Dicas sobre como se proteger em voos longos na pandemia
Com a aplicação da segunda dose finalmente avançando no Brasil e a cada semana mais fronteiras internacionais reabrindo para brasileiros, algumas pessoas estão decidindo romper o jejum de voos dos últimos dezoito meses diretamente com voos mais longos, viajando para outros continentes. Mas como se proteger em voos longos na pandemia?
ACOMPANHE AS DICAS DA @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Conversei na semana passada com sempre ótimo Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont (EUA) e membro do Observatório COVID-19BR, sobre o tema. E neste post aqui vai o resumo dos pontos mais importantes destacados por Vitor durante seu depoimento.
.
.
Como se proteger em voos longos durante a pandemia?
Importante considerar que:
- aeroportos e aviões concentram muita gente num espaço fechado, compartilhando o mesmo ar; é fundamental usar máscaras de boa qualidade (principalmente tipo pff2) bem ajustadas, o tempo todo.
- durante o voos, os sistemas de filtragem dos aviões são eficientes, filtrando o ar em intervalos de 3 minutos. Ainda assim, como são muitas pessoas no mesmo local, e com muita proximidade, é importante retirar a máscara o mínimo possível – e pelo menor tempo necessário.
- o ideal é ficar o tempo todo no aeroporto de máscara. Se for comer alguma coisa, procure fazê-lo numa parte externa, ao ar livre. Se não houver essa possibilidade, escolher um local bem afastado e só então retirar a máscara para comer rapidamente.
- para voos mais curtos, a recomendação é comer antes, vestir a máscara ao sair de casa e só retira-la ao chegar ao seu destino final
- em voos longos para outros continentes, é mesmo muito difícil passar esse tempo todo sem comer. Como há risco grande se uma pessoa próxima estiver infectada, o ideal é tentar comer o mais rapidamente possível e já colocar a máscara logo em seguida.
- ao beber água, abaixe a máscara bem rapidamente, beba e coloque-a de volta no local correto, bem ajustada.
- e evite ficar batendo papo, seja no avião ou no aeroporto, mesmo de máscara. Quanto mais a gente fala, mais partículas a gente emite e maior o risco de transmitir ou contrair o vírus.
As dicas, explicações completas e ressalvas do Vitor estão no meu texto dessa semana para o Estadão, que você pode ler clicando aqui.
Vitor é também muito ativo no Twitter, através do perfil @vitormori, e desde o começo da pandemia tem dando dicas excelentes sobre uso correto de máscaras, importância da ventilação nos ambientes e demais mecanismos para zelar pela nossa segurança nestes tempos. Recomendo muito seguir 🙂
ACOMPANHE AS DICAS DA @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
Faça um comentário