Um jantar impecável num dos melhores custoXbenefício de Paris
Paris é um grande paraíso de delícias. Acho que a pessoa tem que ser bem equivocada para comer mal na cidade – de padocas, feiras e “pé sujos” étnicos a bistrôs fofos e restaurantes estrelados, Paris tem MUITA opção para se comer bem na cidade com qualquer budget, dos mais apertados aos mais abastados (embora tenha também, sim, uma infinidade de restaurantes pega-turista de péssima qualidade).
Quando começou o movimento da bistronomie na capital francesa, um nome começou a ganhar força, entre tantos outros: Ze Kitchen Galerie. Mas a verdade é que, ao contrário de outros endereços, o tempo só fez o Ze Kitchen ficar ainda melhor – não é uma pechincha, mas eu continuo achando uma das melhores relações custoXbenefício da cidade.
O restaurante do brilhante e super low profile William Ledeuil tem uma merecidíssima estrela Michelin e serve pratos surpreendentes em equilíbrio perfeito entre a tradição francesa e a cozinha asiática. O endereço no 6eme, pertinho do Sena, é super discreto, elegante, sem frescura nem rococós (só falta mesmo uma playlist ali). A pequena e organizadíssima cozinha fica aberta para o pequeno salão e a gente pode acompanhar os movimentos da turma lá dentro enquanto faz a refeição – e eles são silenciosos e sem stress, por sinal. A equipe é super (mesmo!) jovem e descontraída em geral, mas ainda assim mantém um serviço impecável o tempo todo, em todos os espaços.
Os pratos, delicados e sempre coloridíssimos, parecem casar em perfeita harmonia com a louça discretíssima, muitas vezes de cor preta, e com a decoração quase minimalista do restaurante. Os pratos são em geral preparados em woks e grelhas, numa vibe bem “comida saudável”, meticulosamente desenhados – mas com sabores intensos e memoráveis, que mais parecem uma viagem entre continentes. Morri pela flor de abobrinha e pelos langostinos, mas confesso que foi mesmo difícil escolher meus pratos preferidos dentre tantos passos incríveis no jantar. Na saída, ainda dei de cara com o próprio William ao lado do caixa, gentil, zero afetações e discreto como só ele. Ah, se todo chef fosse assim!
No almoço, tem formulas combinadas desde 39,80 e à noite funciona tanto à la carte como em menus degustação de seis ou oito passos, que custam respectivamente 85 e 98 euros – lembrando que o restaurante só abre de segunda a sexta e fazer reserva para o jantar é mandatório, já que o espaço é pequeno. Recomendo muito.
(em tempo: William Ledeuil tem outro restaurante ali pertinho, na mesma rua, o kgb)
Faça um comentário