trajeto de 15 a 20 minutos. Já na cidade antiga (Staré Mesto), é tudo muito fácil de explorar. A área é pequena e acho que o melhor programa é mesmo andar sem rumo, entrando nas ruazinhas, observando os lindos prédios, espiando as lojinhas de souvenirs e cafés. Quem viaja sem mapa pode pegar um gratuitamente no escritório de turismo na pracinha central.
Muita gente gosta de esmiuçar o centro antigo atrás das curiosas estátuas espalhadas por ali e que ficaram quase tão famosas internacionalmente quanto o anãozinho da Amélie Poulain – cheguei a ver turistas pedirem na cara dura para um casal sair de um banco porque colecionavam fotos das estátuas da cidade e queriam tirar uma com a que ficava bem atrás do banco.
Dali, entre belas igrejas, praças, pequenos museus e uma infinidade de lojinhas, a gente acaba passeando às margens do Danúbio e depois rumando para o Castelo, que fica na parte mais alta. Há várias plaquinhas até o alto do morro, então fica bem fácil chegar. Quando fui, infelizmente subi pela manhã e o tempo só abriu à tarde, então não vi muita coisa lá de cima; dizem que em dias bonitos a vista é realmente matadora, Danúbio incluindo. o centrinho antigo é só você seguir as placas pra chegar no Castelo.
Para almoçar – o prato típico local são os noques recheados com queijo de ovelha (Bryndzové halusky, também ótima dica do Tony) – há uma infinidade de restaurantes interessantes para almoçar. Mas gostei mesmo dos cafés da cidade – com uma vibe meio de cidade universitária, achei Bratislava muito mais “cool” do que esperava e encontrei ali uma sequência adorável de cafés para todos os públicos possíveis, dos mais classiquinhos aos mais hipsters. Curti muito, muito mesmo, o ambiente tudo-junto-e-misturado da Urban House, onde tomei uma deliciosa sidra no começo da noite, antes de pegar o trem de volta a Viena.
Bate-e-volta lindo.
Pensando em alugar um carro?
Procurando hotéis para sua próxima viagem?
Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?
Quero ver você repetir a primeira palavra da tarja amarela na placa da estação.
Sem engasgar!
hahahahaha
Que passeíto delícia, Mari! #euquero
Ah, Bratislava…
Fizemos esse mesmo bate-e-volta no inverno… A Áustria é branca!
A Hauptbanhof de Viena ainda estava em reforma e os trens à capital da Eslováquia saíam de uma estação secundária. Depois disso retornamos a Bratislava para ficar uma noite e também curtir seu centro histórico com outras luzes e praticamente deserto, num clima de “livro de suspense” materializado pelas simpáticas estátuas.
Esse choque com a estação de trens da cidade é delicioso e dá para se sentir inserido no país há uns anos atrás – mesmo assim o transporte coletivo é muito eficiente e o site http://imhd.zoznam.sk/ba/public-transport.html permite um bom planejamento.
Vale à pena conhecer Bratislava a partir de Viena ou como parada em uma viagem mais longa!
Como é possível eu nunca ter ido a Bratislava???! Obrigado pelo post, Mari.
Abraço desde Portugal
Ola Mari! Tudo bem?
Amei seu post sobre fazer bate-volta para Bratislava. Me ajudou DEMAIS!
Soh tenho uma duvida, se puder me ajudar eu agradeco.
Eu consigo realmente comprar ticket a qualquer momento na estacao em Vienna?
Pergunto por que nao quero correr o risco de chegar la e nao ter e vai ser uma tentativa frustrada.
Muito obrigada e desculpa a falta de pontuacao, meu computador nao eh configurado para o portugues rs!
Raquel, ao menos foi assim que eu comprei: cheguei na estação, perguntei pelo próximo trem a Bratislava, comprei e embarquei logo depois. Há diversos horários por dia.
Ola Mari…
Vc sabe me informar se ha guarda volumes na estacao de Bratislava?
Abracos,
Tatiana
Oi, Tatiana. Em geral, as estações europeias sempre contam com esse serviço. Mas não posso garantir, porque realmente não vi nem pesquisei este serviço em Bratislava.
Que post ótimo! Tudo bem explicadinho, obrigada e parabéns!