Bistrô sobre rodas

BustronomeUm jantar gourmet servido num ônibus em tour por Paris

 

 

 

 

Na primeira vez que ouvi falar dele, achei meio bizarro, para ser bem franca. A ideia de almoçar ou jantar num ônibus em tour por Paris me fez pensar naqueles horríveis ônibus vermelhos de dois andares e achei que devia ser uma furada. Mas depois três leitores e dois amigos me contaram que tinham experimentado e gostado muito da experiência. Fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi, por fim, testar o Bustronome, que se auto denomina um bistrô francês sobre quatro rodas.

BustronomeBustronome

Embarquei no ônibus numa quinta-feira pouco antes das 19h, para a viagem do jantar. A gente pode escolher diariamente entre almoço ou jantar mas de fato, conforme já tinham mesmo me recomendado, o jantar, apesar de sensivelmente mais caro, realmente nos dá um panorama muito mais bonito da cidade, com a Paris do verão mudando do sol forte para o sol dourado, depois o sol se pondo e a noite escura, com a cidade toda iluminada.Bustronome

Trata-se de um ônibus de dois andares também – mas realmente bem diferente do que eu imaginava. Os passageiros só têm acesso ao andar superior, bem confortável e muito bem climatizado, decorado mesmo como se fosse um bistrozinho francês – não fossem os janelões, a gente nem lembraria que está no alto de um busão; parece mais um mini rooftop. Há opções de mesas para duas, quatro e seis pessoas – e a grande sacada é tentar reservar algumas das mesas das extremidades, para contar com vista frontal e lateral. Na parte inferior, à qual não temos acesso, funciona a cozinha, que finaliza todos os pratos lá mesmo.

Bustronome

O ônibus é ultrasilencioso – só mesmo as conversinhas aqui e ali, e sem excessos, são ouvidas à bordo. Um mapa, fone de ouvidos e uma caneta interativa são distribuídos para quem quiser fazer da refeição realmente um city tour: é só pressionar a caneta sobre o ponto do mapa onde o ônibus se encontra num dado momento para ouvir uma explicação histórica e social sobre o local (não havia português no menu de idiomas, mas inglês, espanhol e diversas outras línguas ao dispor do cliente).

Bustronome

Bustronome

A viagem começa na praça Charles de Gaulle, bem em frente ao Arco do Triunfo. E, por duas horas e meia, percorre as atrações mais icônicas de Paris enquanto serve um menu completinho (com opções de escolha) , bem francês (e bem mais saboroso do que eu esperaria), sempre incluído no preço do passeio – e é possível comprar as bebidas à la carte ou, por um preço fixo extra, ter champagne, vinhos, água e café incluídos durante toda a viagem. E o serviço, inteiramente admistrado por um casal de garçons, é bastante simpático e atencioso.

BustronomeBustronomeBustronomeBustronomeBustronomeBustronome

O timing é bem pensadinho, fazendo uma pausa maior em alguns locais mais emblemáticos e aproveitando para servir cada passo do jantar nos trajetos mais longos. Ópera, Grand Palais, Louvre, Notre Dame, Trocadero, Pont Alexander III etc vão desfilando pelas janelas do ônibus enquanto a gente saboreia a refeição. A gente só chega à Torre Eiffel (atrás do Campo de Marte) quando a noite já escureceu de fato e a refeição está quase terminada. Mais que isso: bem a tempo de ver a torre se iluminar e cintilar na hora cheia – dão cinco minutinhos para quem quiser descer e fotografar também.

Bustronome

Funciona o ano todo. Preços, reservas e informações mais detalhadas aqui.

3 Comentários

  1. oi, Mári!
    Adorei a dica! Mais uma das suas super dicas que entra para a minha listinha. Me diz uma coisa: é possível fazer reserva só para uma pessoa? Vc fica sozinha na mesa ou tem de dividir com outra pessoa que, por ventura, também esteja sozinha? Ou eles só fazem reserva para, no mínimo, duas pessoas?
    beijos e saudades de vc!

    • Oi, Karla! Nos dias com menos procura, eles fazem reserva para um, sim; eu fui sozinha e fiquei sozinha na mesa. Agora não sei se é de lei ficar sozinho; acho que vale enviar um email pra eles pra confirmar 🙂

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*