Finanças de viagem: como se organizar? Dicas para um planejamento financeiro eficiente do seu dinheiro para viajar
Como você lida com dinheiro em viagem? Acredito que finanças de viagem são algo extremamente pessoal e é raro a receita de uma outra pessoa funcionar também pra gente. Nunca concordei com essas matérias tipo “quanto custa viajar para tal lugar?”, porque as pessoas têm estilos e preferências diferentes, e é impossível enfiar todo mundo na mesma caçamba de gastos.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
? Vi muitas vezes no pré-pandemia muita gente reclamar que viajava menos do que poderia/gostaria porque acabava sempre perdendo o controle das despesas nas viagens. E é esse o mote deste post: trocar figurinhas sobre organização financeira nas viagens pra gente viajar melhor quando essa loucura toda passar.
.
Tenha um teto de gastos
? Uma coisa que sempre funcionou pra mim é estabelecer um teto de gastos para uma viagem. Não diário, mas para a viagem toda mesmo. “Tenho X dinheiros para essa viagem”.
.
Dilua gastos no tempo
? Acho que também funciona diluir os gastos no tempo quando possível- tipo parcelar a passagem e pagar antes de embarcar as despesas que der (hoteis, tours, ingressos etc). Assim o período da viagem em si fica com bem menos gastos concentrados naquele mês.
.
Cartão pré-pago como back up
? Também não “compro dinheiro” quando a viagem é internacional. Sei que muita gente prefere ir comprando aos poucos como forma de “poupar” para a viagem, mas não vejo sentido em me arriscar viajando por aí cheia de dinheiro que pode ser roubado. Única exceção se a pessoa fizer isso em um desses cartões pré-pagos, que daí, sim, podem ser facilmente bloqueados e repostos em caso de perda ou roubo.
.
Saque direto da sua conta
? Até tenho um desses cartões como plano back-up emergencial para as viagens internacionais, mas o que mais movimento é a reservinha extra que faço em reais mesmo na minha conta corrente. Mesmo em euros, dólares e outras moedas. Vou sacando em caixas eletrônicos no destino, em moeda local, com meu cartão de débito normal do banco, direto da conta, durante a viagem, zero stress. Lembrete: você tem que obviamente liberar o seu cartão do banco para saques internacionais (no app ou com seu gerente) antes de embarcar para o exterior.
.
Gastos no cartão de crédito viram milhas
? Também sempre procurei concentrar boa parte das despesas no cartão de crédito sempre que possível para juntar milhas e pontos. Mesmo com IOF, a diferença de cotação utilizada pelo cartão para a compra de moeda em espécie (cash), somada ainda ao benefício de gerar pontos/milhas, faz o uso do cartão continuar compensando – sem contar a baita segurança em caso de perda ou roubo.
Hoje com o fechamento da fatura sendo feito sempre ao câmbio do dia da compra fica mais tranquilo ainda. Assim, os gastos de viagem podem virar passagens aéreas para outras viagens. Mas ressalva: essa diga não vale para pessoas que não sabem controlar os seus gastos no cartão, obviamente 🙂
.
.
E vc, como costuma lidar com dinheiro nas suas viagens? Se puder, compartilha aqui a técnica que funciona pra você – de repente, pode ajudar mais gente também ?
.
ACOMPANHE A @MARICAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM!
.
.
.
Faça um comentário