Dicas redondinhas sobre como se preparar para a viagem à Espanha na pandemia
IMPORTANTE: Esse texto foi escrito em outubro de 2021. Confira também com seu agente de viagens e/ou no site da Embaixada da Espanha se houve alguma mudança ocorrida nos protocolos do país quando estiver próximo à data da sua viagem.
.
.
Na última semana, tenho contado todos os dias um pouquinho da minha viagem pela Espanha (para visitar minha irmã que vive aqui há muitos anos) no meu instagram @maricampos. Mas vejo, pelas mensagens nas DMs, que muita gente anda confundindo os requisitos para entrada e permanência no país nessa fase da reabertura.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Então vou fazer um recap rapidinho aqui, do que está em vigor agora, em outubro de 2021, para se alguém por acaso quiser salvar esse post ou enviar para um amigo que esteja planejando vir.
.
.
Como se preparar para a viagem à Espanha na pandemia
➡️ Só é necessário apresentar, no aeroporto de embarque no Brasil e no desembarque na Espanha, seu certificado de vacinação completa (gerado em inglês ou espanhol no próprio aplicativo do ConectSUS) e a autorização em QR code emitida após preenchimento eletrônico do formulário do ministério da saúde espanhol (tem também um app do SpTH). É permitido apresentar digitalmente, no celular; mas recomendável, por segurança, levar consigo também uma cópia impressa.
➡️ Não é preciso fazer teste nenhum, nem PCR, nem de antígeno, para viajar do Brasil para a Espanha. Os requisitos oficiais de entrada para brasileiros que chegam ao país a partir do Brasil são unicamente comprovar estar 100% vacinado e com o QR code gerado pelo SpTH. MAS é importante saber que, nos aeroportos espanhóis, o turista estrangeiro pode ser encaminhado pela autoridade sanitária para fazer um teste rápido e gratuito ali mesmo, na hora H (vale saber que a maioria dos brasileiros tem sido encaminhado para o teste no desembarque dos voos diretos).
➡️ Não se esqueça de levar também todos os documentos que você sempre precisou apresentar para entrar ao país, como passagem de volta, comprovante de hospedagem/ reservas etc. A imigração sempre pode pedi-los para liberar ou não a entrada, independentemente da pandemia.
LEIA TAMBÉM: COMO PREENCHER A DSV-DECLARAÇÃO DE SAÚDE DO VIAJANTE PARA VOLTAR AO BRASIL
.
.
➡️ Obviamente, se você entrar na Espanha via outro país da UE tem que seguir também as regras de entrada do país da sua conexão – o que pode envolver obrigatoriedade de testes de antígeno ou PCR e preenchimento de outros formulários. Informe-se corretamente sobre elas com seu agente de viagem, no site da companhia aérea e/ou nas páginas de consulado e embaixada dos países envolvidos – e certifique-se de que tenha todos os documentos necessários em mãos antes de sair de casa.
➡️ Tenha um bom seguro viagem (obrigatório para entrada na UE) com cobertura para casos de Covid-19, de preferência com validade superior à duração da sua viagem (para garantir que esteja coberto em caso de – toc, toc, toc – contaminação). A recomendação dos agentes de viagem é que o seguro tenha validade de 14 dias ALÉM da sua data de regresso para o Brasil, já que seguros não podem ser estendidos durante a viagem. Saiba qual tipo de seguro comprar para a sua viagem aqui.
➡️ TODO mundo tem que fazer teste para voltar ao Brasil, independentemente do país visitado – não seria diferente no caso da Espanha. O teste pode ser PCR ou também de antígeno, a partir agora de outubro. É importante já se informar ANTES da viagem onde você pode fazê-lo – é preciso que seja feito em laboratórios reconhecidos pela autoridade sanitária do país (obviamente testes de farmácia não são válidos). Há diversos laboratórios autorizados espalhados por toda a Espanha. Em Madri, dá pra fazer inclusive no próprio aeroporto de Barajas, com agendamento e pagamento prévio pelo site, com preços mais acessíveis que na maioria dos laboratórios (o de antígeno, por exemplo, vale 25 euros, e o resultado é prometido em 20 minutos). Detalhes no link abaixo.
LEIA TAMBÉM: COMO E ONDE FAZER EM MADRI O TESTE DE COVID OBRIGATÓRIO PARA VOLTAR AO BRASIL
.
.
➡️ Procure a ajuda de um bom agente ou consultor de viagem na hora de organizar sua viagem, se puder. A expertise e a assistência desse profissional antes, durante e depois das suas férias são mais do que nunca importantíssimas – ainda mais nesta fase de abre-e-fecha, mudanças repentinas de regras etc.
➡️ E, claro, lembre-se de manter o distanciamento social e o uso correto da máscara o tempo todo. Ser um turista consciente e responsável é fundamental para que saiamos todos dessa o mais rápido possível ?
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
Confira sempre as informações mais atualizadas sobre turismo na Espanha, incluindo roteiros, detalhes de atrações e itinerários no ótimo site Espanha Total, dos queridos Cecília e Tony.
LEIA TAMBÉM: Os melhores rooftops e os bares e restaurantes da vez em Madri.
LEIA MAIS sobre minhas viagens à Espanha aqui.
.
.
Mari querida, vc está em Madrid? Faz serviço de guia?
Estou indo dia 01/02 e a agência me pediu para fazer o teste na ida tb e para preencher o formulário na ida só no aeroporto, vc está de acordo? Desde já, obrigada! Amo suas dicas!
Oi, Margareth. Se você ama minhas dicas, seja aqui ou nas redes sociais, sabe muito bem que não estou em Madri e muito menos faço “serviço de guia” 🙂 A que formulário você se refere? Se for o de entrada na Espanha, tem que preencher com 48h de antecedência. O de volta ao Brasil, 24h antes. Sobre o teste, não é obrigatório para entrada na Espanha, exatamente como está na página da Embaixada Espanhola. Se você não voar direto do Brasil para a Espanha, tem que seguir as regras do país para o qual voa primeiro também.